A interface do PPGEL com a Educação básica acontece por meio de projetos de pesquisa e de extensão, coordenados pelos docentes do programa, com participação de alunos de graduação e pós-graduação. Salienta-se que muitos desses projetos são financiados com recursos de fundos institucionais de fomento à pesquisa, extensão e formação com bolsas para alunos graduandos.
EM ANDAMENTO:
Ler educar: formação
continuada de professores da rede pública de SC
2013 - Atual
Descrição: Este
projeto, Edital 049/2012/CAPES/INEP do Programa Observatório da
Educação sob o número 21231, focalizou ações relacionadas às
práticas leitoras em escolas públicas de Santa Catarina, com vistas
a intervir, por meio da formação continuada dos docentes, no ensino
das competências em leitura, pelos sujeitos envolvidos no processo
de escolarização básica e obrigatória. Visando à compreensão da
realidade para intervir de modo qualificado, identificam-se as
concepções de leitura e de ensino de leitura subjacentes às
práticas pedagógicas, aos materiais didáticos utilizados, aos
projetos das escolas, aos documentos oficiais (DCNs, PCNs, Propostas
Curriculares Estadual e Municipais (Criciúma, Florianópolis e
Chapecó) e Proj. Políticos Pedagógicos das escolas envolvidas. A
rede é constituída por docentes dos PPGs em Educação, Linguística
e Est. Linguísticos, das Universidades do Extremo Sul Catarinense
(UNESC), Federal de Santa Catarina (UFSC) e Federal da Fronteira Sul
(UFFS). Foram selecionadas (com base no IDEB) 18 instituições de
educação básica pública dos municípios de Criciúma,
Florianópolis e Chapecó, atingindo diretamente em torno de 360
docentes e, indiretamente, mais de 4000, por meio da formação de
multiplicadores. O referencial teórico da proposta concilia
contribuições da Psicolinguística (principalmente no que diz
respeito à concepção e aprendizagem da leitura), Sociolinguística,
Linguística Aplicada e Educação. Coordenadoras do Projeto: Angela
C.r Di Palma Back (Unesc-sede), Ana Claudia de Souza (UFSC) e Claudia
Finger-Kratochvil (UFFS) Escolas de educação básica participantes:
Em Fpolis, E.E.B. América Dutra Machado, Aníbal Nunes Pires, Jurema
Cavallazzi, Getúlio Vargas, Hilda Teodoro Vieira e Padre Anchieta.
Em Chapecó,E.E.B.Pedro Maciel, Luíza Santin, Nelson Horostecki,
Antônio Morandini, Tancredo de Almeida Neves e São Francisco. Em
Criciúma,E.E.B Governador Heriberto Hulse e Lindolfo Collor,
E.M.E.F.Érico Nonnenmacher e Adolfo Back, E.M.E.I.E.F.Marcílio Dias
San Thiago e Oswaldo Hulse.Considerando a relação estabelecida e os
dados gerados, o projeto apesar de não ter mais financiamento, ainda
continuou em operação. Ao longo desse período, ou seja de 2013 a
2023, temos 1 doutora, 2 doutorandas, 9 mestres(as), contando apenas
os membros de UFFS. Decorrentes, ainda desta cooperação entre as
instituições, foram a realização da edição do 2.
Jorn.Internacional de Alfabetização e 4. Jorn. Nacional, na UFSC,
em 2016, parte registrada no livro Diálogos linguísticos para a
leitura e a escrita (Souza et.al., 2019), e várias outras parcerias
simpósios, comunicações, minicursos em edições seguintes das
Jornadas de Alfabetização, a formação e manutenção do grupo de
temático Ensino e aprendizagem da (compreensão em) leitura: da
educ.básica à educação superior pesquisas, avanços e desafios
que tem se encontrado, desde 2014, nas edições do Congresso
Ibero-Americano Humanidades,Ciência e Educação, na Unesc, sem
contar o número de colaborações em qualificações e defesas de
TCCs, dissertações e teses entre os PPGs.CARVALHO, M.G.M.de Leitura
e mídia virtual(...)2014. https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/83;
GERON, K.M. Concepções de leitura e ensino: um estudo diagnóstico
com professores do projeto"Ler Educar-OBEDUC". 2016.
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/757; MULINARI,E.T.N.Estratégia
de aquisição lexical(..)2014.
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/774. PEROZA, O.T. Ensinar e
aprender a ler: projetos de leitura na escola. 2019.
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/3245. POLLI,V. Relações entre
as estratégias de construção da competência lexical e a
compreensão leitora(..)2014.
https://rd.uffs.edu.br/handle/prefix/772. RIBEIRO,C. Estudo da
compreensão leitora de futuros professores: análise de resumos
produzidos por estudantes de graduação no projeto OBEDUC "Ler
Educar". 2016. https://rd.uffs.edu.br/handle/p.
