II Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study
O Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study emerge como uma possibilidade de ampliar, em uma perspectiva internacional, as discussões sobre formação de professores e desenvolvimento profissional em face dos desafios da educação contemporânea. O evento tem a finalidade de divulgar experiências e resultados de pesquisa sobre lesson study e reunir um conjunto de experiências com potencial para mobilizar reflexões e novas pesquisas sobre esse processo de desenvolvimento profissional.
A primeira edição do evento foi realizada de dezembro de 2022 a julho de 2023, constituída de 11 conferências e envolveu pesquisadores da América do Sul (Brasil, Argentina, Chile, Colômbia e Ecuador), Europa (Portugal, Espanha e Inglaterra) e Nova Zelândia. A gravação está disponível junto à descrição de cada Conferência (clicando na palavra <aqui>, de acordo com a programação do evento disponível em: https://www.uffs.edu.br/uffs/grupo-de-estudos-e-pesquisa-em-educacao-matematica-e-tecnologias/atividades-de-formacao-e-extensao
As discussões e estudos sobre formação de professores têm sido uma constante nas últimas quatro décadas, temática esta que na atualidade renova-se e assume relevância em razão da crescente relação entre as questões da qualidade das escolas e os resultados da aprendizagem dos alunos. Da mesma forma, o movimento de mudanças na sociedade contemporânea solicita do professor novas formas de trabalho, colocando-o frente desafios distintos (Hargreaves, 1994). Neste cenário, distintos processos de desenvolvimento profissional, com ênfase na modificação das práticas de ensino em sala de aula, têm emergido e assumido relevância, dentre eles o estudo de aula (lesson study), que consiste em um processo de desenvolvimento profissional de professores centrado na prática letiva e que assume natureza eminentemente colaborativa e reflexiva (Perry; Lewis; Hurd, 2009; Ponte et al., 2016; Stigler; Hiebert, 1999; Richit; Ponte, 2017; Neves et al., 2021).
Os estudos de aula surgiram no Japão no início do século XX, constituindo-se em umas das principais abordagens de formação de professores naquele país (Isoda et al., 2007). Posteriormente, os estudos de aula foram realizados nos Estados Unidos, popularizando-se a partir dos anos 1990 e disseminando-se, desde então, por diversos países e em continentes distintos (Murata, 2011; Stigler, Hiebert, 2016; Richit, 2020).
Por suas especificidades, este processo de desenvolvimento profissional tem interessado pesquisadores ao redor do mundo, os quais têm dedicado-se a examiná-la, buscando explicitar suas possibilidades e contribuições para as aprendizagens e o desenvolvimento do professor, para o desenvolvimento de conhecimentos e mudanças nas culturas profissionais de professores. Estas pesquisas têm evidenciado importantes aspectos relativos às possibilidades dos estudos de aula para o desenvolvimento docente, tais como melhorar (ou aprofundar) o conhecimento do conteúdo curricular e do modo de o ensinar (Fujii, 2016; Lewis, 2002; Ponte et al., 2016; Richit; Ponte, 2020), promover mudanças na prática de sala de aula (Olson, et al., 2011; Richit; Ponte; Tomkelski, 2019; Ponte et al., 2014) e melhorar a competência do professor no ensino (Huang, et al., 2011).
O II Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study está sendo organizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Tecnologias – GEPEM@T, vinculado a Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil), em parceria com pesquisadores da Università di Torino (Itália), Universitat de Barcelona (Espanha), Universidade de Lisboa (Portugal) e Universidade de Brasília (Brasil).
Trata-se de uma ação de extensão à comunidade geral organizada no âmbito do projeto de pesquisa “Desenvolvimento Profissional de Professores e Futuros Professores”, aprovado no Edital Universal CNPq nº 307153/2023-1. O evento tem por finalidade promover sessões de discussão e reflexão sobre temas relacionados com o desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática em todos os níveis de ensino (educação infantil, educação básica, ensino superior e formação inicial de professores), contemplando aspectos teóricos, sociais e culturais que interferem nesse processo, assim como as condições potencializadoras e balizadoras desse processo, a exemplo das políticas públicas de formação de professores e das culturas escolares e profissionais de cada contexto. Institucionalmente o Ciclo de Conferências vincula-se aos programas de Pós-graduação em Educação (PPGE) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH) da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, os quais congregam aproximadamente 80 mestrandos que desenvolvem projetos de pesquisa sobre distintos temas que se relacionam direta ou indiretamente com a formação de professores e, portanto, com a Educação. Além disso, a ação envolverá docentes e discentes de cursos de pós-graduação e graduação dos seis campi que integram a UFFS, nomeadamente UFFS-Erechim, UFFS-Chapecó, UFFS-Passo Fundo, UFFS-Cerro Largo, UFFS-Realeza e UFFS Laranjeiras do Sul. Da mesma forma, pode envolver professores e estudantes de universidades brasileiras e estrangeiras pelo fato de constituir-se em uma ação acadêmica interinstitucional que envolve instituições brasileiras e estrangeiras.
