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Fluxos e Formulários


1. MATRÍCULA

Formulário de matrícula

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2. ESTÁGIO DOCÊNCIA 

INÍCIO - para solicitação do estágio de docência devem ser enviados:

- Requerimento de estágio docência - O aluno preenche o requerimento abaixo, devidamente preenchido e atentando para as exigências de início e fim do estágio. A secretaria, ao receber o pedido, desde que devidamente fundamentado, adiciona Estágio de docência como se fosse uma disciplina. 

- Plano de curso - do componente curricular em que o estágio será realizado (extraído diretamente do Sigaa pelo professor supervisor).

FINAL - ao final do estágio de docência, é necessário que o estudante tenha um relatório final em que conste a aprovação, assinada pelo orientador, a ser analisada pela Comissão de Bolsas. Encaminha para sec.ppgel@uffs.edu.br.



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3. APROVEITAMENTO DE DISCIPLINA - CCR

3.1 Para solicitar aproveitamento de créditos de CCR cursada isolada no PPGEL: 

- O discente envia a solicitação para a secretaria do PPGEL (sec.ppgel@uffs.edu.br)


- O secretário envia os documentos à Coordenação.3. Coordenação devolve à Secretaria com o despacho no formulário. Secretaria envia para a Divisão de Controle e Registro Acadêmico - DCRA por email, para ser implantado no SPG. 

3.2 Para solicitar aproveitamento de créditos de CCR cursada em outros Programas de Pós-Graduação (na UFFS ou noutras instituições):

1. O discente envia a solicitação para a secretaria do PPGEL (sec.ppgel@uffs.edu.br), com os seguintes documentos anexados: 
  • Requerimento de validação de CCRs(preencher digitado e nunca manuscrito); 
  • certificado de conclusão do CCR cursado externamente e o plano de ensino;
  • Plano de Ensino do CCR a ser validado no PPGGEO. 
  • Se cursou CCR em outro programa de Mestrado da UFFS, deve acrescentar Atestado de Desempenho Acadêmico (que pode ser obtido no portal do aluno). 
  • Os arquivos em PDF não poderá exceder 09 MB em cada email; 


2. Para validar mais de uma disciplina, envia-las individualmente, uma em cada email. 

3. A Secretaria confere e envia à Coordenação. 

4. Coordenação devolve à Secretaria com o despacho Ad Referendum no formulário.  A secretaria insere na pauta da reunião de Colegiado. 

5. Secretaria envia para DCRA por email, para ser implantado no SPG.

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4. ATIVIDADES CURRICULARES COMPLEMENTARES - ACC'S

O Discente encaminha para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) o Formulário de Validação de ACC's + Comprovantes.   

- O Formulário e os comprovantes devem estar compilados em arquivo único no formato PDF. Documentos enviados de forma inadequada não serão encaminhados à comissão de análise de ACC's do Programa. 

- A comissão emite parecer deferindo ou indeferindo a solicitação. Se houver deferimento, a Secretaria lança no SGP as ACC's e avisa o aluno.  

 - O aluno deve conferir no sistema se há o lançamento das ACC's (60 horas- 4 créditos)

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5. VALIDAÇÃO DE PROFICIÊNCIA

5.1 O pedido de validação é protocolado na Secretaria, por email sec.ppgel@uffs.edu.br que confere a documentação: (formulário + comprovante certificado e/ou declaração com a aprovação), o formulário deve ser digitado e nunca manuscrito, e o arquivo em PDF não poderá exceder 09 MB; 

5.2 A Secretaria confere a documentação e faz o registro no sistema.

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6. DOCUMENTOS BOLSAS



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7. REQUERIMENTO DE BANCA 

7.1 O Discente encaminha para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) o seguinte dossiê contendo:  

 I)Formulário para solicitação de exame de qualificação de dissertação OU tese - DISCENTE.    

          Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICAÇÃO DE DISSERTAÇÃO - Discente  

          Formulário para solicitação de EXAME DE QUALIFICACÃO DE TESE - Discente   

ATENÇÃO: O formulário para solicitação de exame de qualificação de tese, indica também o envio de: Comprovante de aceite ou de publicação de texto vinculado à linha de pesquisa, sendo:  

( ) artigo em revista com Qualis B2 ou superior;  OU ( ) capítulo de livro em editora com conselho editorial.   

II) Currículo lattes não documentado, atualizado nos últimos 30 dias;   

III) Atestado de desempenho acadêmico atualizado (ter cursado as disciplinas previstas no Regimento do Programa; ter computado o número de ACC's obrigatórias);   

IV) Versão atualizada da dissertação/tese;   

V) Certificado de proficiência em Língua estrangeira. 