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) .
Integrantes: Claudia
Finger-Kratochvil - Coordenador / Angela Cristina di Palma Back -
Integrante / Ana Claudia de Souza - Integrante.
Financiador(es):
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -
Bolsa.
Número de produções
C, T & A: 31
Programa de Extensão
Nos Caminhos da Práxis
2017 - Atual
Descrição: O
Programa de Formação Continuada Nos Caminhos da Práxis objetiva
ser um espaço de produção e de troca de conhecimentos,
compreendido como um processo social que se formula e reconstrói
permanentemente, tendo como fim a troca de experiências entre
professores da UFFS e de escolas públicas da Educação Básica, a
fim de contribuir com processos educativos para a emancipação
humana. Destina-se a constituir a atuação da UFFS na formação
continuada de professores das redes de educação pública, em acordo
de cooperação técnica com os municípios dos estados do Rio Grande
do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. O acordo visa a
operacionalizar o objeto da Chamada Pública sob responsabilidade da
PROEC, a ser desenvolvida em parceria com as associações dos
municípios ou diretamente com os entes municipais..
Situação: Em
andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Márcia
Adriana Dias Kraemer - Coordenador / Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia
- Integrante / Rosiane Moreira da Silva Swiderski - Integrante / Ana
Carolina Teixeira Pinto - Integrante / Andreia Florêncio Eduardo de
Deus - Integrante / Danuce Marcele Dudek - Integrante / Edineia Paula
Sartori Schmitz - Integrante / Emerson Martins - Integrante / Fabiana
Marreto Secariolo - Integrante / Fernanda Oliveira Lima - Integrante
/ Gisele Louro Peres - Integrante / Gilson Luis Voloski - Integrante
/ Jackson Luis Martins Cacciamani - Integrante / Leomar Rippel -
Integrante / Letiere Cabreira Soares - Integrante / Marcos Antônio
Beal - Integrante / Marcos Roberto da Silva - Integrante / Mariane
Inês Ohlweiler - Integrante / Sandra Maria Wirzbicki - Integrante /
Viviane Scheibel de Almeida - Integrante / Caroline Zanotto –
Integrante.
Ensino e aprendizagem
de pronúncia de língua inglesa
2017 - Atual
Descrição: O
projeto contempla estudos relacionados ao ensino e aprendizagem de
pronúncia em língua inglesa com foco na inteligibilidade tendo
diversas variáveis, como: crenças e hábitos de professores e
alunos; uso de formas reduzidas e influência na capacidade de
compreensão oral; influência do idioleto em desvios de pronúncia
que prejudicam a comunicação.
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Melissa
Gallego Campos Bettoni - Coordenador.
Número de produções
C, T & A: 5
SINTAXES Grupo de
Estudos Gramaticais
2018 - Atual
Descrição: Este
projeto busca trazer contribuições tanto teóricas, quanto práticas
para a formação do profissional do curso de Letras, tendo como base
a reflexão sobre o papel da Linguística atual na teoria e na sala
de aula. Aproximar os estudos acadêmicos da prática docente,
quebrando "tabus" sobre o ensino de gramática e disseminar
o entendimento sobre o que é língua e quais são os "tipos de
gramáticas" existentes são conceitos que o professor de língua
portuguesa, ou mesmo todo cidadão, precisa ter em mente para não
reproduzir falácias como "não sei língua portuguesa"
mesmo sendo um falante nativo da língua. Dessa forma, o grupo de
estudos realizará atividades de discussões teóricas e elaborará
atividades práticas para um melhor desenvolvimento das experiências
do aluno, como discente do curso, e ainda possibilitará um
amadurecimento profissional, dando mais confiança e suporte para
esse futuro professor de Língua portuguesa do Ensino Fundamental e
Médio..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Ani
Carla Marchesan - Integrante / Aline Peixoto Gravina - Coordenador /
Greici Moratelli Sampaio - Integrante / Gustavo Henrique Silva Von Ah
- Integrante / Atelli Gulliti Alesi da Rocha - Integrante / Bruna
Marzullo Fonseca - Integrante / Mateus Scariot - Integrante / Thyago
Camargo Chaves - Integrante / CASSIANO SCHIMELFENIG - Integrante /
MAYARA ZAVALSKI FIORI - Integrante / CRISTIANO ROGERIO GAIO –
Integrante.
