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A interface do PPGEL com a Educação básica acontece por meio de projetos de pesquisa e de extensão, coordenados pelos docentes do programa, com participação de alunos de graduação e pós-graduação. Salienta-se que muitos desses projetos são financiados com recursos de fundos institucionais de fomento à pesquisa, extensão e formação com bolsas para alunos graduandos.

EM ANDAMENTO:


Ler educar: formação continuada de professores da rede pública de SC


2013 - Atual

Descrição: Este projeto, Edital 049/2012/CAPES/INEP do Programa Observatório da Educação sob o número 21231, focalizou ações relacionadas às práticas leitoras em escolas públicas de Santa Catarina, com vistas a intervir, por meio da formação continuada dos docentes, no ensino das competências em leitura, pelos sujeitos envolvidos no processo de escolarização básica e obrigatória. Visando à compreensão da realidade para intervir de modo qualificado, identificam-se as concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes às práticas pedagógicas, aos materiais didáticos utilizados, aos projetos das escolas, aos documentos oficiais (DCNs, PCNs, Propostas Curriculares Estadual e Municipais (Criciúma, Florianópolis e Chapecó) e Proj. Políticos Pedagógicos das escolas envolvidas. A rede é constituída por docentes dos PPGs em Educação, Linguística e Est. Linguísticos, das Universidades do Extremo Sul Catarinense (UNESC), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal da Fronteira Sul (UFFS). Foram selecionadas (com base no IDEB) 18 instituições de educação básica pública dos municípios de Criciúma, Florianópolis e Chapecó, atingindo diretamente em torno de 360 docentes e, indiretamente, mais de 4000, por meio da formação de multiplicadores. O referencial teórico da proposta concilia contribuições da Psicolinguística (principalmente no que diz respeito à concepção e aprendizagem da leitura), Sociolinguística, Linguística Aplicada e Educação. Coordenadoras do Projeto: Angela C.r Di Palma Back (Unesc-sede), Ana Claudia de Souza (UFSC) e Claudia Finger-Kratochvil (UFFS) Escolas de educação básica participantes: Em Fpolis, E.E.B. América Dutra Machado, Aníbal Nunes Pires, Jurema Cavallazzi, Getúlio Vargas, Hilda Teodoro Vieira e Padre Anchieta. Em Chapecó,E.E.B.Pedro Maciel, Luíza Santin, Nelson Horostecki, Antônio Morandini, Tancredo de Almeida Neves e São Francisco. Em Criciúma,E.E.B Governador Heriberto Hulse e Lindolfo Collor, E.M.E.F.Érico Nonnenmacher e Adolfo Back, E.M.E.I.E.F.Marcílio Dias San Thiago e Oswaldo Hulse.Considerando a relação estabelecida e os dados gerados, o projeto apesar de não ter mais financiamento, ainda continuou em operação. Ao longo desse período, ou seja de 2013 a 2023, temos 1 doutora, 2 doutorandas, 9 mestres(as), contando apenas os membros de UFFS. Decorrentes, ainda desta cooperação entre as instituições, foram a realização da edição do 2. Jorn.Internacional de Alfabetização e 4. Jorn. Nacional, na UFSC, em 2016, parte registrada no livro Diálogos linguísticos para a leitura e a escrita (Souza et.al., 2019), e várias outras parcerias simpósios, comunicações, minicursos em edições seguintes das Jornadas de Alfabetização, a formação e manutenção do grupo de temático Ensino e aprendizagem da (compreensão em) leitura: da educ.básica à educação superior pesquisas, avanços e desafios que tem se encontrado, desde 2014, nas edições do Congresso Ibero-Americano Humanidades,Ciência e Educação, na Unesc, sem contar o número de colaborações em qualificações e defesas de TCCs, dissertações e teses entre os PPGs.CARVALHO, M.G.M.de Leitura e mídia virtual(...)2014. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/83; GERON, K.M. Concepções de leitura e ensino: um estudo diagnóstico com professores do projeto"Ler Educar-OBEDUC". 2016. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/757; MULINARI,E.T.N.Estratégia de aquisição lexical(..)2014. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/774. PEROZA, O.T. Ensinar e aprender a ler: projetos de leitura na escola. 2019. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3245. POLLI,V. Relações entre as estratégias de construção da competência lexical e a compreensão leitora(..)2014. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/772. RIBEIRO,C. Estudo da compreensão leitora de futuros professores: análise de resumos produzidos por estudantes de graduação no projeto OBEDUC "Ler Educar". 2016. https://rd.uffs.edu.br/handle/p.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) .

Integrantes: Claudia Finger-Kratochvil - Coordenador / Angela Cristina di Palma Back - Integrante / Ana Claudia de Souza - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Número de produções C, T & A: 31

Programa de Extensão Nos Caminhos da Práxis


2017 - Atual

Descrição: O Programa de Formação Continuada Nos Caminhos da Práxis objetiva ser um espaço de produção e de troca de conhecimentos, compreendido como um processo social que se formula e reconstrói permanentemente, tendo como fim a troca de experiências entre professores da UFFS e de escolas públicas da Educação Básica, a fim de contribuir com processos educativos para a emancipação humana. Destina-se a constituir a atuação da UFFS na formação continuada de professores das redes de educação pública, em acordo de cooperação técnica com os municípios dos estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O acordo visa a operacionalizar o objeto da Chamada Pública sob responsabilidade da PROEC, a ser desenvolvida em parceria com as associações dos municípios ou diretamente com os entes municipais..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Márcia Adriana Dias Kraemer - Coordenador / Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia - Integrante / Rosiane Moreira da Silva Swiderski - Integrante / Ana Carolina Teixeira Pinto - Integrante / Andreia Florêncio Eduardo de Deus - Integrante / Danuce Marcele Dudek - Integrante / Edineia Paula Sartori Schmitz - Integrante / Emerson Martins - Integrante / Fabiana Marreto Secariolo - Integrante / Fernanda Oliveira Lima - Integrante / Gisele Louro Peres - Integrante / Gilson Luis Voloski - Integrante / Jackson Luis Martins Cacciamani - Integrante / Leomar Rippel - Integrante / Letiere Cabreira Soares - Integrante / Marcos Antônio Beal - Integrante / Marcos Roberto da Silva - Integrante / Mariane Inês Ohlweiler - Integrante / Sandra Maria Wirzbicki - Integrante / Viviane Scheibel de Almeida - Integrante / Caroline Zanotto – Integrante.

Ensino e aprendizagem de pronúncia de língua inglesa


2017 - Atual

Descrição: O projeto contempla estudos relacionados ao ensino e aprendizagem de pronúncia em língua inglesa com foco na inteligibilidade tendo diversas variáveis, como: crenças e hábitos de professores e alunos; uso de formas reduzidas e influência na capacidade de compreensão oral; influência do idioleto em desvios de pronúncia que prejudicam a comunicação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Melissa Gallego Campos Bettoni - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 5

SINTAXES Grupo de Estudos Gramaticais


2018 - Atual

Descrição: Este projeto busca trazer contribuições tanto teóricas, quanto práticas para a formação do profissional do curso de Letras, tendo como base a reflexão sobre o papel da Linguística atual na teoria e na sala de aula. Aproximar os estudos acadêmicos da prática docente, quebrando "tabus" sobre o ensino de gramática e disseminar o entendimento sobre o que é língua e quais são os "tipos de gramáticas" existentes são conceitos que o professor de língua portuguesa, ou mesmo todo cidadão, precisa ter em mente para não reproduzir falácias como "não sei língua portuguesa" mesmo sendo um falante nativo da língua. Dessa forma, o grupo de estudos realizará atividades de discussões teóricas e elaborará atividades práticas para um melhor desenvolvimento das experiências do aluno, como discente do curso, e ainda possibilitará um amadurecimento profissional, dando mais confiança e suporte para esse futuro professor de Língua portuguesa do Ensino Fundamental e Médio..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Ani Carla Marchesan - Integrante / Aline Peixoto Gravina - Coordenador / Greici Moratelli Sampaio - Integrante / Gustavo Henrique Silva Von Ah - Integrante / Atelli Gulliti Alesi da Rocha - Integrante / Bruna Marzullo Fonseca - Integrante / Mateus Scariot - Integrante / Thyago Camargo Chaves - Integrante / CASSIANO SCHIMELFENIG - Integrante / MAYARA ZAVALSKI FIORI - Integrante / CRISTIANO ROGERIO GAIO – Integrante.