O II Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study possibilitará aos participantes – professores da educação básica e do ensino superior, estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores de distintos domínios do conhecimento, especialistas da área da educação – conhecer distintas experiências de lesson study no ensino da Matemática e no desenvolvimento profissional de professores, assim como compreender aspectos teóricos, políticos e culturais que influenciam esse processo.
O Ciclo contempla conferências centradas na temática do lesson study na Educação e Educação Matemática em uma perspectiva mais geral, outras relacionadas ao ensino da Matemática e educação especial e, outras ainda, sobre o desenvolvimento profissional de professores de todos os níveis.
Os conferencistas convidados são personalidades com consolidada experiência de pesquisa e prática profissional relacionada com a Educação, sobretudo sobre o desenvolvimento profissional de professores no contexto dos lesson study, de países da América Central e do Sul e também da Europa. Outros têm importante papel nas comunidades científicas de Educação Matemática, consolidando temáticas de pesquisa e instigando novas tendências.
O Ciclo constitui-se também em espaço para reconhecemos a contribuição de pesquisadores nacionais e internacionais para a disseminação e consolidação do lesson study para contextos não japoneses. As conferências, realizadas no idioma indicado pelo convidado, serão promovidas quinzenalmente, iniciando em fevereiro de 2026 e encerrando em agosto de 2026. Todas as conferências serão realizadas na modalidade online, utilizando a plataforma streaming yard, transmitidas via Youtube. O link para cada uma das conferências será disponibilizado na página do GEPEM@T.
Cada Conferência terá duração máxima de 120 minutos, organizada em dois momentos principais, sendo que o primeiro destina-se para a palestra dos conferencistas e o segundo momento é dedicado ao diálogo entre os participantes e conferencistas e reflexão sobre a temática da Conferência. O evento será realizado de forma virtual e as inscrições são gratuitas para todos os participantes, com certificação para os participantes inscritos ao final.
Conferencistas convidados
1. Adriana Breda – Universitat de Barcelona (Espanha)
2. Luis J. Rodríguez Muñiz – Universidad de Oviedo (Espanha)
3. João Pedro da Ponte – Universidade de Lisboa (Portugal)
4. Linda Cardoso – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (Portugal)
5. Marisa Quaresma – Universidade de Lisboa (Portugal)
6. Thuysa de Souza - Universidade de Lisboa (Portugal)
7. Paula Teixeira de Castro – University of Cambridge (UK)
8. Alessandro Ramploud – Università di Pisa (Itália)
9. Carola Manolino – Università di Torino (Itália)
10. Silvia Funghi - Università di Genova (Itália)
11. Sara Presutti - University of Geneva (Suíça)
12. Valérie Batteau University of Geneva (Suíça)
13. Eulalia Calle – Universidade de Cuenca (Ecuador)
14. Víctor Sumba Arévalo - Universidade Nacional de Educación (Ecuador)
15. Jesus Salinas Herrera – Universidad Autónoma de México (México)
16. Luisa Morales-Maure – Universidad de Panamá (Panamá)
17. Ana Rosa Corica – Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires (Argentina)
18. Adriana Richit – Universidade Federal da Fronteira Sul (Brasil)
19. Aluska Macedo – Universidade Federal de Campina Grande (Brasil)
20. Ana Letícia Losano – Universidade de Sorocaba (Brasil)
21. Dario Fiorentini – Unicamp (Brasil)
22. Gilberto Melo – Universidade Federal do Acre (Brasil)
23. Marta Cristina Cezar Pozzobon – Universidade Federal de Pelotas (Brasil)
24. Mauri Luís Tomkelski – SEEDUC/RS (Brasil)
25. Neila Agranionih – Universidade Federal do Paraná (Brasil)
26. Priscila Bernardo Martins – Universidade Cruzeiro do Sul (Brasil)
27. Regina Pina – Universidade de Brasília (Brasil)
28. Renata Camacho Bezerra – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Brasil)
29. Richael Caetano – Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Brasil)
30. Roberta Menduni – Universidade do Estado da Bahia (Brasil)
31. Rosa Monteiro Paulo – Universidade Estadual Paulista (Brasil)
32. Yuriko Baldin – Universidade de São Carlos (Brasil)
PROGRAMA
Conferência 1: 10 de fevereiro de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY EM PORTUGAL (Idioma: português de Portugal)
Linda Cardoso – Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo
Marisa Quaresma – Universidade de Lisboa
João Pedro da Ponte – Universidade de Lisboa
Moderadora: Regina Pina (UNB)
Link para youtube:
Conferência 2: 17 de março de 2026 (19 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO BRASIL (Idioma: português do Brasil)
Dario Fiorentini – Universidade Estadual de Campinas
Adriana Richit – Universidade Federal da Fronteira Sul
Mauri Luís Tomkelski – SEED/RS e Universitat de Barcelona
Moderador: Richael Caetano (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