Caso o aluno já tenha enviado o Certificado de proficiência em Língua estrangeira para a Secretaria e esse esteja lançado no SGP (após deferimento da Coordenação do Programa), não é preciso reenviar, pois já constará no Atestado de desempenho acadêmico.  OBS:  * Em caso de aproveitamento de aprovação em exame de proficiência de língua estrangeira obtida durante o PS ou em PS anterior ao ingresso como aluno regular no Programa, cabe ao aluno formalizar por e-mail a solicitação de aproveitamento.  

* A Turma de doutorado 2021/2 não fez a prova de proficiência junto com o Processo Seletivo. Por isso, antes do exame de qualificação, precisam comprovar proficiência em duas línguas estrangeiras. Conforme Regimento do Programa, art. 48 - II-  A língua inglesa é uma das línguas obrigatórias para o Doutorado. III – A outra língua obrigatória para o Doutorado poderá ser francês, espanhol, alemão ou italiano.  

* Mais informações sobre proficiência, em: Fluxos e formulários - Proficiência.     


7.2 Junto ao dossiê do aluno, deve ser enviado o Requerimento para exame de qualificação de dissertação OU tese - DO ORIENTADOR e o seu Currículo lattes, não documentado, atualizado nos últimos 30 dias. 

Qualificação ou defesa de dissertação ou tese - Docente - Requerimento do docente 

Prorrogação de prazo (qualificação e defesa) - Requerimento para pedido de prorrogação de prazo Qualificação/Defesa de Dissertação/Tese 

Pós-banca - Modelo de dissertação/tese  e - Termo de permissão de acesso ao documento

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8. ENTREGA da Versão Final da DISSERTAÇÃO OU TESE e DIPLOMAÇÃO

8.1 Entrega da versão final de dissertação ou tese:

O aluno encaminha à secretaria do programa (sec.ppgel@uffs.edu.br) a documentação a seguir: 

- Formulário para entrega de versão final de dissertação ou tese - devidamente preenchido e assinado; ATENÇÃO: O formulário para entrega de dissertação ou tese, indica também o envio de um artigo. Caso o artigo não tenha sido publicado, é preciso um e-mail do orientador, aprovando o artigo que está sendo entregue/enviado.

Termo de permissão de acesso ao documento - devidamente preenchido e assinado;

Versão final de Dissertação ou Tese: com ficha catalográfica e página de aprovação com as assinaturas dos membros da banca.  

               Modelo de dissertação e paginação  (versão 2024)   

               Formulário para entrega de versão final de tese

**OBS- O envio da documentação acima, não caracteriza o pedido de Diplomação. 


8.2 Solicitação do DIPLOMA

O aluno encaminha SEPARADAMENTE (em PDF) Envia para a Secretaria do Programa (sec.ppgel@uffs.edu.br), os documentos digitalizados:

-  REQUERIMENTO DE DIPLOMAÇÃO -Após a banca e a entrega da versão final de dissertação/tese, o aluno acessa o Requerimento de Diplomação, preenche e assina para envio à Secretaria -

- Declaração de Nada Consta da biblioteca (Clique AQUI para saber como obter). Solicita para a biblioteca a verificação de pendências: 

        a) se houver pendências, regularizar situação; 

        b) caso não haja pendências, seguir para a próxima etapa. 

- Certidão de Nascimento/Casamento

- CPF

- RG

- Diploma de Graduação OU Mestrado 

- Histórico de Graduação OU Mestrado 

- Atestado de Desempenho Acadêmico (está no Portal do Aluno. CCR ‘Dissertação’ deve aparecer como Aprovado) 

*IMPORTANTE: Após a emissão do Diploma e Histórico acadêmico, a a Secretaria avisa o aluno. O prazo mínimo para a emissão do diploma é de 60 (noventa) dias - INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 4/PROGRAD/UFFS/2020 .

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9. DOCUMENTOS ACADÊMICOS DIVERSOS 

9.1 Requerimento de trancamento e destrancamento  

9.2 Pedido de prorrogação de prazo de defesa de dissertação

9.3 Requerimento de Substituição de Orientação

9.4 Requerimento de pedido de coorientação 

9.5 Cancelamento de CCR, ajuste de matrícula e mudança de orientador 

9.6 Emitir nada consta no Pergamum - Biblioteca 

9.7 Tutorial para acesso- Biblioteca

Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 11.234.780/0003-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
Caixa Postal 253,
Realeza, PR
CEP 85770-000
Tel. (46) 3543-8300
CNPJ 11.234.780/0005-84