A história do ensino de línguas na região de abrangência da UFFS- Chapecó SC


2018 - Atual

Descrição: O projeto de pesquisa A HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA UFFS- CHAPECÓ SC caracteriza-se por estabelecer um processo de troca e interlocução entre pesquisadores da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), as escolas e os profissionais da educação no ensino básico. Objetiva- se descrever e analisar como e quais são os saberes que funcionam na constituição e (trans)formação do ensino das disciplinas de Línguas, investigando como o fazer pedagógico vem sendo afetado pelas condições de produção socioeconômicas e acadêmicas vigentes em cada momento histórico, bem como se as concepções teórico-conceituais- metodológicas que têm servido de base para propostas de ensino e que norteiam os documentos oficiais têm ressonâncias nas materialidades discursivas que constituem o discurso sobre o ensino de línguas das/nas escolas públicas estaduais na região de abrangência da UFFS/Chapecó-SC. Ancoramo-nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (AD) em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL) e nosso percurso de análise se fará a partir da constituição de arquivo documental-institucional em que tomaremos como corpus o discurso sobre o ensino de língua portuguesa, registrado em materiais como: planejamentos, diários de classe, e se fará, também, por meio da coleta de entrevistas com professores que atuaram e atuam no ensino de línguas ou estejam ainda em formação..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .

Integrantes: Mary Neiva Surdi da Luz - Coordenador / Marcia Ione Surdi - Integrante / Tamiris Machado Gonçalves - Integrante / Charliane Carla Tedesco de Camargo - Integrante / Alana Capitanio - Integrante / Juliane Morona - Integrante / Irene Cristina Kohler - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3

Por uma educação plurilinguística / para o plurilinguismo


2020 - Atual

Descrição: O projeto ter por objetivo conhecer e refletir sobre uma educação voltada ao plurilinguismo, considerando que vivemos numa sociedade multilíngue, multiétnica e multicultural. Estudos que já realizamos a mais de 10 anos no Oeste Catarinense ligados ao projeto Altas das Línguas em Contato na Fronteira - Oeste Catarinense vem deixando evidente que vivemos numa sociedade multilíngue, que temos muitos indidivíduos bi-plurilinguês, que há grupos linguísticos mais representativos que outros, mas que as variedades de alemão e italiano são as mais representativas. Outro pouco a destacar é que fica evidente que o preconceito linguístico é praticado, muitas vezes, por desconhecimento e que ele dera uma grande perda na aquisição ou aprendizagem de mais de uma língua precocemente na família, como também na escola. Por fim, descobrimos com a prática de pesquisa, extensão e ensino, que a escola-família e a sociedade em geral necessitam de um trabalhado de estudo, experimentação e mudanças de atitude no que diz respeito às línguas brasileiras, pois todas são legítimas e seiginifcativas , especialmente, para os seus falantes..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Cristiane Horst - Coordenador / Simone Raquel Bernieri - Integrante / Letícia Cunha Zamaro - Integrante / Naiara Letícia Valentini - Integrante / Gabriel Rodrigues de Figueredo - Integrante / Janaina Pizolotto - Integrante / Ângela Ríboli Merisio – Integrante.

O ensino de gramática na Educação Básica sob um enfoque gerativista: da teoria à prática


2020 - Atual

Descrição: Na última década, estudos em linguística formal têm se debruçado a desenvolver propostas que contribuam para o ?ensino? de gramática, dado o fato de que a reformulação dessas práticas de ensino na Educação Básica é urgente e necessária (PILATI, 2019). Em vista disso, este subprojeto de pesquisa objetiva discutir as definições de funções sintáticas de sentenças simples (como sujeito, objeto e adjunto) do português brasileiro e fornecer propostas renovadoras para o seu ?ensino? em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental, sob um enfoque gerativista. As propostas de atividades didáticas serão aplicadas, primeiro, em um turma de Letras, do CCr ?Estudos da língua portuguesa III: morfossintaxe?, cuja ementa prevê a análise sintática das sentenças simples. Só depois de feitos os ajustes necessários é que as propostas, na forma de oficina, serão aplicadas à turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Chapecó-SC. Dessa forma, espera-se que este subprojeto de pesquisa impacte, positivamente, não apenas as novas gerações de graduandos em Letras que participarão da pesquisa (como bolsista/voluntário e/ou como participante), mas também para a melhora na qualidade das propostas de ?ensino? de gramática e no desenvolvimento intelectual dos alunos da Educação Básica envolvidos na pesquisa..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes: Ani Carla Marchesan - Coordenador / Aline Peixoto Gravina - Integrante / Gustavo Henrique Silva Von Ah - Integrante / Atelli Gulliti Alesi da Rocha - Integrante / Caroline Valerius - Integrante / Sheila Margareth de Sousa – Integrante.

Educação em linguagem: enfoque nos percursos formativos nas esferas escolar e acadêmica


2020 – Atual

Descrição: Este projeto guarda-chuva abarca investigações que tenham como foco questões relacionadas à educação em linguagem na Educação Básica e/ou no Ensino Superior. Nesse sentido, o projeto contempla estudos sobre formação e atuação de professores de linguagem; educação para leitura e vivências com o ato de ler; processos de ensino e aprendizagem da produção textual, bem como outras questões relacionadas ao letramento acadêmico e ao ensino e à aprendizagem das práticas de linguagem..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .

Integrantes: Aline Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / Anderson Jair Goulart - Integrante / Suziane Mossmann – Integrante.

Os desafios da educação em linguagem no cenário instaurado pela pandemia da Covid-19


2020 - Atual

Descrição: Este projeto de pesquisa, vinculado à área de Linguística Aplicada, abarca investigação relacionada ao agir docente em língua portuguesa na educação básica. O foco da pesquisa são os desafios incorporados a esse agir docente no estado de Santa Catarina diante do cenário de distanciamento social instaurado devido à pandemia da Covid-19. Nesse sentido, o projeto organiza-se a partir da seguinte questão de pesquisa: Considerando o cenário de distanciamento social instaurado devido à pandemia da Covid-29 e à implementação de aulas a distância para a educação básica, quais são os desafios incorporados ao fazer docente em língua portuguesa na rede pública estadual de ensino em Santa Catarina? Sob o ponto de vista teórico, a pesquisa ancora-se nos ideários vigotskiano e bakhtiniano, os quais enfatizam a centralidade da relação intersubjetiva para o processo de desenvolvimento dos sujeitos tomando a língua como elemento fundamental. São consideradas, também, teorizações sobre ambientes de aprendizagem on-line e Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) na relação com a educação. O projeto demanda procedimentos metodológicos que implicam pesquisa qualitativa (MASON, 2002), com a utilização de pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada como instrumentos para a geração de dados. Os participantes serão professores de língua portuguesa que atuam na educação básica em escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Santa Catarina. Para a análise dos dados, utilizaremos as diretrizes delineadas, sob ancoragem histórico-cultural, por Correia (2017)..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / Anderson Jair Goulart - Integrante / Suziane Mossmann – Integrante.

Nós: falas pretas e indígenas em escuta discursiva


2021 - Atual

Descrição: Neste projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos, além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas, especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se como potencial para estabelecer instâncias significativas de ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho que põe em relação o político e o científico, condição de possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos ?sobre o sujeito?, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b) ?discursos do sujeito?, a partir de narrativas negras e indígenas orais, gravadas em áudio/vídeo; produzidas pelos participantes do estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro, escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades (ORLANDI, 2017)..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Integrante / Mary Stela Surdi - Integrante / Irene Cristina KOHLER - Integrante / Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia - Coordenador / Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de Mattos - Integrante / LEANDRO MACHADO RIBEIRO NUNES - Integrante / Ana Maria da Silva - Integrante / Geslline Giovana Braga - Integrante / Maria do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - Integrante / Raquel Terezinha Rodrigues - Integrante / Ana Paula Pereira Ferreira - Integrante / Jéssica de Andrade Gusso - Integrante / Ana Lady da Silva - Integrante / Diorgenes de Moraes Correia Alves - Integrante / Estela Aparecida Damião - Integrante / Eveline do Rocio Santos de Oliveira - Integrante / Gisele Angelina Bassani - Integrante / Kelen Vanzin Moura da Silva - Integrante / Lavoisier Almeida dos Santos - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Linguística e Ensino de Gramática: interseções de uma aprendizagem teórica e prática Fase II