Link para youtube:
Conferência 3: 31 de março de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY SUIÇA (Idioma: Inglês, com síntese em Português)
Sara Presutti – Valais University of Teacher Education (Suíça)
Valérie Batteau – Lausanne University of Teacher Education of Geneva (Suíça)
Moderadora: Carola Manolino (University of Turin) e Paula Castro (UC)
Link para youtube:
Conferência 4: 06 de abril de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NA ESPANHA (Idioma: espanhol, com síntese em português)
Luis José Rodríguez Muñiz – Universidad de Oviedo (Espanha)
Moderadora: Adriana Breda (Universitat de Barcelona)
Link para youtube:
Conferência 5: 28 de abril de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO PANAMÁ (Idioma: espanhol, com síntese em português)
Luisa Morales-Maure – Universidade de Panamá
Moderadora: Adriana Breda (Universitat de Barcelona)
Link para youtube:
Conferência 6: 5 maio de 2026 (19 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO BRASIL (Idioma: português do Brasil)
Aluska Macedo – Universidade Federal de Campina Grande
Regina Pina – Universidade de Brasília
Renata Camacho Bezerra – Universidade Estadual do Oeste do Paraná
Moderadora: Janaína Mendes (SED-DF)
Link para youtube:
Conferência 7: 26 de maio de 2026 (19 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO BRASIL (Idioma: português do Brasil)
Ana Letícia Losano – Universidade de Sorocaba
Roberta Menduni – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Rosa Monteiro Paulo – Universidade Estadual Paulista
Moderadora: Marta Cristina Cezar Pozzobon (Universidade Federal de Pelotas)
Link para youtube:
Conferência 8: 9 de junho de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO MÉXICO (Idioma: espanhol, com síntese em português)
Jesus Salinas Herrera – Universidad Autónoma de México
Moderadora: Adriana Breda - Universitat de Barcelona
Link para youtube:
Conferência 9: 30 de junho de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NA ITÁLIA (Idioma: italiano, com síntese em português)
Alessandro Ramploud – Università di Bergamo
Carola Manolino – Università di Torino
Silvia Funghi – Università di Genova
Moderadora: Thuysa de Souza (Universidade de Lisboa)
Link para youtube:
Conferência 10: 21 de julho de 2026 (14 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO ECUADOR (Idioma: espanhol, com síntese em português)
Eulalia Calle – Universidad de Cuenca
Victor Sumba Arévalo – Universidade Nacional de Educacion
Mediadora: Ana Letícia Losano (UNISO)
Link para youtube:
Conferência 11: 11 de agosto de 2026 (19 h – horário de Brasília)
LESSON STUDY NO BRASIL (Idioma: português do Brasil)
Neila Agranionih – Universidade Federal do Paraná
Priscila Martins – Universidade Cruzeiro do Sul
Gilberto Melo – Universidade Federal do Acre
Moderadora: Rosa Monteiro Paulo (Unesp)
O II Ciclo de Conferências Lesson Study é um evento que surge da colaboração de uma equipe constituída por pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, professores da Educação Básica e Superior, bem como estudantes de graduação e de pós-graduação.
Coordenação
Adriana Richit – UFFS
Adriana Breda – UB
Carola Manolino – UNITO
João Pedro da Ponte – UL
Regina Pina – UNB
Equipe promotora
Adriana Salete Loss – UFFS
Alex H Alves Honorato – PMRP
Aluska Dias de Macedo – UFPB
André Gustavo Schaeffer – UFFS
Andressa Kunz – UFFS
Eulalia Calle – UCuenca
Cleides Foiato – UFFS
Cleuza Lucia Stempkowski – UFFS
Eduardo Zimdars – IFC
Fátima A. Mendes dos Santos – UFFS
Fernanda da Silva Schons – UFFS
Gilberto F. Alves Melo – UFAC
Gilmar José Schons – UFFS
Hodávio José Siga – USP
Janaína Mendes P. da Silva – SEEDF
Jardel Lansing – UFFS
Jorge Valdair Psidonik – UFFS
Juliane Colling – ULisboa
Larissa Vieira – UTFPR
Lidiane Ronsoni Maier – UFFS
Luiz Augusto Richit – UFRGS
Marcia Silva – UFFS
Maritania Roman Pavan – UFFS
Marta Cezar Pozzobon – UFPel
Mauri Luís Tomkelski – SEED/RS e UB
Meirivâni Meneses de Oliveira – IFCE
Naira Tamioso – UFFS
Priscila Bernardo Martins – UNICSul
Ranuzy Borges Neves – IFC
Renan Santos Mattos – UFFS
Silvane Biachet – SENAC/SC
Taise Kubeneck Piccinatto – UFFS
Thuysa de Souza – ULisboa
Valéria Espíndola Lessa – IFRS
IMPACTOS E RESULTADOS ESPERADOS
O II Ciclo Internacional de Conferências Lesson Study pode contribuir para a divulgação do lesson study, destacando as contribuições desse processo para o desenvolvimento profissional de professores por seu potencial para promover melhorias na aprendizagem dos alunos e mudanças na cultura profissional e na educação. Também pode contribuir com as discussões sobre esse processo em nível nacional e internacional mediante a interlocução entre experiências de distintos países. Por fim, a realização do II Ciclo pode mobilizar outros pesquisadores a promover e investigar esta abordagem, assim como poderá motivar outros grupos de professores a envolverem-se em atividades formativas baseadas em estudos de aula.
