Organizado pela professora Helena de Moraes Fernandes, este livro se constitui de 14 capítulos bem diversos. Nos capítulos iniciais, apresentam-se narrativas autobiográficas de estudantes das turmas do módulo optativo “Comunicação e Saúde”, da graduação em Medicina da UFFS Campus Passo Fundo. Em seguida, está o relato “A comunicação em um hospital exige conexão, ética e humanização”, da jornalista Endil Tamara de Melo, que foi assessora de comunicação durante mais de dez anos de um dos maiores hospitais do Rio Grande do Sul. Seguem capítulos produzidos por docentes e discentes: “Conselhos Municipais de Saúde: um olhar a partir do sistema de acompanhamento dos Conselhos de Saúde – SIACS" e “Oficina sobre o uso de ferramentas das tecnologias digitais e de informação no curso de Medicina”. Na organização final do livro, estão os capítulos elaborados somente por docentes: “Dona Maria precisa de mais do que um médico”; “Considerações sobre a relação entre desinformação, redes sociais e processo político”; “Da teoria à prática: um tutorial sobre revisão integrativa e metodologias de aprendizagem em reumatologia”; “Anatopoiese”, que consiste em poemas sobre anatomia humana; “Planejamento de uma pós-graduação multidisciplinar sobre saúde e comunicação”. “Moacyr Scliar e os letramentos em saúde ao médico cidadão” encerra o livro, valorizando a memória de um grande médico comunicador do país.
"Comunicação e saúde: inovações e narrativas" reúne diversos olhares na escrita e na leitura que buscam cuidar, produzindo sentidos de valorização da vida e inspirando novos desafios.
Organizadora
Helena de Moraes Fernandes
Doutora em Letras e Mestra em Educação pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Comunicação e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharela em Comunicação Social: Rádio e Televisão pela UPF. Associada da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), onde participa do Grupo de Trabalho Comunicação e Saúde. Líder do Grupo de Pesquisa CNPq Comunicação, Saúde, Educação e Tecnologias (CSET). Atualmente é professora na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Passo Fundo, onde também criou e coordena o Curso de Especialização Lato Sensu em Comunicação e Saúde UFFS PF (Portaria N 748/GR/UFFS/2025). Subprojetos de pesquisa atuais que coordena: Humanização e Inteligência Artificial na Comunicação e Saúde em cursos de medicina brasileiros após a pandemia de covid-19 (2023-2025); Comunicação e saúde digital em entrevistas clínicas: pesquisa para um Guia de prevenção à Nomofobia, Demência tecnológica precoce, Transtorno do isolamento virtual e Síndrome do metabolismo lento. Coordena o Projeto de Pesquisa Guarda-chuva Memória e Inovação na Popularização da Ciência Médica, além dos projetos de Extensão e Cultura Climão na Saúde: Mídias e redes pela Saúde Coletiva relacionada às mudanças climáticas, Lili Saúde: 1º Festival de Literatura e liberdade de expressão UFFS PF e Clube de leituras e podcast (CLEPS) sobre Moacyr Scliar.