2022 - Atual

Descrição: O presente projeto pretende abarcar temas na área da Linguística que tratem tanto de aspectos analíticos e descritivos, quanto de aspectos práticos que perpassem pelos estudos teóricos gramaticais e pelo ensino gramatical. Especificamente pretende-se seguir uma teoria formal de estudo de gramática, na vertente gerativista, mas aos mesmo tempo permitir a inserçãode projetos que possam estar vinculados às análises e descrições de fenômenos sintáticos na prática escolar. Pesquisasdemonstram, como Pilati (2017), que o ensino de gramática, da forma como vem sendo praticado, não tem contribuído nem para acompreensão dos fenômenos gramaticais, nem para a formação de cidadãos confiantes em seu saber gramatical tácito e em suacapacidade de expressão linguística. Dessa maneira, vem à tona uma necessidade de criar formas alternativas às formastradicionais de ensino de língua portuguesa e, ao mesmo tempo, é imprescindível a pesquisa de fenômenos linguísticos a partir deuma abordagem teórica formal como suporte para novos pensares no ensino escolar. Portanto, esse projeto maior serádesenvolvido a partir de pesquisas linguísticas no âmbito gramatical que abarquem questões teóricas, desde abordagens comaspectos descritivos às análises mais avançadas, com o intuito de contribuir com o conhecimento científico na área da linguísticaformal e trabalhos que abarquem questões sobre o ensino de gramática, especificamente, discutindo sobre formas alternativas àsmetodologias tradicionais de ensino, trazendo abordagens diferenciadas para a educação básica. Metodologicamente, pretende-seconsolidar o grupo de estudos SINTAXES para fomentar e incentivar um maior número de interessados na área formal,proporcionando uma maior produção de trabalhos de Monitorias, Iniciações Científicas, projetos de TCC. Ademais, projetos de mestrado e doutorado também estarão vinculados a este projeto maior a fim de produzir pesquisas mais maduras sobre os temaspropostos e, assim, estabelecer uma maior interação e coerência nas pesquisas produzidas pelos membros desse projeto. Por fim,espera-se consolidar um bom número de produções na área de estudos sintáticos e na perspectiva sobre novas alternativas deensino gramatical nas escolas, formando educadores mais confiantes e conscientes de sua própria produção linguística..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Aline Peixoto Gravina - Coordenador / Ani Carla Marchesan - Integrante / Mayara Zavalski Fiori - Integrante / Cristiano Rogério Gaio - Integrante / SUZANE TEREZA DOS SANTOS ZUCHELLI – Integrante.

Língua, identidade e formação de professores: parte II


2023- atual

Descrição: Este projeto guarda-chuva - de longa duração (2023 a 2030) é continuidade do projeto guarda-chuva anterior, intitulado Ser-estar-entre-línguas: língua, identidade e formação de professores, visto ainda haver subprojetos em andamentos que discutem essa temática, sob nossa coordenação, tais como: projetos interinstitucionais, pesquisas de iniciação cientifica, pesquisas de mestrado e de doutorado. Com isso em vista, o objetivo geral deste projeto é analisar representações de língua(s) que emergem em corpora vinculados (direta ou indiretamente) a diferentes níveis de ensino na região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó/SC para, então, discutir consequências ao ensino-aprendizagem e à formação de professores. Consiste em discutir traços de identificação que permitam compreender como os sujeitos se constituem na e pela linguagem, dado o constante ser-estar entre línguas-culturas, relação com o outro, ou seja, com os diversos grupos de identitários que habitam o espaço escolar. Como delimitação da população-alvo, estabelecemos como recorte, trabalhar com grupos considerados minoritários e que, marcadamente, apresentam uma relação entre-línguas-culturas, tais como: imigrantes e seus descendentes, refugiados, indígenas. Metodologicamente, cada uma das etapas e públicos-alvo deste projeto, pode ser desenvolvido por projetos integrados específicos. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: 1) discurso sobre a(s) língua(s) e sobre o sujeito, coletados por meio de levantamento documental sobre políticas linguísticas instituídas; documentos que regem a educação no país, tais como Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Proposta Curricular de Santa Catarina - PCSC, projetos pedagógicos; textos veiculados por diferentes mídias, tais como jornais (impressos e televisivos), mídias virtuais. O objetivo dessa coleta de documentos de arquivo - do discurso sobre - é compreender como produzem efeitos no imaginário sobre as línguas e sobre os sujeitos; 2) discurso do sujeito sobre a(s) língua(s), coletados por meio de questionário semi-estruturado; de entrevista oral, gravada em áudio; de textos diversos gêneros produzidos pelos participantes da pesquisa. Do ponto de vista teórico, situamo-nos na interface da análise do discurso com teorias que abordem o sujeito em sua constituição linguística, histórica e social. Em decorrência disso, no entremeio dos estudos discursivos, buscamos uma concepção de sujeito que contemple a heterogeneidade e a contradição que lhe é inerente, como também as determinações histórico-sociais permeadas pelo desejo e pelo inconsciente que lhe são próprias. A importância desta pesquisa consiste em compreender quem é esse sujeito inserido espaço entre-línguas-culturas e como o contato entre grupos de identidades diversas, marcados por línguas e culturas diferentes, produzem marcas na constituição identitária/subjetiva deste sujeito e, por sua vez, consequências para o processo de ensino e de aprendizagem..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador / Mary Stela Surdi - Integrante / Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de Mattos - Integrante / Andréia Aparecida Signori - Integrante / Laura Hanauer - Integrante / Grazieli e Almeida Canalle - Integrante / Bianca Obregon Fazioni – Integrante.

Aquisição/aprendizagem de línguas e fenômenos relacionados


2023 - Atual

Descrição: Este projeto guarda-chuva visa a reunir pesquisas sobre processos relacionados à aquisição/aprendizagem de português como primeira língua (L1) e de segundas línguas (L2) (inglês, francês, espanhol, etc.). O projeto acolherá estudos linguísticos formais, privilegiando a aquisição/aprendizagem da fala (aquisição fonológica típica e atípica, representação do processamento fonológico, interação da gramática com outros componentes da cognição, interação da fonologia e da escrita, variação na aquisição), e estudos linguísticos aplicados (processos de aprendizagem de língua estrangeira, metodologias de ensino, formação de professores, políticas públicas). Poderão ser feitas pesquisas com seres humanos (coleta de dados de fala, coleta de dados sociodemográficos e sociolinguísticos) e também estudos de revisão. Como proposta inicial de investigação, prevemos uma pesquisa sobre o processo de aquisição fonológica de Português Brasileiro (PB), que incluirá coleta de dados longitudinal com crianças de desenvolvimento normal (típico) entre 2:0 e 5:111 anos de idade. Objetiva-se comparar os resultados com a literatura, de modo a identificar e descrever, na população participante do estudo, os padrões e a cronologia de aquisição da fala em língua materna/primeira língua (INGRAM, 1989; SANTOS, 2008; MATZENAUER, 2019; MARTINS; MARIANO, 2020; MATZENAUER; MIRANDA; FREITAS, 2021; RIBAS et al, 2022), respeitadas as diferenças individuais de desenvolvimento de cada criança..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Athany Gutierres - Coordenador / Aline Almira Morbach - Integrante / Jéssica Alberti Giaretta - Integrante / Fabriti Sokolowski - Integrante / Bárbara Farias da Silva - Integrante / Sabrina Zamin – Integrante.

O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E A COMPETÊNCIA LEXICAL: PROPOSTA DE CONTINUIDADE E DESDOBRAMENTOS NA INVESTIGAÇÃO DE SUAS RELAÇÕES


2023 - Atual

Descrição: A alfabetização, a leitura e a escritura formam um conjunto complexo de processos multifacetados que ultrapassam as fronteiras do ensino básico, chegando ao universitário. Pesquisas e avaliações nacionais e internacionais têm apontado as fragilidades da literacia e a necessidade de ampliar o conhecimento a respeito dos diferentes processos envolvidos no processamento e aprendizagem da língua escrita e formas de contribuição para a tarefa que se põe, no séc. XXI, como um direito do cidadão (SALDAÑA, 2023). Este trabalho tem por objetivo estudar a (compreensão em) leitura e suas relações neuro-socio-psico-linguísticas (PINTO, 2019). Buscamos investigar as habilidades linguísticas, sociais e cognitivas (e metacognitivas) de leitura em diversas situações e esferas de uso da comunicação escrita e seus diferentes meios (CLINTON, 2019) com participantes de diferentes faixas etárias - acadêmicos das licenciaturas e professores da educação básica, estudantes em fase de alfabetização e em desenvolvimento de habilidades superiores, cognitivas e linguísticas. Assim, algumas frentes de trabalho têm sido estabelecidas. Entre elas: 1 O estudo da relação entre compreensão em leitura e aquisição de conhecimento lexical, a) revisitando os dados (FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER, 2018) em banco em sistematização, construção e ampliação, à luz das novas pesquisas a respeito da (compreensão em) leitura quanto de outros temas relacionados como a competência lexical e seu papel para a compreensão leitora (PERFETTI, 2007, 2014; STAFURA; PERFETTI, 2017), b) revisando e acrescendo os instrumentos (PEDROTTI; TREVISAN; FINGER-KRATOCHVIL, 2019); 2 A investigação de processos iniciais da literacia por estudantes da escola básica, bem como o desenvolvimento e a construção das habilidades necessárias para a compreensão em leitura, considerando estudantes em diferentes etapas da escolarização e, também, as mudanças apresentadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; 3 A necessidade de apropriação de conhecimento e uso de Processamento de Linguagem Natural para a continuidade dos trabalhos (SALTON et al., 2013; CROSSLEY et al., 2014; JURAFSKY; MARTIN, 2014; 2018). Esses desdobramentos permitirão novas aplicações em pesquisa, na docência, na formação de professores (formação inicial e continuada), ampliando a compreensão a respeito do tema complexo e muito importante à sociedade brasileira..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .

