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Matriz Curricular

Grade/Matriz Curricular:

Para a obtenção do título de mestre em Desenvolvimento e Políticas Públicas o estudante deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, obtidos conforme a seguir:

I - 12 (doze) créditos em componente curricular obrigatório;
II - 09 (nove) créditos em componente curricular eletivo;
III - 03 (três) créditos em Atividades Complementares de Curso (ACCs);
IV - 06 (seis) créditos em dissertação.

As disciplinas para o mestrado são:

COMPONENTESCHCR.EMENTAO, E, OL
Teorias e Experiências Comparadas de Desenvolvimento 60h 4 Estudo comparado das teorias clássicas e modernas do desenvolvimento numa perspectiva interdisciplinar. A teoria do subdesenvolvimento latino-americano. O papel do Estado, do mercado e das organizações sociais no desenvolvimento. O desenvolvimento local e regional. Análise comparativa das experiências e modelos de desenvolvimento capitalista e socialista: Brasil, Japão, Coreia do Sul, China e Rússia. Obrigatória
Metodologia da pesquisa Científica 60h 4 Concepções de ciência e construção da interdisciplinaridade. Metodologia e métodos de pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Elaboração de trabalhos científicos.  Obrigatória
Seminários em  Desenvolvimento e Políticas Públicas 60h 4 Tópicos especiais em desenvolvimento e políticas públicas numa visão interdisciplinar. Obrigatória
Cultura, Política e Desenvolvimento 45h 3 A reciprocidade das influências entre cultura e desenvolvimento. A cultura nas diferentes concepções teóricas do desenvolvimento. A influência da cultura sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento e cultura política. . Eletiva
Cidades educadoras, novas sociabilidades e ecoformação 45h 3 Análise social do fenômeno educacional, seus modelos e concepções, a partir das mudanças nas formas de apropriação dos espaços públicos e de sociabilidade nas cidades. Identificação dos problemas advindos da segregação socioespacial para a construção de ambientes educativos e formação de conselhos municipais. Estudo de casos sobre a ampliação das oportunidades de aprendizagem nas cidades e abertura das fronteiras do conhecimento, baseada na centralidade de cinco categorias analíticas: geração, etnia, gênero e trabalho. O papel do Estado na formulação de políticas públicas, sob a ótica da promoção de processos e práticas educativas coletivas de acolher, promover e agenciar novos modos de existir e conviver. Eletiva
Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas 45h 3 A emergência da reflexão sobre desenvolvimento regional no contexto da expansão do capitalismo no final do século XIX: os distritos industriais ingleses e o capitalismo desigual. As teorias do desenvolvimento regional no contexto da afirmação do capitalismo e do socialismo: a teoria da modernização, os polos de crescimento, a teoria da causação circular e cumulativa e o pensamento cepalino. A crise do capitalismo e do socialismo e as novas abordagens do desenvolvimento regional e o papel das políticas públicas: o desenvolvimento endógeno, os sistemas produtivos locais, os distritos tecnológicos, os tecnopolos, os meios inovadores, a teoria do capital social, as formas alternativas de geração de trabalho e renda, as relações entre a agricultura e o desenvolvimento local e as formas alternativas de geração de trabalho e renda. Eletiva
Estado, Direito e Desenvolvimento no Brasil 45h 3 Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento. Garantias constitucionais aos direitos fundamentais e instituições democráticas. Relações entre os poderes no Brasil e projetos de desenvolvimento. Controle judicial e judicialização dos conflitos sociais no Brasil. Eletiva
Planejamento  e Gestão estratégia em Desenvolvimento 45h 3 O processo de tomada de decisão para a gestão estratégica. Fundamentos e métodos do planejamento estratégico. O papel dos setores público e privado e da sociedade civil no planejamento e desenvolvimento. Análise crítica de projetos de desenvolvimento. Eletiva
Métodos quantitativos em pesquisa sobre  desenvolvimento 45h 3 Aspectos introdutórios da pesquisa quantitativa. Principais técnicas de pesquisa quantitativa para a análise do desenvolvimento e das políticas públicas. Amostragem probabilística. Análise de relação entre variáveis por métodos bivariados e multivariados. Indicadores. Eletiva
Métodos qualitativos em pesquisa sobre  desenvolvimento 45h 3 Métodos qualitativos aplicados a pesquisa em desenvolvimento. Principais técnicas de pesquisa qualitativa. Modalidades de pesquisa na abordagem qualitativa. Amostragem. Coleta, análise e interpretação de dados. Ética na pesquisa qualitativa. Eletiva
Tecnologia social e políticas públicas para o  desenvolvimento 45h 3 Tecnologia e inovação social; Economia solidária; Políticas públicas; Desenvolvimento sustentável; Consumo Sustentável; Cooperativismo; Desenvolvimento local; Dinâmicas socioculturais do desenvolvimento e experiências em tecnologias sociais; Políticas públicas para o terceiro setor. Eletiva
Estado, Desenvolvimento e Políticas Públicas no Brasil 45h 3 Estado e Desenvolvimento. Estado e Políticas Públicas nos primórdios da industrialização brasileira. O desenvolvimentismo no Brasil. A ideologia Neoliberal e o Estado Brasileiro. O novo desenvolvimentismo. Eletiva
Análise de situações de Desenvolvimento local 45h 3 Fundamentos teóricos: teoria da complexidade e realismo crítico. Fundamentos metodológicos: a teoria da evidência. Procedimentos para a análise de situações de desenvolvimento local. Elaboração de estratégias de desenvolvimento local. Eletiva


