O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, na sexta-feira, 11 de abril, o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) 2023, que avaliou o desempenho acadêmico dos alunos concluintes dos cursos superiores de graduação das seguintes áreas: Ciências Agrárias, Ciências da Saúde, Engenharias, Arquitetura e tecnologias nas áreas de Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia, Recursos Naturais, Militar e Segurança. Os estudantes do curso de Medicina do Campus Passo Fundo obtiveram pontuação média de 4,644493228 (o que corresponde ao conceito 5 - máximo na escala do INEP), a maior pontuação do Estado (RS) e a quinta maior do país. Considerando o universo das instituições públicas, o Campus Passo Fundo da UFFS ocupa a quarta posição nacional; e, considerando o universo das instituições federais, a segunda posição. Os dados estão na página do Inep: link para a página do Inep.
A direção do Campus cumprimenta, enaltece e agradece, antes de tudo, aos estudantes (especialmente, os da Turma VIII, que realizaram o exame) e aos mestres (professores, orientadores e preceptores) pela dedicação, ousadia e persistência demonstrada nessa sublime labuta de estudar, ensinar e apreender. Igual reconhecimento é estendido a todos aqueles que proporcionam e administram os meios para que as atividades finalísticas se desenvolvam conforme o planejado: servidores da UFFS (quadro efetivo e trabalhadores terceirizados), gestores e trabalhadores dos hospitais, dos ambulatórios, dos laboratórios, dos sistemas municipais de saúde e de todos os demais cenários de prática onde grande parte da formação médica acontece.
O desempenho dos estudantes é, sem dúvida, o principal indicador da robustez do projeto pedagógico: da armadura dos componentes formativos propostos, da relação professor-aluno, da qualidade das aulas ministradas e das demais tarefas acadêmicas. É também a expressão das condições materiais disponibilizadas e, sobretudo, dos cenários das práticas nos quais os conhecimentos teóricos são testados e transformados em soluções reais para os problemas da saúde humana.
Finalmente, é preciso registrar que o excelente desempenho dos estudantes do curso de Medicina do Campus Passo Fundo da UFFS rende homenagem à política nacional de cotas (Lei n° 12.711/2012), pois, na UFFS, aproximadamente, 85% dos estudantes ingressam por esse sistema.