Integrantes: Claudia Finger-Kratochvil - Coordenador / Giancarlo Dondoni Salton - Integrante / Luciane Baretta - Integrante / FRANCINE CRISTINE GARGHETTI – Integrante.

Programa Extensões em Letras


2023 - Atual

Descrição: O Programa Extensões em Letras tem por objetivo proporcionar um espaço acadêmico para a integralização de 10 (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil do Curso de Graduação em Letras Português e Espanhol Licenciatura em atividade de extensão realizada de forma interprofissional e interdisciplinar, integrada a diferentes setores da sociedade. Com início em março de 2023, o programa conta com 4 projetos de extensão: (i) Teletandem: aproximação entre línguas e culturas, (ii) Uma abordagem multi e intercultural no ensino de línguas na rede pública de ensino de Chapecó e Guatambu, (iii) Metáfora verde e (iv) Literatura como saúde: ações de leitura de textos literários para sujeitos em situação de vulnerabilidade. Tais projetos serão abarcados nas disciplinas Projeto de extensão I, II, III e IV, ofertadas da 7 à 10 fases do Curso de Letras, e são articuladores do trabalho de extensão dos demais componentes curriculares da fase em que ocorrem. Espera-se que as atividades de extensão proporcionadas por este Programa possam qualificar a experiência docente ao serem completadas as 380h de extensão curricular, previstas na matriz do Curso.

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Morgana Fabiola Cambrussi - Coordenador / Maria José Laiño - Integrante / Luciano Melo de Paula - Integrante / Alejandra Maria Rojas Covalski – Integrante.

Adamastor: laboratório de criação de jogos didáticos


2024 - Atual

Descrição: O projeto se constitui como espaço de leitura e diálogo de obras literárias de diversos contextos em confluência com uma abordagem dinâmica pautada pela adaptação interativa. Se a humanidade, ao longo de sua história, continuamente convive com o espaço lúdico de criação imaginária, tanto na literatura e nas artes em geral, quanto na promoção de divertimentos e divagações, a união desses dois campos se dispõe como possível estratégia de ensino-aprendizagem não somente no ambiente escolar, mas em todos os espaços de formação humana, social e cultural. Os caminhos de ampliar a experiência de leitura são muitos, mas o exercício adaptativo para um ambiente lúdico de jogo estimula quem lê a se engajar no universo literário, descobrindo nuances e estabelecendo caminhos de interpretação que muito somam ao ato de ler. Além disso, na produção de um jogo com temática literária, uma série de conhecimentos e associações se mobilizam em quem cria o jogo, indo desde a leitura propriamente dita, até a elaboração de regras e antecipação de movimentos e dinâmicas de jogo..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) .

Integrantes: Saulo Gomes Thimóteo - Coordenador / Willian Cecato dos Santos - Integrante / Luan Emanuel Lupattini – Integrante.

Um professor lê: diálogos virtuais de literatura


2024 - Atual

Descrição: A literatura se constrói em metamorfoses. Da leitura do livro, os caminhos de interpretação se tornam tão diversos quanto os leitores existentes. Acompanhando isso, os meios de divulgação de análise literária, com vistas a socializar a leitura e a buscar a ampliação de repertório literário, ampliam-se cada vez mais, incorporando as novas tecnologias e explorando a criatividade de professores e alunos. Nesse sentido, o projeto Um professor lê: diálogos virtuais de literatura, criado em 2017, dedica-se à interação com textos literários a partir de uma linguagem didática, que explora aspectos formais e de conteúdo, de contexto e de conexões com outras leituras. Para essa temporada, intitulada Sonhos de além-mar, o enfoque será na literatura portuguesa do século XX, uma vez que tal produção, para o público brasileiro em geral (e mesmo acadêmico), na grande maioria, restringe-se a Fernando Pessoa e José Saramago. Dessa forma, a apresentação de autores e obras literárias de Portugal, na forma de podcasts vinculados ao projeto, propõe-se como ação de integração da cultura em língua portuguesa..

Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Saulo Gomes Thimóteo - Coordenador / Luana Boiani Leite - Integrante / Gabriel Leal Santos - Integrante / Fátima Grubler - Integrante / Saulo da Paz Timoteo – Integrante.

ENCERRADOS:


QUEM NARRA NOSSAS VIDAS? ESCRITA DE SI DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CHAPECÓ


2012 - 2016

Descrição: O projeto de pesquisa ?QUEM NARRA NOSSAS VIDAS? ESCRITA DE SI DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CHAPECÓ? é vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Linguagem, discurso e subjetividade? e integra a linha de pesquisa ?Práticas discursivas e subjetividades? do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. A ideia inicial surgiu de diálogos empreendidos entre os professores coordenadores do projeto e duas alunas do Curso de Letras da UFFS, que são alunas das disciplinas ?Linguística aplicada ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa? e ?Literatura Brasileira III?, ministradas cada uma por um dos proponentes deste projeto. Tem por objetivo analisar os dispositivos produtores de subjetividade acionados por jovens de uma escola de periferia de Chapecó nas narrativas de suas trajetórias de leitura, a partir do aporte teórico da análise do discurso. Nossa investigação baseia-se no pressuposto de que o sujeito é constituído através de durante o processo interlocutivo, cuja referência é sempre o discurso do outro. As noções basilares a serem discutidas ao longo do estudo são: narrativa, leitura, posição-sujeito, identificação, memória, história, dispositivos que produzem sujeitos. Metodologicamente, o corpus da pesquisa se constitui de narrativas escritas e orais de jovens de uma escola de periferia urbana de Chapecó. Inicialmente, responderão a um questionário semi-estruturado, com 23 questões que abordam aspectos sócio-econômicos e práticas de leitura; na segunda etapa, produzirão um texto escrito sobre a sua história de leitura; na terceira, será realizada entrevista gravada em áudio, pautada em regularidades presentes no primeiro texto, em um movimento de ressignificação de sua própria narrativa. Tal recorte justifica-se, pois objetivamos, com esta pesquisa, contribuir à reflexão do processo de formação do sujeito e dar voz e vez às narrativas de enunciadores que, muitas vezes, têm a sua voz silenciada, tomadas historicamente como ?vozes in-fames?, sem fama, silenciadas pelo lugar social que ocupam. Interessam-nos as possibilidades de compreender representações e práticas de leituras de jovens em situação de exclusão para problematizar o papel da leitura na formação integral do sujeito..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador.