Para a obtenção do título de Doutor em Desenvolvimento e Políticas Públicas o estudante deverá integralizar, no mínimo, 62 (sessenta e dois) créditos, obtidos da seguinte forma:

I - 12 (doze) créditos em componentes curriculares obrigatórios;
II - 28 (vinte e oito) créditos em componentes curriculares eletivos;
III - 8 (oito) créditos em Atividades Curriculares Complementares (ACCs);
IV - 14 (catorze) créditos em Tese.

As disciplinas para o doutorado são:

COMPONENTESCHCR.EMENTAO, E, OL
Teorias do desenvolvimento: tópicos avançados 60h 4 Fundamentos filosóficos da noção de progresso. Progresso e desenvolvimento. Modelos de desenvolvimento. Desenvolvimento, ação do Estado e classes sociais. Desenvolvimento e sustentabilidade. Questões contemporâneas no debate sobre o desenvolvimento. Desenvolvimento e democracia. O desenvolvimento nos estudos sobre Brasil e América Latina. Obrigatória
Políticas públicas: tópicos avançados 60h 4 Marcos teóricos e evolução do campo de estudos das políticas públicas. Atributos das políticas públicas. O Processo de produção de políticas públicas. Dimensão organizacional e gestão das políticas públicas. Modelos e dimensões de análise de políticas públicas. Obrigatória
Epistemologia e metodologia: tópicos avançados 60h 4 Modelos epistemológicos contemporâneos de explicação, compreensão e construção de realidades. Conceitos de objetividade científica no paradigma filosófico-cultural da intersubjetividade. A questão ética, de responsabilidade social e acadêmica, na elaboração de pesquisas com autonomia e segurança. A instrumentalização na elaboração da tese de doutorado e a interconexão frente às demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais. Os fundamentos do método científico aplicados ao planejamento da tese, priorizando as dimensões constitutivas na execução do projeto. Obrigatória
Democracia e desenvolvimento 45h 3 A modernidade e os fundamentos da teoria democrática. Liberalismo, democracia e a noção moderna de liberdade. A democracia como fundamento e condição do desenvolvimento. Cultura política, crise da democracia e a questão do desenvolvimento. Democracia e desenvolvimento no Brasil. Eletiva (Linha 1)
Gestão de redes colaborativas, inteligência circular e ecossistemas de inovação 45h 3 Planejamento estratégico de redes colaborativas aplicadas aos ambientes interorganizacionais e/ou interinstitucionais. Mapeamento de plataformas para aprendizagem cooperativa, a partir de iniciativas de mobilidade inteligente destinadas à criação de valor e disseminação de ideias. Modelos de gestão desenvolvidos a partir da capacidade empreendedora e do capital intelectual, com vistas à geração de trabalho e renda. Eletiva (Linha 2)
Tópicos especiais 45h 3 Atividade sistematizada de aprofundamento de estudos teóricos e práticos sobre temas contemporâneos de interesse do Programa/Curso (área básica, área de concentração e/ou linhas de pesquisa), assegurando a análise dos objetos de estudo na pesquisa doutoral. Eletiva (Linha 1 e 2)
Análise de situações de desenvolvimento local 45h 3 Fundamentos teóricos: o materialismo histórico na análise de situações de desenvolvimento local (ASDL). Princípios metodológicos, procedimentos e etapas da ASDL. Elaboração de estratégias de desenvolvimento local a partir da ADSA. Eletiva (Linha 1 e 2)
Seminário integrado de pesquisa I 30h 2 Atividade sistematizada por meio do espaço coletivo de debates, oportunizando a integração dos projetos de tese vinculados às linhas de pesquisa e o aprofundamento de estudos sobre temas de interesse das linhas de pesquisa. Serão privilegiados conteúdos da literatura especializada na área básica do doutorado e também da conjuntura (aspectos econômicos, demográficos, sociais e institucionais, dentre outros), de modo a contribuir, em perspectiva interdisciplinar, com o avanço do conhecimento científico. processo de tomada de decisão para a gestão estratégica. Fundamentos e métodos do planejamento estratégico. O papel dos setores público e privado e da sociedade civil no planejamento e desenvolvimento. Análise crítica de projetos de desenvolvimento. Eletiva (Linha 1 e 2)
