Memórias do processo de criação da Universidade Federal da Fronteira Sul , que é o primeiro volume da Coleção UFFS 15 Anos, foi organizado pelos professores Joviles Vitório Trevisol e Marcelo Antônio Ló e se constitui de quatro partes. A primeira, A gênese da UFFS: uma breve linha do tempo, apresenta os principais fatos, momentos e decisões que integraram o processo de criação da UFFS.
As três partes subsequentes são entrevistas que, segundo alerta dos organizadores, devem ser lidas como expressões da memória oral. Elas refletem distintos momentos e lugares de fala. Os depoimentos demonstram um processo de organização e de participação social e política, cujo resultado principal foi a criação – e a sequente implantação – da 11ª universidade federal criada entre 2003 e 2010. Intitulada Participação dos Atores Sociais e Políticos, a segunda parte do livro reúne entrevistas realizadas com lideranças que, entre outros aspectos, analisaram o papel do conjunto dos atores sociais e políticos que se envolveram no Movimento Pró-Universidade Federal (MPUF).
Protagonismo e Engajamento dos Movimentos Sociais é a terceira parte, que apresenta um conjunto de entrevistas que analisam o papel exercido pelos movimentos sociais, sobretudo pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), pela Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf-Sul), pelo Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).
A quarta e última parte, Multicampia e Desenvolvimento Regional, descreve o conjunto de debates e decisões sobre o desenho institucional da nascente universidade.
Organizadores
Joviles Vitório Trevisol
Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado em Sociologia pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Filosofia Política pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ). Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Dom Bosco. Atualmente, é Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Líder do Grupo de Pesquisa Estado, Sociedade e Políticas Públicas.
Marcelo Antônio Ló
Mestre em História pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Especialista em Gestão Escolar da Educação Básica e graduado em História pela UFFS. Licenciado em Geografia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Atualmente é professor de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas no Colégio Unochapecó. Professor de História na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina e na Rede Municipal de Educação de Chapecó.