Número de produções C, T & A: 1

Quem narra nossas vidas? Escrita de si de alunos da educação básica de Chapecó/SC


2013 - 2015

Descrição: O projeto ?Quem narra nossas vidas? Escrita de si de alunos da educação básica de Chapecó/SC? é vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Linguagem, discurso e subjetividade? e integra o linha de pesquisa ?Práticas discursivas e subjetividades?, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Estudos Linguísticos, e está em andamento com uma bolsa de inciação científica aprovada no edital 160/UFFS/2012. A ideia inicial surgiu de diálogos empreendidos entre os professores coordenadores do projeto e duas alunas do Curso de Letras da UFFS, que são alunas das disciplinas ?Linguística Aplicada ao ensino e à aprendizagem da Língua Portuguesa? e ?Literatura Brasileira III?, ministradas cada uma por um dos proponentes deste projeto. Tem como objetivo analisar os dispositivos produtores de subjetividade acionados por jovens de uma escola de periferia de Chapecó nas narrativas de suas trajetórias de vida, a partir do aporte teórico da análise de discurso. Nossa investigação baseia-se no pressuposto de que o sujeito é constituído através e durante o processo interlocutivo, cuja referência é sempre o discurso do outro. As noções basilares a serem discutidas ao longo do estudo são: narrativa, leitura, posição-sujeito, identificação, memória, história, dispositivos que produzem sujeitos. Metodologicamente, o corpus de pesquisa se constitui de narrativas escritas e orais dos jovens de uma escola de periferia urbana de Chapecó. Inicialmente, produzirão um texto escrito, seguido de entrevista pautada em regularidades presentes no primeiro texto, em um movimento de ressignificação de sua própria narrativa. Tal recorte justifica-se, pois objetivamos, com esta pesquisa, contribuir à reflexão do processo de formação do sujeito e dar voz e vez às narrativas de enunciadores que, muitas vezes, têm a sua voz silenciada, vozes in-fames. Interessam-nos as possibilidades de compreender representações e práticas de leituras de jovens em situação de exclusão para problematizar o papel da leitura na formação.

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador / Valdir Prigol - Integrante.

Financiador(es): Bolsas de Iniciação Científica - UFFS – Bolsa.

A formação de professores da Educação Básica da região sudoeste do Paraná e a constituição de um Centro de memórias: o caso da microrregião de Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Bom Jesus do Sul e Pérola d'Oeste


2014 - 2016

Descrição: A ausência de informações sistematizadas sobre a formação de professores na região do Sudoeste do Paraná motivou a realização do presente projeto de pesquisa. Objetiva-se investigar a história das escolas (do campo e urbanas) e a formação de professores a partir de suas memórias e das epistemologias de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, haja vista a necessidade de investigarmos a constituição das escolas e suas práticas educativas nos municípios que compõem essa região para então investir no processo de formação de professores e na organização de um Centro de Memórias. Um dos recortes da presente pesquisa refere-se às cidades da microrregião de Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Bom Jesus do Sul e Pérola d Oeste, porém futuramente se pretende atingir todos os municípios da região sudoeste do Paraná. Para tanto iremos utilizar de duas ferramentas metodológicas na pesquisa: a coleta de depoimentos orais e histórias de vida no caso dos ex-professores, gestores e alunos e a aplicação de um questionário para os docentes das escolas estaduais que estão em atividade docente. Além disso, pretende-se coletar, tratar e analisar documentos diversos como material didático, fotografias, anotações diversas de professores e alunos, documentos escolares, brinquedos e outros. A expectativa com a constituição de um centro de memórias é de contribuir para formar uma massa documental que permita subsidiar as pesquisas atuais e futuras sobre a formação de professores da região. A partir da pesquisa tem-se o propósito de conhecer as experiências e práticas docentes para melhor qualificar os alunos em formação nas licenciaturas; dar visibilidade ao processo de formação de professores em uma perspectiva que conceba as relações histórico-sociais, econômicas e culturais. Pretende-se utilizar a coleta de depoimentos orais e histórias de vida como meio de investigar a trajetória da formação docente na região, bem como a constituição de uma prática docente que revela muitos elementos importantes para pensar a formação inicial e continuada de professores na região..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Marilene Aparecida Lemos - Coordenador / Cristiane de Quadros - Integrante / Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia – Integrante.

A formação inicial de professores de língua portuguesa no sul brasileiro: relações entre currículo e documentos oficiais


2014 - 2018

Descrição: O presente trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o currículo de Cursos de Letras, voltados à formação de professores de língua portuguesa e ofertados em universidades públicas, e os documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa nos estados que compõem a região sul brasileira. Ancoramo-nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha francesa (AD) em diálogo com a História das Ideias Linguísticas (HIL) e nosso percurso de análise se fará a partir da constituição de um arquivo documental em que tomaremos como corpus de análise documentos oficiais, documentos institucionais como projetos de curso, programas de ensino e ementas de componentes curriculares de Cursos de Letras, em funcionamento em instituições públicas de ensino superior, nos estados da região sul. Entendemos que compreender como se constituem as relações entre os saberes que compõem os currículos dos Cursos de Letras e os saberes que sustentam os documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa nos levará também à compreensão de como se dá o funcionamento da relação entre as instituições responsáveis pela formação inicial de professores e a educação básica, de modo a contribuir no (re)estabelecimento de diálogos entre os espaços de formação e os espaços de atuação docente..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Mary Neiva Surdi da Luz - Coordenador / MARY STELA SURDI - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.

Ser-estar-entre-línguas-culturas: políticas linguísticas e educação de estudantes indígenas em Chapecó/SC


2016 - 2018

Descrição: Esta pesquisa tem como foco analisar representações de língua(s) que emergem em narrativas de estudantes indígenas na região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó/SC para, então, discutir consequências ao ensino. Consiste em discutir traços de identificação que permitam compreender como os sujeitos indígenas , inseridos em diferentes níveis de ensino, se constituem na e pela linguagem, dado o constante ser/estar entre línguas-culturas, relação com o outro, ou seja, com os diversos grupos de identitários que habitam o espaço escolar..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador / Gabriele de Aguiar - Integrante / Estela Damião - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3

Formação Continuada de Professores Anos Iniciais do Ensino Fundamental


2017 - 2017

Descrição: No âmbito do projeto ?Formação Continuada de Professores ? Anos Iniciais do Ensino Fundamental?, foram realizados cinco encontros formativos com os professores da Escola de Educação Básica Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago, totalizando-se 40h de formação continuada, conforme datas, temáticas e ministrantes listados: a. 07/06/2017, Dicionários Escolares: Uma Proposta De Ensino Do Léxico Para O Ensino Fundamental, Me. Cintia Marangoni Menezes; b. 28/06/2017, Aprendizagem como vício: o uso de games na sala de aula, Dr. Fernando Da Silva; c. 15/08/2017, Ninguém mais gosta de brincar? A relação da criança com o gênero publicidade: alguns aspectos metodológicos, Dra. Maria José Laiño; d. 29/08/2017, Preconceito linguístico na escola, Dra. Cláudia Andrea Rost Snichelotto e Dra. Aline Gravina; e. 29/09/2017, Projeto Pedagógico Interdisciplinar E Bonecas Abayomi No Ensino Fundamental: Ferramentas Para Uma Educação Antirracista, Mestranda Alice Ribeiro Dionizio. Cada um desses encontros foi precedido de um estudo dirigido. Com 15 dias de antecedência, os professores/cursistas recebiam um material de estudo que subsidiava o encontro formativo. Os professores/cursistas deveriam ler o material e fazer as atividades propostas pelo professor formador. Esse instrumento tinha dois propósitos: (a) atestar o estudo do cursista e o cumprimento da carga horária de leitura e (b) ser um orientador para o estudo dirigido. Na data da formação, o palestrante (professor formador) tinha cerca de uma hora para fazer uma fala teórica e expositiva sobre o material de estudo previamente lido. Posteriormente, o professor formador apresentava atividades práticas pertinentes ao assunto, voltadas para a aplicação em sala de aula, com debates no grande grupo. Essa parte não poderia exceder uma hora e trinta minutos. Por fim, como encerramento da formação de cada dia, os cursistas elaboravam atividades práticas de acordo com a atividade do dia e as socializaram entre os colegas. Essas atividades foram recolhidas com o intuito de elaborar um portfólio para devolução à escola que servirá de material de apoio para estes e futuros professores..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Morgana Fabiola Cambrussi - Coordenador / Ani Carla Marchesan - Integrante / Suélen Alessandra Barro - Integrante / Keli Salí Schepaniak - Integrante / Genessi Aparecida Schvartz de Fante DallAgnol – Integrante.

2ª Formação Continuada de Professores: anos iniciais do Ensino Fundamental


2018 - 2018

Descrição: O projeto ?2ª Formação Continuada de Professores ? anos iniciais do ensino fundamental? apresentou ações que promoveram uma articulação direta entre conhecimentos profissionais e prática docente, visando o desenvolvimento de metodologias para aplicação desses saberes e o atendimento a demandas da realidade imediata de ensino dos sujeitos professores em formação continuada. Esse projeto buscou, portanto, dar continuidade à formação de professores, oferecendo aos docentes momentos de estudo estruturado, com articulação entre teoria e prática do fazer docente, por meio de atividades e reflexões, além de troca de experiências vivenciadas pelos participantes. Nesses termos, o projeto propiciou formação continuada aos professores que estão atuando em sala de aula na rede estadual de ensino de Chapecó-SC e também a professores em formação. A metodologia contemplada foi a de realização de encontros formativos, divididos entre momentos de estudo prévio, individual e dirigido, seguidos de encontros em grupo, com exposição teórica acerca de tópicos estudados e, em seguida, com atividades práticas feitas em grupo e socialização dos resultados pelo compartilhamento de propostas pedagógicas..