Seminário integrado de pesquisa II 30h 2 Atividade sistematizada por meio do espaço coletivo de debates, oportunizando a integração dos projetos de tese vinculados às linhas de pesquisa e o aprofundamento de estudos sobre  temas de interesse das linhas de pesquisa. Serão privilegiados conteúdos da literatura especializada na área básica do doutorado e também da conjuntura (aspectos econômicos, demográficos, sociais e institucionais, dentre outros), de modo a contribuir, em perspectiva interdisciplinar, com o avanço do conhecimento científico Eletiva (Linha 1 e 2)
Leitura orientada I 30h 2 Atividade sistematizada por meio de leitura supervisionada, com maior aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema/problema do projeto de tese. Requer um parecer favorável do/a respectivo/a orientador/a e um relatório da atividade realizada, com concordância de ambos/as. étodos qualitativos aplicados a pesquisa em desenvolvimento. Principais técnicas de pesquisa qualitativa. Modalidades de pesquisa na abordagem qualitativa. Amostragem. Coleta, análise e interpretação de dados. Ética na pesquisa qualitativa. Eletiva (Linha 1 e 2)
Leitura orientada II 45h 2 Atividade sistematizada por meio de leitura supervisionada, com maior aprofundamento dos conhecimentos sobre o tema/problema do projeto de tese. Requer um parecer favorável do/a respectivo/a orientador/a e um relatório da atividade realizada, com concordância de ambos/as. Eletiva (Linha 1 e 2)
Teorias e Experiências Comparadas de Desenvolvimento 60h 4 Estudo comparado das teorias clássicas e modernas do desenvolvimento numa perspectiva interdisciplinar. A teoria do subdesenvolvimento latino-americano. O papel do Estado, do mercado e das organizações sociais no desenvolvimento. O desenvolvimento local e regional. Análise comparativa das experiências e modelos de desenvolvimento capitalista e socialista.. Eletiva (Linha 1 e 2)
Metodologia da pesquisa científica 60h 4 Concepções de ciência e construção da interdisciplinaridade. Metodologia e métodos de pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Elaboração de trabalhos científicos. Eletiva (Linha 1 e 2)
Seminários em Desenvolvimento e Políticas 60h 4 Desenvolvimento e democracia. Novas manifestações da questão social. Estado, mercado e sociedade civil. Descentralização, participação e controle social do desenvolvimento e das políticas públicas. Indicadores, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS. Desenvolvimento em regiões de Fronteira. Associativismo, cooperativismo e construção de alternativas de geração de trabalho, renda e inclusão social. Eletiva (Linha 1 e 2)
Estado, Direito e Desenvolvimento no Brasil 45h 3 Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento. Garantias constitucionais aos direitos fundamentais e instituições democráticas. Relações entre os poderes no Brasil e projetos de desenvolvimento. Controle judicial e judicialização dos conflitos sociais no Brasil. Eletiva (Linha 1)
Cultura, Política e Desenvolvimento 45h 3 A reciprocidade das influências entre cultura, política, instituições e desenvolvimento. A cultura como variável nas diferentes concepções teóricas de desenvolvimento. Cultura política, democracia e Desenvolvimento. Eletiva (Linha 1)
