Apresentação
O Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Comunicação e Saúde surge pela demanda em qualificar práticas e discursos da Comunicação relacionada ao campo da Saúde e, sobre a Saúde, no campo da Comunicação. Em sintonia com as políticas nacionais para agilizar e ampliar atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), a especialização considera, ainda, dinâmicas internacionais e interações entre instituições de saúde e empresas. Assim, nossa proposta é inovadora para a região do Planalto Médio (RS), área de abrangência da UFFS Passo Fundo.
Além disso, ao empreender estudos, propor reflexões e debates sobre os processos culturais, estéticos e de sentidos que dizem respeito ao Humano e as Tecnologias em interação neste campo (CS) de disputas por legitimidade de narrativas, o Curso fomenta e otimiza recursos humanos capazes de planejar, desenvolver, criticar coerentemente e aprimorar processos cotidianos das práticas profissionais na interface Comunicação e Saúde.
O curso é trabalhado por docentes de diversas instituições (UFFS, UFSM, Hospitais, Clínicas médicas) e das áreas de Comunicação, Medicina, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Ciência Política, entre outras.
A Especialização em Comunicação e saúde é produto de atividades de ensino, pesquisa e extensão que vêm ocorrendo no âmbito do Campus Passo Fundo da UFFS, como:
a) Módulo optativo CS (Ensino) nas graduações em Medicina e Enfermagem,
b) Grupo de Pesquisa – Certificado CNPq - Comunicação, Saúde, Educação e Tecnologias (CSET) ao qual estão vinculados diversos Projetos de pesquisa;
c) 1º Seminário de Comunicação e Saúde UFFS PF (disponível na “TV Fronteira” da UFFS);
d) O podcast “Diga Saúde com a UFFS”, produzido por estudantes e docentes da UFFS PF e Erechim, disponível no Spotify;
e) O CLEPS: Clube de leituras sobre o Médico Escritor-Comunicador Moacyr Scliar, entre outras produções e eventos que vem promovendo a cultura de Comunicação e Saúde com a comunidade acadêmica e o público.
Turno: Noturno Duração: 12 meses Modalidade: Presencial
Público-alvo: Graduados em curso superior reconhecido pelo Ministério da Educação, das áreas da saúde, da comunicação social e áreas afins.
Vagas: 30 vagas