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Morgana Fabiola Cambrussi – Coordenador.

PIBID Letras - Campus Chapecó


2018 - 2019

Descrição: O núcleo PIBID Letras - Língua Portuguesa faz parte do subprojeto interdisciplinar Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) que está sendo desenvolvido nos Campi Chapecó, Cerro Largo e Realeza, da UFFS. O PIBID torna-se uma importante política pública para a promoção da qualificação dos futuros professores (pibidianos), dos docentes da Educação Básica (os supervisores) e dos alunos das escolas participantes do programa..

Situação: Concluído; Natureza: Ensino.

Alunos envolvidos: Graduação: (25) .

Integrantes: Aline Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / CRISTIANE HORST - Integrante / ANI CARLA MARCHESAN - Integrante / CLAUDIANE FREO - Integrante / Atelli Gulliti Alesi Rocha - Integrante / Maria Helena F. da L. Andrighi - Integrante / Maria Cecília Halmenschlager Konzen - Integrante / Greici M. Sampaio - Integrante / Elizandra Anzolin - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.

Ser-estar-entre-línguas-culturas: língua, identidade e formação de professores


2018 - 2023

Descrição: Este projeto guarda-chuva - de longa duração - tem como foco analisar representações de língua(s) que emergem em narrativas de alunos e professores em diferentes níveis de ensino na região de abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó/SC para, então, discutir consequências ao ensino-aprendizagem e à formação de professores. Consiste em discutir traços de identificação que permitam compreender como os sujeitos se constituem na e pela linguagem, dado o constante ser/estar entre línguas-culturas, relação com o outro, ou seja, com os diversos grupos de identitários que habitam o espaço escolar. Como delimitação da população-alvo, estabelecemos como recorte, trabalhar com grupos considerados minoritários e que, marcadamente, apresentam uma relação entre-línguas-culturas, tais como: imigrantes e seus descendentes, refugiados, indígenas. Metodologicamente, cada uma das etapas e públicos-alvo deste projeto, pode ser desenvolvido por projetos integrados específicos. Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos: 1) discurso sobre a(s) língua(s) e sobre o sujeito, coletados por meio de levantamento documental sobre políticas linguísticas instituídas; documentos que regem a educação no país, tais como Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Proposta Curricular de Santa Catarina - PCSC, projetos pedagógicos; textos veiculados por diferentes mídias, tais como jornais (impressos e televisivos), mídias virtuais. O objetivo dessa coleta de documentos de arquivo - do discurso sobre - é compreender como produzem efeitos no imaginário sobre as línguas e sobre os sujeitos; 2) discurso do sujeito sobre a(s) língua(s), coletados por meio de questionário semi-estruturado; de entrevista oral, gravada em áudio; de textos diversos gêneros produzidos pelos participantes da pesquisa. Do ponto de vista teórico, situamo-nos na interface da análise do discurso com teorias que abordem o sujeito em sua constituição linguística, histórica e social. Em decorrência disso, no entremeio dos estudos discursivos, buscamos uma concepção de sujeito que contemple a heterogeneidade e a contradição que lhe é inerente, como também as determinações histórico-sociais permeadas pelo desejo e pelo inconsciente que lhe são próprias. A importância desta pesquisa consiste em compreender quem é esse sujeito inserido espaço entre-línguas-culturas e como o contato entre grupos de identidades diversas, marcados por línguas e culturas diferentes, produzem marcas na constituição identitária/subjetiva deste sujeito e, por sua vez, consequências para o processo de ensino e de aprendizagem..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador / Mary Stela Surdi - Integrante / Estela Damião - Integrante / Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de Mattos - Integrante / Andréia Aparecida Signori - Integrante / Grazielli Alves Almeida Canalle - Integrante / LEANDRO MACHADO RIBEIRO NUNES - Integrante / Laura Hanauer - Integrante.

Financiador(es): Bolsas de Iniciação Científica da UFFS - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 10

A COMPREENSÃO EM LEITURA E A COMPETÊNCIA LEXICAL: PROPOSTA DE CONTINUIDADE E DESDOBRAMENTOS NA INVESTIGAÇÃO DE SUAS RELAÇÕES


2018 - 2022

Descrição: Os desafios existentes no processo de ensino-aprendizagem da lectoescritura são muitos e diversos, e ultrapassam as fronteiras do ensino básico, chegando ao ensino universitário. Várias pesquisas (IPMN - INAF, 2001-2005; 2007-2018; FINGER-KRATOCHVIL; BARETTA; KLEIN, 2005) e avaliações nacionais e internacionais e.g., Inaf, Pisa, Enem, Prova Brasil têm apontado a fragilidade da competência leitora e a necessidade de ampliar o conhecimento e formas de resolução do problema. Este trabalho tem por objetivo estudar a compreensão em leitura e as relações entre as estratégias de aquisição do conhecimento lexical (desenvolvimento da competência lexical) e a compreensão em leitura. Valendo-nos de abordagem psicolinguística, buscamos investigar, em banco de dados já construído (MENDES; FINGER-KRATOCHVIL, 2016; FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER, 2018) e em ampliação, as habilidades (cognitivas e metacognitivas) de compreensão em leitura, inicialmente, de acadêmicos e, em especial, de acadêmicos das licenciaturas e professores da educação básica, lembrando da educação formal como um todo. Para isso, algumas frentes de trabalho têm sido estabelecidas. Entre elas, o estudo da relação entre compreensão em leitura e aquisição de conhecimento lexical, a) revisitando os dados de experimento anterior obtido por meio de Protocolos Verbais e do Translog (FINGER-KRATOCHVIL, 2010), à luz das novas pesquisas a respeito da competência lexical e seu papel para a compreensão leitora (PERFETTI, 2007, 2014), b) revisando e acrescendo os instrumentos, alguns já validados estatisticamente em trabalho anterior, buscando ampliar a sua profundidade e foco no léxico e compreensão leitora e desenvolver interfaces amigáveis para a aprendizagem. Paralelamente, com base nos resultados de pesquisas realizadas (FINGER-KRATOCHVIL, 2010; FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER, 2016; SCHEFFER; FINGER-KRATOCHVIL, 2016; FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER, 2018), visamos revisar, ampliar e aprofundar a qualidade e quantidade de textos e atividades propostas no material didático elaborado para o momento de ensino-aprendizagem da compreensão em leitura e das estratégias de conhecimento do léxico. Outra frente de trabalho relaciona-se à apropriação e uso de Processamento de Linguagem Natural para trabalhos relacionados à análise do processamento do discurso, observando de forma mais acurada os corpora e desenvolvendo novas ferramentas (CROSSLEY et al., 2014; JURAFSKY; MARTIN, 2014; 2018). Trabalhos iniciados em 2013, apontam para a validade ecológica e importância desse desenvolvimento para os trabalhos com o banco de dados, especialmente, avaliação e estatísticas (SALTON et al., 2013). Esses desdobramentos, em suas diversas frentes, permitirão novas aplicações em pesquisa, na docência, na formação de professores (formação inicial e continuada) a respeito do tema, oportunizando a construção de conhecimentos e habilidades importantes para a compreensão em leitura e aprendizagem da modalidade escrita, tema caro à sociedade brasileira..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Claudia Finger-Kratochvil - Coordenador / Patricia Trevisan - Integrante.

Número de produções C, T & A: 3

Programa Residência Pedagógica: SubProjeto Lingua Espanhola e Língua Portuguesa


2018 - 2020

Descrição: A residência pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática do aluno de licenciatura em Letras Português e Espanhol em ambiente escolar visando à vivência e experimentação de situações concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática. Durante e após a imersão o residente será estimulado a refletir e avaliar sobre sua prática e relação com a profissionalização do docente escolar, para registro em relatório e contribuir para a avaliação de socialização de sua experiência como residente. Esse material será utilizado pela UFFS para inovar o estágio curricular de seus cursos de licenciatura..

Situação: Concluído; Natureza: Ensino.

Alunos envolvidos: Graduação: (21) .

Integrantes: Claudia Andrea Rost Snichelotto - Coordenador / Morgana Fabíola Cambrussi - Integrante / Angela Luzia Garay Flain - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.

