Teorias do desenvolvimento: tópicos avançados
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60h |
4 |
Fundamentos filosóficos da noção de progresso. Progresso e desenvolvimento. Modelos de
desenvolvimento. Desenvolvimento, ação do Estado e classes sociais. Desenvolvimento e
sustentabilidade. Questões contemporâneas no debate sobre o desenvolvimento.
Desenvolvimento e democracia. O desenvolvimento nos estudos sobre Brasil e América Latina. |
Obrigatória
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Políticas públicas: tópicos avançados
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60h |
4 |
Marcos teóricos e evolução do campo de estudos das políticas públicas. Atributos das políticas públicas. O Processo de produção de políticas públicas. Dimensão organizacional e gestão das políticas públicas. Modelos e dimensões de análise de políticas públicas.
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Obrigatória |
Epistemologia e metodologia: tópicos avançados
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60h |
4 |
Modelos epistemológicos contemporâneos de explicação, compreensão e construção de realidades. Conceitos de objetividade científica no paradigma filosófico-cultural da intersubjetividade. A questão ética, de responsabilidade social e acadêmica, na elaboração de pesquisas com autonomia e segurança. A
instrumentalização na elaboração da tese de doutorado e a interconexão frente às demandas sociais, organizacionais e/ou profissionais. Os fundamentos do método científico aplicados ao planejamento da tese, priorizando as dimensões constitutivas na execução do projeto. |
Obrigatória |
Democracia e desenvolvimento
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45h
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3 |
A modernidade e os fundamentos da teoria democrática. Liberalismo, democracia e a noção
moderna de liberdade. A democracia como fundamento e condição do desenvolvimento. Cultura
política, crise da democracia e a questão do desenvolvimento. Democracia e desenvolvimento
no Brasil. |
Eletiva (Linha 1)
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Gestão de redes colaborativas, inteligência circular e ecossistemas de inovação |
45h |
3 |
Planejamento estratégico de redes colaborativas aplicadas aos ambientes interorganizacionais
e/ou interinstitucionais. Mapeamento de plataformas para aprendizagem cooperativa, a partir de
iniciativas de mobilidade inteligente destinadas à criação de valor e disseminação de ideias.
Modelos de gestão desenvolvidos a partir da capacidade empreendedora e do capital
intelectual, com vistas à geração de trabalho e renda. |
Eletiva (Linha 2) |
Tópicos especiais
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45h |
3 |
Atividade sistematizada de aprofundamento de estudos teóricos e práticos sobre temas
contemporâneos de interesse do Programa/Curso (área básica, área de concentração e/ou
linhas de pesquisa), assegurando a análise dos objetos de estudo na pesquisa doutoral. |
Eletiva (Linha 1 e 2) |
Análise de situações de
desenvolvimento local
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45h |
3 |
Fundamentos teóricos: o materialismo histórico na análise de situações de desenvolvimento
local (ASDL). Princípios metodológicos, procedimentos e etapas da ASDL. Elaboração de
estratégias de desenvolvimento local a partir da ADSA |
Eletiva (Linha 1 e 2) |
Seminário integrado de pesquisa I
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30h |
2 |
Atividade sistematizada por meio do espaço coletivo de debates, oportunizando a integração
dos projetos de tese vinculados às linhas de pesquisa e o aprofundamento de estudos sobre
temas de interesse das linhas de pesquisa. Serão privilegiados conteúdos da literatura especializada na área básica do doutorado e também da conjuntura (aspectos econômicos,
demográficos, sociais e institucionais, dentre outros), de modo a contribuir, em perspectiva
interdisciplinar, com o avanço do conhecimento científico.
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Eletiva (Linha 1 e 2)
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Seminário integrado de pesquisa II
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30h |
2 |
Atividade sistematizada por meio do espaço coletivo de debates, oportunizando a integração
dos projetos de tese vinculados às linhas de pesquisa e o aprofundamento de estudos sobre
temas de interesse das linhas de pesquisa. Serão privilegiados conteúdos da literatura
especializada na área básica do doutorado e também da conjuntura (aspectos econômicos,
demográficos, sociais e institucionais, dentre outros), de modo a contribuir, em perspectiva
interdisciplinar, com o avanço do conhecimento científico. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Leitura orientada I |
30h |
2 |
Atividade sistematizada por meio de leitura supervisionada, com maior aprofundamento dos
conhecimentos sobre o tema/problema do projeto de tese. Requer um parecer favorável do/a
respectivo/a orientador/a e um relatório da atividade realizada, com concordância de ambos/as. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Leitura orientada II
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45h |
2 |
Atividade sistematizada por meio de leitura supervisionada, com maior aprofundamento dos
conhecimentos sobre o tema/problema do projeto de tese. Requer um parecer favorável do/a
respectivo/a orientador/a e um relatório da atividade realizada, com concordância de ambos/as. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Teorias e Experiências Comparadas de Desenvolvimento
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60h |
4 |
Estudo comparado das teorias clássicas e modernas do desenvolvimento numa perspectiva
interdisciplinar. A teoria do subdesenvolvimento latino-americano. O papel do Estado, do
mercado e das organizações sociais no desenvolvimento. O desenvolvimento local e regional.
