Sobre o Curso:
O "Aperfeiçoamento Escola da Terra" - segunda edição é uma ação de formação continuada do MEC, em parceria com a UFFS e a SEED-PR. Destina-se especialmente à formação continuada de educadores/as de escolas públicas do campo e das chamadas escolas multisseriadas situadas em comunidades quilombolas, indígenas e do campo. Essa ação propõe como principal estratégia a utilização de recursos pedagógicos que estimulem a construção do conhecimento do estudante e a valorização de seu contexto sociocultural.
Serão ofertados 100 vagas em regime de alternância, distribuídas em duas turmas, com duração de 180 horas sendo 100 horas no tempo Universidade com 5 etapas presenciais e 80 horas no tempo comunidade, nas escolas de origens dos cursistas. A Turma 1 – Escola Multianos/ multisséries, com aulas na ASSESOAR e Turma 2 – Escola Multi-idades e Por Ciclos, com aulas no CEAGRO.
Objetivo Geral
Promover a melhoria das condições da aprendizagem e da permanência dos educandos do campo em diferentes comunidades rurais, por meio do apoio à formação de professores e do fortalecimento da escola como espaço de vivência social e cultural.
Objetivos Específicos
- Formar educadores, técnicos e gestores para qualificar a atuação nas escolas, contribuindo na formulação teórica e prática a partir da realidade concreta que estão inseridos;
- Possibilitar estudos da organização pedagógica das escolas multisseriadas, multianos e ciclos de formação humana a partir da perspectiva e dos fundamentos da Educação do Campo;
- Construir materiais didáticos a partir dos grupos de formação, para uso nas escolas atendidas;
- Debater processos político-pedagógicos e seus desdobramentos a partir da interdisciplinaridade, área de conhecimento, multissérie e ciclos de formação humana;
- Articular espaços de formação em Educação do Campo nas redes estaduais e municipais de ensino no Paraná;
Proporcionar momentos de interação entre a comunidade acadêmica e a comunidade regional reavivando o papel da UFFS, atendendo aos princípios de uma universidade pública popular.