A Universidade Federal da Fronteira Sul está com processo seletivo exclusivo aberto para o Programa de Acesso e Permanência de Povos Indígenas. A oferta de vagas é para ingresso no primeiro e segundo semestre letivo de 2026, em cursos de graduação nos campi Cerro Largo, Chapecó, Erechim, Laranjeiras do Sul, Passo Fundo e Realeza.
Estão aptos a participar do processo seletivo os candidatos que tenham concluído o Ensino Médio até o ano letivo de 2025 e que não possuam diploma de ensino superior. A seleção dos candidatos ocorrerá por meio das seguintes opções de inscrição, nesta ordem:
Opção I - utilização da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) das edições 2009 a 2024 com obtenção de, no mínimo, 300 pontos na prova de redação e sem resultado zero nas demais provas.
Opção II: Histórico Escolar do Ensino Médio, por meio do desempenho nas áreas/disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática ou equivalentes, relativas ao último ano (terceiro ano) do Ensino Médio ou notas de exames de certificação, averiguada por meio da média aritmética simples.
Para realizar a inscrição, o candidato deverá preencher o Formulário Eletrônico de Inscrição, disponível na página do Processo Seletivo PIN até o dia 31 de outubro.
É obrigatório possuir e informar o número do CPF emitido pela Receita Federal Brasileira.
Ao preencher o formulário de inscrição, o candidato deverá, além de informar os dados pessoais:
- Optar por uma opção de inscrição conforme item 1.3.1 deste edital.
- Optar por um único curso dentre os relacionados no item 3 deste edital.
- Informar o ano de conclusão do Ensino Médio de acordo com o histórico escolar referente a esta modalidade de ensino.
Demais informações do processo seletivo exclusivo para povos indígenas no
Edital Nº 611/GR/UFFS/2025.