Your browser does not support JavaScript! 0 1 2 3
Loading...

Programas de extensão e cultura incentivam a leitura e a formação de novos públicos

Iniciativas envolvem ações de integração entre a Universidade e a comunidade regional

Diretoria de Comunicação Social — 24 de Abril de 2025 — Atualizado em 24/04/2025

Programas de extensão e cultura incentivam a leitura e a formação de novos públicos

Estudantes das escolas da rede básica de ensino participam de ações de formação de novos leitores


O dia 23 de abril é dedicado ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A Universidade Federal da Fronteira Sul, em suas ações de extensão e cultura, implementa alguns programas e projetos com intenção de incrementar e incentivar a prática da leitura literária, a formação de leitores e o surgimento de novos autores. Duas dessas iniciativas estão em andamento no Campus Cerro Largo.

Um deles é o programa de extensão Clube de Literatura, dedicado a articular ações de extensão com projetos de pesquisa e de ensino voltados para a promoção e a circulação da leitura literária, de saberes sobre a literatura e de práticas de mediação de leitura. Os objetivos do programa convergem para a prática extensionista na área dos estudos literários, valorizando a colaboração e o diálogo entre a comunidade acadêmica, agentes culturais e espaços de promoção cultural. 

Desde 2022, o programa tem a proposta de realizar cursos de formação continuada para professores com a temática “Desafios e perspectivas para o ensino de Literatura”, e iniciativas na Educação Básica, com a realização de oficinas voltadas a escolas públicas, denominadas “Práticas de Leitura”. Essas ações dão continuidade a outras anteriores, resultantes da colaboração contínua entre os professores de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na UFFS - Campus Cerro Largo, Pablo Lemos Berned e Demétrio Alves Paz. 

Desde 2013, os professores vêm ofertando cursos, eventos e grupos de estudos para estudantes de graduação e professores da Educação Básica sobre ensino de literatura, com foco na prática de leitura de poesia e na leitura de contos em sala de aula. Nesses momentos de encontro e colaboração, no formato presencial ou online, são oportunizados formações e ampliações de repertórios de leitura dedicados à literatura escrita por mulheres e à diversidade étnico-racial, priorizando textos de autores africanos de língua portuguesa, escritores brasileiros negros e escritores indígenas. 

Atualmente, o programa de extensão Clube de Literatura tem dedicado esforços para o mapeamento da produção literária da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em parceria formal com a Biblioteca Pública Municipal de Cerro Largo e escolas da região, os envolvidos no programa realizam um processo de levantamento de obras literárias e autores nascidos e/ou residentes nos municípios próximos de Cerro Largo. As ações envolvem buscas em bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e acervos privados. As informações e volumes alimentam um banco de dados que deve, em breve, estar disponível em um site. Em paralelo, também ocorrem entrevistas com escritores locais. 

O objetivo dessas iniciativas, conforme o coordenador do programa, Pablo Lemos Berned, “é disponibilizar materiais e circular saberes sobre a literatura regional, a fim de fomentar o interesse sobre a literatura como patrimônio cultural, seja na academia, com o desenvolvimento de pesquisas, seja na sociedade, com o reconhecimento e a valorização das expressões literárias identificadas com a região”. 

O programa de extensão Clube de Literatura tem na coordenação o professor Pablo Lemos Berned e na vice coordenação o professor Demétrio Alves Paz. Como colaborador o técnico administrativo Lucas Rodrigues Piovesan e como bolsista a estudante do Curso de Letras Vanessa Scheunemann Antunes.



Programa Coisas de Livros


Outro programa em andamento no Campus Cerro é o de cultura Coisas de Livros, com a proposta de integrar atividades entre Universidade e comunidade regional no âmbito artístico. São ações voltadas para a formação de público e circulação de bens culturais junto à comunidade. A principal iniciativa é o Projeto Experimental de Teatro Universitário, o qual resultou, em 2024, na montagem da peça “Melancia e Coco Verde”, adaptação do conto homônimo de João Simões Lopes Neto, e no curta-metragem de ficção “Hiena”, adaptação do conto “Devaneios do General”, de Érico Veríssimo. 

Participam do programa estudantes de diferentes cursos de graduação do Campus Cerro Largo, os quais aprofundaram-se no estudo do texto literário, ao mesmo tempo em que puderam explorar a sua expressividade corporal. A peça foi apresentada na etapa local do Festival de Cultura da UFFS, e o curta-metragem foi premiado no festival Pindorama. Para o ano de 2025, são previstas atividades voltadas para a divulgação do curta-metragem para estudantes da Educação Básica e a realização de oficinas de leitura de textos dramáticos. 

O programa de cultura Coisas de Livros tem o professor Pablo Lemos Berned na coordenação, com a colaboração do técnico administrativo Juliani Borchardt da Silva e da bolsista Mariani Reisdorfer Silva, estudante do Curso de Letras. 

Estudantes dos cursos de graduação do Campus Cerro Largo participam de peças de teatro adaptadas de textos literários  

De acordo com Pablo Berned, “os dois programas, de extensão e de cultura, vinculam-se às iniciativas do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Letras (NIEL) e da Cátedra UNESCO UniTwin: A Cidade que Educa e Transforma. Trata-se de uma estrutura institucional propícia para concatenar, promover e fortalecer as atividades ligadas à Área de Conhecimento (CNPq) Linguística, Letras e Artes, por sua vez vinculadas aos Estudos Literários e ao curso de Letras”.

“Busca-se, portanto, envolver os alunos desde a graduação em práticas que os permitam atuar como divulgadores de saberes na área dos estudos literários, contribuindo para a interdisciplinaridade e indissociabilidade entre Extensão, Ensino e Pesquisa ao fomentar a produção e a circulação de conhecimento entre a universidade e a comunidade”, avalia Berned. 

Relacionadas

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84