Apresentação
Este livro conta com a participação de quatorze autores(as) brasileiros(as) e portugueses(as) que investigam as articulações entre o ensino de Química e Literatura. Organiza-se em três seções. A primeira – Química e Literatura: princípios teóricos e metodológicos – contempla trabalhos que abordam conhecimentos teóricos sobre as relações entre ensino de Química e Literatura e/ou percursos metodológicos que balizem a análise de textos literários à luz da Ciência. A segunda – Literatura e Química: contributos para o ensino de Química – constitui-se de estudos a respeito da potencialidade de obras literárias para articulação com o ensino de Química e da análise de experiências educativas nessa perspectiva, na educação formal e não formal. A terceira – Literatura e Química: contributos à formação de professores de Química – contempla trabalhos que tratam da articulação entre ensino de Química e Literatura no âmbito da formação de professores, como análise de experiências educativas com obras literárias nesse âmbito.
Trata-se do quinto volume da Coleção Ensino de Ciências, coordenada pelos pesquisadores Roque Ismael da Costa Güllich, Rosangela Inês Matos Uhmann e Rosemar Ayres dos Santos, docentes da UFFS – Campus Cerro Largo.
Organizadores
Marcelo Pimentel da Silveira
Doutor e mestre em Ensino de Ciências – Modalidade Química pela Universidade de São Paulo (USP), Programa Interunidades em Ensino de Ciências. Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá (UEM) e do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM).
Fábio Peres Gonçalves
Doutor e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente do Departamento de Química e do PPGECT da UFSC, Florianópolis, SC – BR. Licenciado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).