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EducaçãoPós-Graduação

UFFS iniciará em julho curso de pós com 1.000 participantes de todo o país

Equipe administrativa e pedagógica, responsável pela oferta do curso, reuniu-se nesta quarta-feira no Campus Chapecó

Diretoria de Comunicação Social — 11 de Junho de 2025 — Atualizado em 11/06/2025

UFFS iniciará em julho curso de pós com 1.000 participantes de todo o país

Curso foi lançado oficialmente nesta quarta-feira, dia 11, no encontro da equipe no Campus Chapecó

No dia 1° de julho iniciarão as atividades do curso de pós-graduação lato sensu Aperfeiçoamento para Gestores Escolares na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral: Adolescências em Diálogo. Trata-se de um curso ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), por meio do Programa Escola das Adolescências, do Ministério da Educação (MEC), com 1.000 vagas para cursistas das cinco regiões do Brasil.

Inicialmente, a proposta era a realização de um projeto-piloto do curso, com a oferta de 600 vagas para os três estados da região sul. Porém, com o andamento dos trabalhos, surgiu a proposta do MEC de expansão da oferta para todo o país, com a ampliação das vagas para 1.000, distribuídas em 200 para cada uma das cinco regiões. O desafio foi aceito pela equipe do projeto, que agora trabalha na seleção dos cerca de 1,6 mil inscritos.

O curso será totalmente on-line e, entre as atividades, terá encontros síncronos às quintas-feiras, às 19h, que ficarão gravados para os cursistas. Serão trabalhados quatro módulos, com carga horária total de 180 horas e previsão de término em dezembro de 2025. Nesta quarta-feira, dia 11 de junho, a equipe responsável pelo curso reuniu-se presencialmente, no Campus Chapecó, para o lançamento oficial da curso.

Conforme a coordenadora geral do projeto, a professora Maria Silvia Cristofoli, os trabalhos para a organização do curso iniciaram em outubro de 2024, com a formulação da proposta, a pedido do MEC. Ela destacou que esta é a primeira formação totalmente criada e ofertada pela UFFS, sem a participação de outras instituições, e também a primeira, depois de um intervalo de muitos anos, voltada especificamente aos Anos Finais do Ensino Fundamental. 

Para Maria, a oferta deste curso mostra o potencial da UFFS e também traz visibilidade à Instituição. “É um grande salto que a Universidade dá em termos de formação lato sensu. Mostra que a UFFS não tem fronteiras”, comentou. A chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu, Gesibel Makoski Martins, destacou que este é o maior número de vagas ofertado por um curso lato sensu da UFFS. Ela lembrou que, no âmbito da educação a distância, recentemente foram abertos também cursos em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).

A vice-reitora, Sandra Pierozan, ressaltou que a UFFS é uma universidade comprometida com a formação de professores e este curso é uma prova disso. Ela, que tem acompanhado os trabalhos da equipe, destacou que o curso é resultado de uma construção coletiva, de profissionais capacitados e comprometidos. Sandra enfatizou, ainda, a importância da formação de profissionais da educação voltada às especificidades do atendimento ao público adolescente. 

Da esquerda para a direita: Solange Maria Alves (coordenadora em SC), Márcio Luís Marangon (coordenador no PR), Maria Silvia Cristofoli (coordenadora geral), Sandra Pierozan (vice-reitora), Gesibel Makoski Martins (chefe da Divisão de Pós-Graduação Lato Sensu) e Cleusa Ines Ziesmann (coordenadora no RS)

Equipe

Toda a equipe que trabalha para a oferta do curso é formada por servidores da UFFS. A coordenação geral é da professora Maria Silvia Cristofoli. As coordenações regionais são: no Paraná o professor Márcio Luís Marangon, em Santa Catarina a professora Solange Maria Alves, e no Rio Grande do Sul a professora Cleusa Ines Ziesmann. A coordenação administrativa é do servidor Marcelo Luis Ronsoni. 

Na equipe de tutores são 27 pessoas, sendo 8 professores e 19 técnicos administrativos em educação. Somando a coordenação, equipe pedagógica e equipe administrativa são mais 13 pessoas, sendo 5 professores e 8 técnicos administrativos em educação. 

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