Orientações e Formulários
Nesta página estão disponíveis orientações acerca dos fluxos de pesquisa,
sistema Prisma, perguntas frequentes, negativas de encargos, formulários e
informações sobre certificados e declarações.
1) Perguntas Frequentes (Prestação de contas de repasse de recursos ao pesquisador)
Consulte a Resolução que regulamenta o repasse, utilização e prestação de
contas dos recursos financeiros concedidos através de editais de pesquisa da
Universidade Federal da Fronteira Sul, por meio da assinatura do termo de
outorga de auxílio financeiro aos pesquisadores da UFFS em
NORMAS E REGULAMENTO
2) Fluxos
2.1 Manuais:
Portal de serviços da UFFS:
3) Prorrogação para projetos de pesquisa afetados pela Pandemia
Verifique em
NORMAS E REGULAMENTO
4) Sistema Prisma
O sistema Prisma é o sistema de gestão da pesquisa da UFFS. Os
pesquisadores podem seguir as orientações disponíveis nos fluxos MP40
(antigo MP0119) e MP41 (antigo MP0120) para submissão de projetos
“guarda-chuvas” e subprojetos. O coordenador pode acompanhar e realizar as alterações necessárias em seu
projeto, como inserir anexos e gerenciar participantes (voluntários,
bolsista, coordenador ou colaborador).
4.1 Inclusão de participante
4.2 Substituição de participante
-
Solicitar o encerramento da participação do bolsista ou voluntário de IC,
anexar à solicitação o relatório de atividades do período, e em seguida
adicionar o participante substituto de acordo com indicado nos itens
acima.
-
IMPORTANTE: Atentar-se à carga horária, conforme Instrução Normativa nº
30/PROPEPG/UFFS/2021.
-
As solicitações referentes aos itens acima serão
encaminhadas automaticamente para a fila de trabalho
da CAPPG do campus, a qual fará o deferimento ou indeferimento do
pedido.
4.3 Inserir anexos
-
Também é possível inserir anexos que não são relacionados a inclusão
ou encerramento de "participações", como: relatórios de atividades,
resultados finais, comprovantes de comitês e comissões.
-
a)para inseri-los, o coordenador acessará a aba "Projeto" > "Meus
Projetos" onde, para as propostas deferidas, estará disponível a opção
"gerenciar participantes" na aba "Anexo", clicar no sinal "+" e no botão
"+ Adicionar".
-
b)após inserir os anexos, encaminhar um e-mail simples à CAPPG informando
que documentos foram anexados, pois esta ação no sistema, por
enquanto, não encaminha o projeto para a fila de trabalho da CAPPG.
5) Emissão da certidão negativa de encargos pela Diretoria de
Pesquisa
-
Será emitida somente quando constar como "Cancelado"; "Arquivado"; "Finalizado"; "Suspenso" a situação do projeto de pesquisa no Sistema PRISMA e não
somente a situação do participante no projeto.
-
Quando se tratar de substituição do coordenador do projeto de
pesquisa, somente após a efetiva troca da coordenação, constar no Sistema
PRISMA.
6) Formulários
6.1 Editais 2025:
6.1.1 EDITAL Nº 447/GR/UFFS/2025:
Atentar para que a assinatura do Orientador quanto do Bolsista devem ser no mesmo formato. A utilização da assinatura eletrônica do Gov.br para assinatura é válida. No entanto, se o assinante tiver outro tipo de assinatura digital, também será aceito, de modo que possa validar no site: https://validar.iti.gov.br/, com fulcro na Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020.
Para Bolsistas do CNPq:
Cronograma de Atividades
Para bolsistas FAPERGS:
Para bolsistas Fundação Araucária:
Anexar o Plano de Trabalho em formato PDF e a Declaração do bolsista, devidamente assinado pelo bolsista e orientador, conforme a modalidade da bolsa. Formulários disponíveis nos links abaixo:
a) PIBIC/PIBIT
b) PIBIS
Anexar o Quadro Sinótico de Bolsas, em formato editável, conforme a modalidade da bolsa. Quadros Sinóticos disponíveis nos links abaixo:
a) PIBIC/PIBIT
b) PIBIS
Para bolsistas e voluntários UFFS:
Termo de Compromisso do Bolsista