Cidades educadoras, novas sociabilidades e ecoformação 45h 3 Análise social do fenômeno educacional, seus modelos e concepções, a partir das mudanças nas formas de apropriação dos espaços públicos e de sociabilidade nas cidades. Identificação dos problemas advindos da segregação socioespacial para a construção de ambientes educativos e formação de conselhos municipais. Estudo de casos sobre a ampliação das oportunidades de aprendizagem nas cidades e abertura das fronteiras do conhecimento, baseada na centralidade de cinco categorias analíticas: geração, etnia, gênero e trabalho. O papel do Estado na formulação de políticas públicas, sob a ótica da promoção de processos e práticas educativas coletivas de acolher, promover e agenciar novos modos de existir e conviver. Eletiva (Linha 1)
Tecnologia social e políticas públicas para o desenvolvimento 45h 3 Tecnologia e inovação social. Novas tecnologias e modelos de gestão. Processos tecnológicos e projetos. Redes de cooperação e cooperativismo. Economia e crédito solidário. Políticas públicas. Desenvolvimento e Consumo sustentável. Environmental, social and governance. Princípios da Economia Circular. Desenvolvimento local e regional. Dinâmicas socioculturais do desenvolvimento e experiências em tecnologias sociais. Políticas públicas para o terceiro setor. Eletiva (Linha 2)
Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas 45h 3 Desenvolvimento regional: conceito, campo do saber, relação com políticas públicas. Teorias Clássicas: teorias clássicas da localização, teoria dos fatores de aglomeração, teoria do desenvolvimento desigual e combinado. As teorias do Pós-Guerra: polos de crescimento, causação circular e cumulativa, desenvolvimento desigual e transmissão inter-regional do crescimento, teoria da base de exportação, a teoria da modernização, as teorias da dependência. Cenário atual de debates: desenvolvimento endógeno, teorias centradas no papelda indústria, teorias centradas no papel do conhecimento e da tecnologia, teorias que acentuamo papel dos atores sociais, cadeias produtivas, sociedade em rede e desenvolvimento territorial.O desenvolvimento regional no Brasil, no Rio Grande do Sul e no Noroeste do RS: políticas,cenários, programas e projetos. Eletiva (Linha 2)
Planejamento e Gestão estratégica em Desenvolvimento 45h 3 O processo de tomada de decisão: visão sistêmica; fatores influentes; modelos; critérios; fases; métodos e técnicas de auxílio para a gestão estratégica. Conceitos de planejamento e desenvolvimento. Fundamentos e métodos do planejamento estratégico. Caracterização das principais políticas públicas e estratégias. O papel dos setores público e privado e da sociedade civil no planejamento e desenvolvimento. Análise crítica de projetos para o desenvolvimento. Eletiva (Linha 2)
Métodos qualitativos em pesquisa sobre desenvolvimento 45h 3 Métodos qualitativos aplicados à pesquisa em desenvolvimento. Diferentes formas de se realizar pesquisa qualitativa em projetos. Principais técnicas de pesquisa qualitativa. Modalidades de pesquisa na abordagem qualitativa. Amostragem. Coleta, análise e interpretação de dados. Ética na pesquisa qualitativa. Eletiva (Linha 1 e 2)
Métodos quantitativos em pesquisa sobre desenvolvimento 45h 3 Aspectos introdutórios da pesquisa quantitativa. Principais técnicas de estatística descritiva para a análise de dados provenientes de pesquisa em desenvolvimento e políticas públicas. Principais indicadores socioeconômicos, ambientais e de saúde. Potencialidades e limites da aplicação de indicadores nas diversas etapas do ciclo de formulação e avaliação de Políticas Públicas no Brasil e na análise de processos de desenvolvimento. Construção e validação de indicadores. Eletiva (Linha 1 e 2)

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Campus Laranjeiras do Sul

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