Nos dias 18 e 19 de setembro foi realizado em Oberá, na Argentina, o III EIPOS – Encuentro Internacional de Posgrado UFFS (BR) y UNaM (AR), evento realizado em conjunto pela Universidade Federal da Fronteira Sul e a Universidad Nacional de Misiones. A UFFS foi representada no encontro por uma comitiva de 18 pessoas, composta por membros da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEPG), coordenações e professores de Programas de Pós-Graduação (PPGs), representantes do Núcleo Interdisciplinar em Letras (NIEL) e da Agência de internacionalização (AGIITEC) e alunos de pós-graduação.
Após a abertura do evento, foi realizada uma mesa redonda com a presença de representantes das principais agências da Argentina e do Brasil responsáveis pela regulação, avaliação e financiamento da pós-graduação. A Argentina foi representada por membros da Comissión Nacional de Evalución y Acreditación Universitária (CONEAU). O Brasil foi representado pela Diretoria de Internacionalização da CAPES. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFFS, Joviles Vitório Trevisol, que integrou o painel de abertura representando o professor Rui Oppermann, diretor de Internacionalização da CAPES, o encontro deste ano (em sua terceira edição) resultou em alguns avanços muito importantes.
Segundo Trevisol, “tivemos a oportunidade de apresentar aos dirigentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação da Argentina o conjunto de programas e bolsas que o Brasil e a UFFS dispõem no momento para apoiar a internacionalização entre os países da América Latina. Temos um volume considerável de bolsas de mestrado, doutorado e pós-graduação provenientes das fundações de apoio, do Programa PEC-PG e do Programa Move la América. Relatamos também a fase atual do Programa Capes Global, que destinará cerca de R$ 350 milhões para ações destinadas à internacionalização dos programas de pós-graduação no Brasil. No momento, a UFFS dispõe de dezenas de bolsas de mestrado e de doutorado para serem implementadas no âmbito do Programa PEC-PG. Outro assunto tratado no encontro foi a possibilidade da produção e publicação conjunta de resultados de pesquisa. Tanto o Brasil quanto a Argentina possuem uma base considerável de periódicos científicos disponíveis nas principais bases de indexadores biblliométricos”.
A diretora de Pós-Graduação, Samira Peruchi Moretto fez uma fala no evento, expondo as oportunidades para receber alunos da UNaM, como é o caso dos editais do Move La América, que oferta a possibilidade de alunos da America Latina cursarem um período do mestrado e doutorado no Brasil e o edital da CAPES, PEC-PG, que concede bolsas para o mestrado e doutorado pleno e receberá inscrições até 25/10. Além disso, a diretora fez a socialização da lista de periódicos da UFFS, que podem receber submissão de artigos de pesquisadores do exterior.
Durante o encontro, além da troca de experiências e do compartilhamento de ações realizadas em 2025, os participantes discutiram propostas conjuntas de internacionalização para 2026. Uma das principais iniciativas é a inclusão formal da UNI - Universidad Nacional de Itapúa (Encarnación), Paraguai, nas atividades do EIPOS, previsto para acontecer no próximo ano na UFFS - Campus Cerro Largo.
De acordo com a professora Angelise Fagundes, representante da internacionalização da AGIITEC e uma das coordenadoras do evento, “mais do que um espaço de apresentações, debates e planejamento de ações de internacionalização, o EIPOS se afirma como um movimento de integração fronteiriça, que busca borrar fronteiras e promover trocas linguísticas, culturais e acadêmicas entre Brasil, Argentina e, agora, Paraguai. A participação da UFFS nesse processo reforça a importância da cooperação universitária para a formação crítica, a produção de conhecimento compartilhado e o fortalecimento dos laços que unem as comunidades da região”.