REFERÊNCIAS
BURROUGHS, E.; LUEBECK, J. Pre-service teachers in mathematics lesson study. The Montana Mathematics Enthusiast, v.7, n.2-3, p. 391-400, 2010.
FUJII, T. Designing and adapting tasks in lesson planning: A critical process of lesson study. ZDM Mathematics Education, v.48, p. 411-423, 2016.
HARGREAVES, A. Changing teachers, changing times: Teachers’ work and culture in the postmodern age. London: Cassell, 1994.
HUANG, R.; LI, Y.; ZHANG, J.; Li, X. Developing teachers’ expertise in teaching through exemplary lesson development and collaboration. ZDM Mathematics Education, v. 43, n. 6-7, p. 805-817, 2011.
ISODA, M.; STEPHENS, M.; OHARA Y.; MIYAKAWA, T. (Eds.). Japanese lesson study in mathematics: Its impact, diversity and potential for educational improvement. Singapore: World Scientific, 2007.
LEWIS, C. Lesson study: A handbook of teacher-led instructional change. Philadelphia, PA: Research for Better Schools, 2002.
LEWIS, C. C.; PERRY, R.; HURD, J. Improving mathematic instruction through lesson study: A theoretical model and North American case. Journal of Mathematics Teacher Education, v.12, p. 285-304, 2009.
MURATA, A. Introduction: Conceptual overview of lesson study. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (Eds.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011. p.01-12.
Neves, R. D. S. P., & Fiorentini, D. Aprendizagens de futuros professores de matemática em um estágio curricular supervisionado em processo de Lesson Study. Perspectivas da Educação Matemática, v.14, n. 34, p.1-30, 2021
NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, A. (Ed.). Os professores e a sua formação. 2.ed., Lisboa: Dom Quixote, 1995. p.15-33
OLSON, J.; WHITE, P.; SPARROW, L. Influence of lesson study on teachers’ mathematics pedagogy. In: HART, L.; ALSTON, A.; MURATA, A. (Eds.). Lesson study research and practice in mathematics education. Dordrecht: Springer, 2011, p. 39-58.
PONTE, J.P.; QUARESMA, M.; MATA-PEREIRA, J; BAPTISTA, M. O Estudo de Aula como Processo de Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática. Boletim de Educação Matemática, v.30, n.56, p.868-891, dez.2016.
PONTE, J.P.; QUARESMA, M.; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, J. Os estudos de aula como processo colaborativo e reflexivo de desenvolvimento profissional. In: SOUSA, J.; CEVALLOS, I. (Eds.). A formação, os saberes e os desafios do professor que ensina Matemática. Curitiba: Editora CRV, 2014, p.61-82.
RICHIT, Adriana. Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Formadores. Revista Brasileira de Educação, v. 25, 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250044
RICHIT, A.; PONTE, João Pedro. Conhecimentos Profissionais Evidenciados em Estudos de Aula na Perspectiva de Professores Participantes. Educação em Revista, v. 36, p. 10-40, 2020. https://doi.org/10.1590/0102-4698190699
RICHIT, A.; PONTE, J. P.; TOMKELSKI, M.L. Estudos de aula na formação de professores de matemática do ensino médio. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP-INEP), v. 100, n. 254, p. 54-84, 2019. https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.100i254.3961
RICHIT, Adriana; PONTE, J. P. Teachers Perspectives about Lesson Study. Revista Acta Scientiae, v. 19, n.1, p. 20-30, 2017. http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/2808
STIGLER, J.; HIEBERT, J. Lesson Study, improvement, and the importing of cultural routines. ZDM Mathematics Education, v.48, 2016.
STIGLER, J.; HIEBERT, J. The Teaching Gap: Best Ideas from the World’s Teachers for Improving Education in the Classroom. New York: The Free Press, 1999.