Estudos Dialógicos da Linguagem: contribuições para pesquisas em linguística aplicada nos contextos escolares e não- escolares


2018 - 2022

Descrição: A abordagem dialógica da linguagem, sustentada pelos estudos do Círculo de Bakhtin, tem ganhado espaço dentro das pesquisas contemporâneas inscritas na área da Linguística Aplicada, as quais têm procurado traçar diferentes perspectivas de investigação, sempre focadas nas práticas sociais de uso da linguagem. Estamos cientes, portanto, que já existe um amplo campo de estudos ancorados pelos escritos de Bakhtin e do Círculo. Todavia, entendemos que ainda é preciso angariar esforços no sentido de aprofundar esses estudos para tornar tal perspectiva teórica mais próxima possível daqueles que trabalham/pesquisam a linguagem imbricada à constituição do sujeito. Por isso, o projeto que propomos sustenta-se no tema Estudos dialógicos da linguagem e organiza-se com o seguinte propósito: Aprofundar aspectos temáticos dos escritos do Círculo e de suas (re)enunciações em estudos contem-porâneos, na perspectiva de alargar/aprofundar conhecimentos que possibilitem ampliar as possibilidades de pesquisas sustentadas por essa abordagem teórica. Trata-se, assim, de uma proposta de projeto interinstitucional, inscrita na área da Linguística Aplicada, que abarca pes-quisadores de diferentes Universidades (UNIOESTE, UEM, UNESPAR, UEL, UEPG, UNICENTRO, UENP, UTFPR, UFSC, UFPA, UFT, UFFS), visando o encorpamento de vozes para promover a concepção dialógica da linguagem em diferentes abordagens metodológicas de pesquisa que poderão contemplar, dentre outros subtemas: a) aprofundamento teórico de temas como dialogismo, discurso, ideologia, alteridade, excedente de visão, signo social e ideológico, campo de atividade humana, gênero discursivo e seus elementos constituintes, dimensão extraverbal e verbo-visual dos gêneros, texto/enunciado, método sociológico, entonação, valoração, dentre outros igualmente relevantes; b) análise de gêneros discursivos de diversas campos de atividade humana; c) análise do discurso materializado nos gêneros discursivos; d) elaboração de propostas didáticas para o trabalho com os gêneros nas práticas de leitura, oralidade, produção textual e/ou análise linguística em contexto escolar; e) formação (inicial e continuada) de professores da Educação Básica. Entendemos que, com esse projeto, ampliaremos as possibilidades de gerar conhecimentos/produtos que alcancem, com mais eficácia, resultados robustos de pesquisa em Linguística Aplicada em contextos escolares e não-escolares..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Márcia Adriana Dias Kraemer - Coordenador / Terezinha da Conceição Costa-Hübes - Integrante / Carmen Teresinha Baumgartner - Integrante / Mariângela Lunardelli - Integrante / Mirian Schröder - Integrante / Luciana Vedovato - Integrante / Rosangela Oro Brocardo - Integrante / Leliane Regina Ortega - Integrante / Adriana Beloti - Integrante / Adriana Delmira Men-des Polato - Integrante / Neluana Leuz de Oliveira Ferragini - Integrante / Cláudia Valéria Doná HilA - Integrante / Lilian Cristina Buzato Ritter - Integrante / Renilson José Menegassi - Integrante / Neil Armstrong Franco - Integrante / Claudia Nascimento - Integrante / Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh - Integrante / Cristiane Malinoski Pia-naro Angelo - Integrante / Marilucia dos Santos Domingos Striquer - Integrante / Rodrigo Acosta Pereira - Integrante / Márcia Cristina Greco Ohuschi - Integrante / Nívea Rohling - Integrante / Ângela Francine Fuza - Integrante / Lívia Chaves de Melo - Integrante / Denize Terezinha Teis – Integrante.

AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA


2019 - 2022

Descrição: Os indicadores do PISA, Saeb e INAF, divulgados nas últimas décadas, mostram que os brasileiros apresentam dificuldades para compreender o que leem. De acordo com dados do Relatório do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) de 2018, por exemplo, 3 em cada 10 brasileiros (29%), entre 15 e 64 anos, são analfabetos funcionais, assim caracterizados por apresentar muita dificuldade para fazer uso da escrita, da leitura e das operações matemáticas no cotidiano, sendo capazes de reconhecer informações em cartazes, folhetos e realizar operações aritméticas simples com valores superiores às centenas. Outrossim, 71% dos brasileiros (7 entre 10 brasileiros) podem ser considerados funcionalmente alfabetizados, sendo que destes, 34% se enquadram no nível elementar, 25% no nível intermediário e apenas 12% no nível proficiente (AÇÃO EDUCATIVA; INAF, s.d.), comprovando que a maioria dos brasileiros têm dificuldade para compreender o que leem. Diante deste cenário, que apresenta pouca (ou nenhuma) mudança na última década, faz-se necessário que os estudos acerca da compreensão leitora, ancorados nos fundamentos da psicolinguística e da linguística aplicada ao ensino de línguas, se façam presentes nas escolas e nos cursos de licenciatura. Tendo-se em vista que já temos conhecimento da fragilidade do material didático (BARETTA, 2019) e das estratégias que os estudantes acreditam se utilizar (ou não) durante a leitura de diferentes textos (SOUZA; BARETTA, 2018), é fundamental investigar quais são, de fato, os procedimentos (estratégias) adotados pelos estudantes ao ler um texto. Dessa forma, o objetivo deste projeto de pesquisa é dar continuidade para a construção do retrato da compreensão leitora nas escolas. Nesta etapa da pesquisa, o principal enfoque está na elaboração de instrumentos para a verificação da compreensão em leitura de diferentes gêneros textuais, em língua materna e língua estrangeira, inglês, de estudantes de Educação Básica de escolas de Guarapuava. Tendo como pano de fundo os dados coletados, desenvolve-se, paralelamente, outras possibilidades de pesquisa: (a) verificação das competências e habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, em termos de processamento cognitivo, trazidas na bagagem dos estudantes do curso de Letras da UNICENTRO, futuros professores de língua no ensino fundamental e médio; (b) avaliação das competências e habilidades de leitura desenvolvidas/aprimoradas (em termos de processamento cognitivo) pelos estudantes durante o curso de Letras. Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados (testes de leitura, protocolo verbal, i.e., verbalização dos pensamentos ocorridos durante e/ou após a execução das tarefas de leitura propostas para investigação), tem-se como proposta os seguintes encaminhamentos: elaboração de materiais específicos para o ensino e desenvolvimento da habilidade da leitura, através do ensino da língua e da literatura e cursos de capacitação para professores atuantes e/ou em formação com enfoque nos aspectos instrucionais envolvidos na habilidade da leitura. À medida que resultados parciais forem analisados e sistematizados, eles serão disseminados em congressos e eventos específicos à área e publicados em periódicos especializados. Além disso, as orientações de Iniciação Científica, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado, serão direcionadas nesta mesma proposta de pesquisa, originando outras formas de divulgação dos resultados..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Luciane Baretta - Coordenador / Marcia Volani Cordova de Oliveira - Integrante / Rodrigo Zentil Maito - Integrante / Vinicius Iubel Orízio - Integrante / Priscila Alvina Martins Kosloski - Integrante / Cristian Nahum Donha Liberato - Integrante / Gisele Cordeiro da Silva - Integrante.

Número de produções C, T & A: 24

Observatório da Educação - Obeduc


2019 - 2020

Descrição: O Programa Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela CAPES/INEP, integra o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras - Mestrado e Doutorado -, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) , campus de Cascavel, coordenado pela Prof.ª Dr.ª Terezinha da Conceição Costa-Hübes. Leia mais: https://obeduc.webnode.com/.

Situação: Concluído; Natureza: Extensão.

Integrantes: Márcia Adriana Dias Kraemer - Integrante / Terezinha da Conceição Costa-Hübes – Coordenador.

