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Editora UFFS

O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis

O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis

Apresentação 

Esta obra objetiva ser um material informativo para todos os interessados em inclusão de surdos, sejam estudantes, profissionais da educação ou familiares buscando orientação inicial quanto à legislação de inclusão, educação especial, especificidades da formação do intérprete e sua atuação com os estudantes surdos no dia a dia escolar. A partir da pesquisa desenvolvida no Mestrado,  a autora busca contribuir para a efetiva inclusão dos surdos, o acesso ao sagrado direito ao conhecimento, a vivência escolar prazerosa e para a construção de um futuro acadêmico e profissional brilhante para todos, sejam eles surdos, ouvintes, cegos ou que tenham qualquer necessidade específica. 

"O tradutor-intérprete de Libras escolar, seu conhecimento de Física e a percepção de sua práxis" constitui-se de duas partes; na primeira, apresenta o embasamento teórico utilizado na pesquisa da qual se originou o livro. Nela se  encontram, portanto, o histórico da educação de surdos no mundo e no Brasil, seu arcabouço legal e seu desenvolvimento histórico, a formação dos intérpretes de Libras no país e sua atuação profissional, o ensino de Física, as misconceptions dos conceitos de Física presentes após a educação formal de nível básico e o conhecimento de Física dos intérpretes de Libras. Na segunda, que mostra o resultado da pesquisa aplicada, se apresentam a percepção da práxis pelo intérprete de Libras, a sua visão quanto à inclusão do surdo no ambiente escolar de acordo com a legislação atual, os aspectos que afetam a atuação profissional dos intérpretes de Libras e a sua relação com professores de Física. 

* Trata-se de adaptação da pesquisa "As percepções dos intérpretes de Libras sobre a influência dos seus conceitos de Física na sua prática profissional", apresentada no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Campus Chapecó e classificada no Edital Nº 430/GR/UFFS/2020  (Seleção de obras dos PPG da UFFS para publicação pela Editora UFFS).  

Autora

Camila Gasparin 

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e graduada em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Tem experiência na área de Física, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, surdos, ensino de física, metodologia de ensino e ensino de física moderna e contemporânea. Atualmente é docente de Física no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), doutoranda em Educação e bolsista-pesquisadora em educação inclusiva da Universidade da Geórgia (GSU) em Atlanta, EUA.

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