O dia 23 de abril é dedicado ao Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor. A Universidade Federal da Fronteira Sul, em suas ações de extensão e cultura, implementa alguns programas e projetos com intenção de incrementar e incentivar a prática da leitura literária, a formação de leitores e o surgimento de novos autores. Duas dessas iniciativas estão em andamento no Campus Cerro Largo.
Um deles é o programa de extensão Clube de Literatura, dedicado a articular ações de extensão com projetos de pesquisa e de ensino voltados para a promoção e a circulação da leitura literária, de saberes sobre a literatura e de práticas de mediação de leitura. Os objetivos do programa convergem para a prática extensionista na área dos estudos literários, valorizando a colaboração e o diálogo entre a comunidade acadêmica, agentes culturais e espaços de promoção cultural.
Desde 2022, o programa tem a proposta de realizar cursos de formação continuada para professores com a temática “Desafios e perspectivas para o ensino de Literatura”, e iniciativas na Educação Básica, com a realização de oficinas voltadas a escolas públicas, denominadas “Práticas de Leitura”. Essas ações dão continuidade a outras anteriores, resultantes da colaboração contínua entre os professores de Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa na UFFS - Campus Cerro Largo, Pablo Lemos Berned e Demétrio Alves Paz.
Desde 2013, os professores vêm ofertando cursos, eventos e grupos de estudos para estudantes de graduação e professores da Educação Básica sobre ensino de literatura, com foco na prática de leitura de poesia e na leitura de contos em sala de aula. Nesses momentos de encontro e colaboração, no formato presencial ou online, são oportunizados formações e ampliações de repertórios de leitura dedicados à literatura escrita por mulheres e à diversidade étnico-racial, priorizando textos de autores africanos de língua portuguesa, escritores brasileiros negros e escritores indígenas.
Atualmente, o programa de extensão Clube de Literatura tem dedicado esforços para o mapeamento da produção literária da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Em parceria formal com a Biblioteca Pública Municipal de Cerro Largo e escolas da região, os envolvidos no programa realizam um processo de levantamento de obras literárias e autores nascidos e/ou residentes nos municípios próximos de Cerro Largo. As ações envolvem buscas em bibliotecas escolares, bibliotecas públicas e acervos privados. As informações e volumes alimentam um banco de dados que deve, em breve, estar disponível em um site. Em paralelo, também ocorrem entrevistas com escritores locais.
O objetivo dessas iniciativas, conforme o coordenador do programa, Pablo Lemos Berned, “é disponibilizar materiais e circular saberes sobre a literatura regional, a fim de fomentar o interesse sobre a literatura como patrimônio cultural, seja na academia, com o desenvolvimento de pesquisas, seja na sociedade, com o reconhecimento e a valorização das expressões literárias identificadas com a região”.
O programa de extensão Clube de Literatura tem na coordenação o professor Pablo Lemos Berned e na vice coordenação o professor Demétrio Alves Paz. Como colaborador o técnico administrativo Lucas Rodrigues Piovesan e como bolsista a estudante do Curso de Letras Vanessa Scheunemann Antunes.