Análise comparativa das experiências e modelos de desenvolvimento capitalista e socialista. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Metodologia da pesquisa científica |
60h |
4 |
Concepções de ciência e construção da interdisciplinaridade. Metodologia e métodos de
pesquisa científica. Tipos de pesquisa. Elaboração de trabalhos científicos. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Seminários em Desenvolvimento e Políticas Públicas |
60h |
4 |
Pós-consenso de Washington e as novas configurações da economia mundial.
Neoconservadorismo e os desafios ao desenvolvimento e às políticas públicas.
Desenvolvimento e democracia. Novas manifestações da questão social. Estado, mercado e
sociedade civil. Descentralização, participação e controle social do desenvolvimento e das
políticas públicas. Indicadores, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Objetivos do
Desenvolvimento Sustentável – ODS. Desenvolvimento em regiões de Fronteira.
Associativismo, cooperativismo e construção de alternativas de geração de trabalho, renda e
inclusão social. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Estado, Direito e Desenvolvimento no Brasil
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45h |
3 |
Estado Democrático de Direito e Desenvolvimento. Garantias constitucionais aos direitos
fundamentais e instituições democráticas. Relações entre os poderes no Brasil e projetos de
desenvolvimento. Controle judicial e judicialização dos conflitos sociais no Brasil. |
Eletiva (Linha 1)
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Cultura, Política e Desenvolvimento
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45h |
3 |
A reciprocidade das influências entre cultura, política, instituições e desenvolvimento. A cultura como variável nas diferentes concepções teóricas de desenvolvimento. Cultura política, democracia e Desenvolvimento.
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Eletiva (Linha 1)
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Cidades educadoras, novas sociabilidades e ecoformação
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45h |
3 |
Análise social do fenômeno educacional, seus modelos e concepções, a partir das mudanças
nas formas de apropriação dos espaços públicos e de sociabilidade nas cidades. Identificação
dos problemas advindos da segregação socioespacial para a construção de ambientes
educativos e formação de conselhos municipais. Estudo de casos sobre a ampliação das
oportunidades de aprendizagem nas cidades e abertura das fronteiras do conhecimento,
baseada na centralidade de cinco categorias analíticas: geração, etnia, gênero e trabalho. O
papel do Estado na formulação de políticas públicas, sob a ótica da promoção de processos e
práticas educativas coletivas de acolher, promover e agenciar novos modos de existir e
conviver. |
Eletiva (Linha 1)
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Tecnologia social e políticas públicas para o desenvolvimento
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45h |
3 |
Tecnologia e inovação social. Novas tecnologias e modelos de gestão. Processos tecnológicos e projetos. Redes de cooperação e cooperativismo. Economia e crédito solidário. Políticas públicas. Desenvolvimento e Consumo sustentável. Environmental, social and governance. Princípios da Economia Circular. Desenvolvimento local e regional. Dinâmicas socioculturais do desenvolvimento e experiências em tecnologias sociais. Políticas públicas para o terceiro setor.
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Eletiva (Linha 2)
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Desenvolvimento Regional e Políticas Públicas
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45h |
3 |
Desenvolvimento regional: conceito, campo do saber, relação com políticas públicas. Teorias
Clássicas: teorias clássicas da localização, teoria dos fatores de aglomeração, teoria do
desenvolvimento desigual e combinado. As teorias do Pós-Guerra: polos de crescimento,
causação circular e cumulativa, desenvolvimento desigual e transmissão inter-regional do
crescimento, teoria da base de exportação, a teoria da modernização, as teorias da
dependência. Cenário atual de debates: desenvolvimento endógeno, teorias centradas no papel
da indústria, teorias centradas no papel do conhecimento e da tecnologia, teorias que acentuam
o papel dos atores sociais, cadeias produtivas, sociedade em rede e desenvolvimento territorial.
O desenvolvimento regional no Brasil, no Rio Grande do Sul e no Noroeste do RS: políticas,
cenários, programas e projetos. |
Eletiva (Linha 2)
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Planejamento e Gestão estratégica em Desenvolvimento
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45h |
3 |
O processo de tomada de decisão: visão sistêmica; fatores influentes; modelos; critérios; fases;
métodos e técnicas de auxílio para a gestão estratégica. Conceitos de planejamento e
desenvolvimento. Fundamentos e métodos do planejamento estratégico. Caracterização das
principais políticas públicas e estratégias. O papel dos setores público e privado e da sociedade
civil no planejamento e desenvolvimento. Análise crítica de projetos para o desenvolvimento. |
Eletiva (Linha 2)
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Métodos qualitativos em pesquisa sobre desenvolvimento
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45h |
3 |
Métodos qualitativos aplicados à pesquisa em desenvolvimento. Diferentes formas de se realizar
pesquisa qualitativa em projetos. Principais técnicas de pesquisa qualitativa. Modalidades de
pesquisa na abordagem qualitativa. Amostragem. Coleta, análise e interpretação de dados.
Ética na pesquisa qualitativa. |
Eletiva (Linha 1 e 2)
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Métodos quantitativos em pesquisa sobre desenvolvimento
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45h |
3 |
Aspectos introdutórios da pesquisa quantitativa. Principais técnicas de estatística descritiva para
a análise de dados provenientes de pesquisa em desenvolvimento e políticas públicas.
Principais indicadores socioeconômicos, ambientais e de saúde. Potencialidades e limites da
aplicação de indicadores nas diversas etapas do ciclo de formulação e avaliação de Políticas Públicas no Brasil e na análise de processos de desenvolvimento. Construção e validação de
indicadores.
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Eletiva (Linha 1 e 2)
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