A transposição didática da Semântica Argumentativa como perspectiva enunciativo-discursiva para o ensino de língua


2020 - 2022

Descrição: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 tem produzido grandes movimentos nos espaços educacionais. Nesse cenário, o objetivo desta pesquisa é verificar quais habilidades estabelecidas pela BNCC, para o ensino de Língua Portuguesa, podem ser qualificadas a partir da transposição didática da Semântica Argumentativa. A pesquisa apresenta caráter interinstitucional, uma vez que está vinculada ao projeto de pesquisa Transposição didática da Teoria dos Blocos Semânticos para o ensino da compreensão leitora na Educação Básica, coordenado pela Profa Dra Tânia Maris de Azevedo com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido na Universidade de Caxias do Sul ? UCS. Além da parceria interinstitucional, a pesquisa pode ser justificada pela projeção da ponte entre duas premissas almejadas pela BNCC: tomar o texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas como abordagens teóricas. Inicialmente, a metodologia de trabalho será a pesquisa bibliográfica, pelo caráter de investigação teórica e documental. Já para a descrição e explicação dos fenômenos linguísticos, será utilizado o método da simulação proposto por Oswald Ducrot e colaboradores e pode-se recorrer a aplicação dos instrumentos elaborados para verificação da validade dos mesmos na qualificação das habilidades propostas pela BNCC. Ao final da pesquisa espera-se que a elaboração de instrumentos-modelos fundamente as atividades escolares a fim de que o ensino de língua contribua para a proficiência dos alunos nas diferentes situações de interação social..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréia Inês Hanel Cerezoli - Coordenador.

Da palavra à imagem: ações de adaptação de sermões do padre António Vieira para Histórias em Quadrinhos


2019 - 2021

Descrição: Os sermões do padre António Vieira são considerados obras de grande interesse literário, devido à sua cadência verbal, seus jogos de imagens, ideias e conceitos, como se fosse um texto em fluidez que se constrói aos olhos do leitor. No Ensino Médio, os estudantes têm contato com a história da literatura em língua portuguesa de modo linear e, no caso de Vieira, apresentado juntamente às primeiras manifestações literárias brasileiras (o Barroco), muitas vezes tal interação fica prejudicada pelo rebuscamento da linguagem em associação com o modo de ensino nessa etapa da formação. Nesse sentido, utilizando-se dos processos de adaptação, é possível dar nova roupagem à obra vieiriana, ilustrando os raciocínios de argumentação e as alegorias e exemplos dados em forma de História em Quadrinhos (HQs). Com isso, esta pesquisa pretende aprofundar-se em conceitos como os de adaptação, intermidialidade, além de uma maior compreensão sobre a Lógica, a Retórica e a Metáfora, como elementos constitutivos do pensamento e estrutura verbal do jesuíta. Da mesma forma, articulando esses conceitos com a linguagem verbal e não verbal das HQs, é possível construir um caminho inovador para dar a conhecer um padre Vieira sempre atual para novos leitores..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (1) .

Integrantes: Saulo Gomes Thimóteo - Coordenador / Nauhanna Soares Gonçalves – Integrante.

Leitura nos livros do ensino médio: o lugar da compreensão leitora


2021 - 2022

Descrição: A leitura é uma das competências a serem qualificadas no trabalho com língua portuguesa na educação básica. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 orienta que o ensino de língua portuguesa tome o texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas como abordagens teóricas. Nesse contexto, a pesquisa Leitura nos livros do ensino médio: o lugar da compreensão leitora ? vinculada ao projeto guarda-chuva ? A transposição didática da Semântica Argumentativa como perspectiva enunciativo-discursiva para o ensino de língua ? tem como objetivo verificar quais são as habilidades contempladas nas atividades de leitura propostas em um livro didático de língua portuguesa no ensino médio (três anos). A fundamentação teórica contempla Flores e Teixeira (2005) para discutir ao universo das teorias enunciativo-discursivas; Ducrot (2005) para orientar o campo da Semântica Argumentativa como teoria enunciativa; Azevedo (2015) para fundamentar os níveis de leituras e as habilidades envolvidas em cada etapa. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental, com análise quantitativa e qualitativa dos resultados. Uma das hipóteses da pesquisa é que o foco das atividades de leitura contemple aspectos estruturais em detrimento aos aspectos linguísticos. Outra hipótese é a de que o trabalho linguístico tenha foco na localização de informações explícitas no discurso ou, excluindo o nível da compreensão leitora, passe para o nível de interpretação do discurso. A hipótese é de que os resultados orientem para as reais necessidades que exigem a transposição didática da Semântica Argumentativa para o ensino de língua..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Andréia Inês Hanel Cerezoli - Coordenador / Ana Carolina Martins da Silva - Integrante / Angela Aparecida dos Santos Trierveiler - Integrante / Mônica Schmitt da Silva - Integrante / Andrielli Janaína Machado Ribeiro - Integrante.

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Bolsa.

EFEITOS METAFÓRICOS EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO DE TEXTOS


2021 - 2023

Descrição: A finalidade deste projeto é compreender diferentes práticas de apresentação de textos, para melhorá-las em espaços de aprendizagem. Isso leva a cada um dos pesquisadores colaboradores a tomar um corpus como objeto de reflexão para, conjuntamente, de modo articulado, interpretar como metáforas sobre leitura circulam em diferentes práticas de leitura em espaços formais e não formais de aprendizagem. De modo especial, este projeto se justifica por trazer uma proposta de reflexão sobre os efeitos metafóricos em distintos espaços, seja analisando metáforas nos textosliterários clássicos da Literatura Brasileira e/ou explorando obras clássicas das literaturas em Língua Portuguesa, seja interpretando efeitos metafóricos que possam sustentar sentidos sobre leitura em documentos que regem o ensino, tal como a Base Nacional Comum de Formação de Professores (BNCFP), ou compreendendo efeitos de sentido a partir do espaço do museu. Este projeto também poderá trazer uma importante contribuição para os estudos sobre o papel das metáforas de leitura, que neste projeto realçará a escrita dos participantes do Clube de Leitura Travessia e, também, ao buscar promover a produção e o compartilhamento de conhecimento situado sobre linguagem, gênero, sexualidade e juventude a partir da leitura de vivências trans..

Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Graduação: (3) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Integrante / Valdir Prigol - Coordenador / Caroline Mallmann Schneiders - Integrante / Rubi Garcia - Integrante.

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.

PIBID -PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA


2022 - 2024

Descrição: O PIBID Língua Portuguesa campus Chapecó foi executado entre maio de 2022 e abril de 2024. Entre seus princiapsi objetivos está:- Proporcionar aos pibidianos a constituição de um espaço de formação e de reflexão crítica, no qual se propiciará a leitura e a discussão de referenciais teóricos ligados à área da linguagem língua portuguesa (LP) e literatura) e ao seu ensino por meio de encontros com os coordenadores de área e supervisores de escola;- Promover a formação inicial e continuada de profissionais da área da linguagem, a partir da oferta de palestras, oficinas etc., as quais possibilitem a atualização e o desenvolvimento da prática profissional dos docentes e dos profissionais da rede pública de Educação Básica (EB) da região de abrangência dos três campi da UFFS que ofertam o Curso de Letras;- Inserir os pibidianos no ambiente escolar, por meio da aplicação de projetos para/com os alunos daEducação Básica, visando ao desenvolvimento de práticas de linguagem, a partir de atividades voltadaspara competências e habilidades específicas vinculadas aos eixos da oralidade, da leitura, da escrita, dosconhecimentos linguísticos, gramaticais e discursivos, da educação literária e da diversidade linguística;- Incentivar e preparar os pibidianos para o trabalho com literatura em suas diferentes manifestações, afim de possibilitar a apresentação de obras, de autores, de gêneros e de culturas diversas aos alunos daEB.

Situação: Concluído; Natureza: Ensino.

Alunos envolvidos: Graduação: (24) .

Integrantes: Angela Derlise Stübe - Coordenador / Cláudia Finger-Kratochvil - Integrante.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Bolsa.


Campus Cerro Largo

Rua Jacob Reinaldo Haupenthal, 1580, Centro,
Cerro Largo, RS
CEP 97900-000
Tel. (55) 3359-3950
CNPJ: 12.345/0001-12

Campus Chapecó

Rodovia SC 484, km 02,
Bairro Fronteira Sul,
Chapecó, SC
CEP 89815-899
Tel. (49) 2049-2600
CNPJ 11.234.780/0007-46

Campus Erechim

ERS 135, km 72, 200,
Caixa Postal 764,
Erechim, RS
CEP 99700-970
Tel. (54) 3321-7050
CNPJ 11.234.780/0002-31

Campus Laranjeiras do Sul

Rodovia BR 158, km 405,
Caixa Postal 106,
Laranjeiras do Sul, PR
CEP 85319-899
Tel. (42) 3635-0000
CNPJ 11.234.780/0004-01

Campus Passo Fundo

Rua Capitão Araújo, 20,
Centro,
Passo Fundo, RS
CEP 99010-200
Tel. (54) 3335-8514
CNPJ 11.234.780/0006-65

Campus Realeza

Rodovia PR 182, km 466,
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Realeza, PR
CEP 85770-000
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