A história do ensino
de línguas na região de abrangência da UFFS- Chapecó SC
2018 - Atual
Descrição: O
projeto de pesquisa A HISTÓRIA DO ENSINO DE LÍNGUAS NA REGIÃO DE
ABRANGÊNCIA DA UFFS- CHAPECÓ SC caracteriza-se por estabelecer um
processo de troca e interlocução entre pesquisadores da
Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), as escolas e os
profissionais da educação no ensino básico. Objetiva- se descrever
e analisar como e quais são os saberes que funcionam na constituição
e (trans)formação do ensino das disciplinas de Línguas,
investigando como o fazer pedagógico vem sendo afetado pelas
condições de produção socioeconômicas e acadêmicas vigentes em
cada momento histórico, bem como se as concepções
teórico-conceituais- metodológicas que têm servido de base para
propostas de ensino e que norteiam os documentos oficiais têm
ressonâncias nas materialidades discursivas que constituem o
discurso sobre o ensino de línguas das/nas escolas públicas
estaduais na região de abrangência da UFFS/Chapecó-SC.
Ancoramo-nos na perspectiva teórico-metodológica da Análise de
Discurso de linha francesa (AD) em diálogo com a História das
Ideias Linguísticas (HIL) e nosso percurso de análise se fará a
partir da constituição de arquivo documental-institucional em que
tomaremos como corpus o discurso sobre o ensino de língua
portuguesa, registrado em materiais como: planejamentos, diários de
classe, e se fará, também, por meio da coleta de entrevistas com
professores que atuaram e atuam no ensino de línguas ou estejam
ainda em formação..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) .
Integrantes: Mary
Neiva Surdi da Luz - Coordenador / Marcia Ione Surdi - Integrante /
Tamiris Machado Gonçalves - Integrante / Charliane Carla Tedesco de
Camargo - Integrante / Alana Capitanio - Integrante / Juliane Morona
- Integrante / Irene Cristina Kohler - Integrante.
Número de produções
C, T & A: 3
Por uma educação
plurilinguística / para o plurilinguismo
2020 - Atual
Descrição: O
projeto ter por objetivo conhecer e refletir sobre uma educação
voltada ao plurilinguismo, considerando que vivemos numa sociedade
multilíngue, multiétnica e multicultural. Estudos que já
realizamos a mais de 10 anos no Oeste Catarinense ligados ao projeto
Altas das Línguas em Contato na Fronteira - Oeste Catarinense vem
deixando evidente que vivemos numa sociedade multilíngue, que temos
muitos indidivíduos bi-plurilinguês, que há grupos linguísticos
mais representativos que outros, mas que as variedades de alemão e
italiano são as mais representativas. Outro pouco a destacar é que
fica evidente que o preconceito linguístico é praticado, muitas
vezes, por desconhecimento e que ele dera uma grande perda na
aquisição ou aprendizagem de mais de uma língua precocemente na
família, como também na escola. Por fim, descobrimos com a prática
de pesquisa, extensão e ensino, que a escola-família e a sociedade
em geral necessitam de um trabalhado de estudo, experimentação e
mudanças de atitude no que diz respeito às línguas brasileiras,
pois todas são legítimas e seiginifcativas , especialmente, para os
seus falantes..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Cristiane Horst - Coordenador / Simone Raquel Bernieri - Integrante /
Letícia Cunha Zamaro - Integrante / Naiara Letícia Valentini -
Integrante / Gabriel Rodrigues de Figueredo - Integrante / Janaina
Pizolotto - Integrante / Ângela Ríboli Merisio – Integrante.
O ensino de gramática
na Educação Básica sob um enfoque gerativista: da teoria à
prática
2020 - Atual
Descrição: Na
última década, estudos em linguística formal têm se debruçado a
desenvolver propostas que contribuam para o ?ensino? de gramática,
dado o fato de que a reformulação dessas práticas de ensino na
Educação Básica é urgente e necessária (PILATI, 2019). Em vista
disso, este subprojeto de pesquisa objetiva discutir as definições
de funções sintáticas de sentenças simples (como sujeito, objeto
e adjunto) do português brasileiro e fornecer propostas renovadoras
para o seu ?ensino? em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental,
sob um enfoque gerativista. As propostas de atividades didáticas
serão aplicadas, primeiro, em um turma de Letras, do CCr ?Estudos da
língua portuguesa III: morfossintaxe?, cuja ementa prevê a análise
sintática das sentenças simples. Só depois de feitos os ajustes
necessários é que as propostas, na forma de oficina, serão
aplicadas à turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola do
município de Chapecó-SC. Dessa forma, espera-se que este subprojeto
de pesquisa impacte, positivamente, não apenas as novas gerações
de graduandos em Letras que participarão da pesquisa (como
bolsista/voluntário e/ou como participante), mas também para a
melhora na qualidade das propostas de ?ensino? de gramática e no
desenvolvimento intelectual dos alunos da Educação Básica
envolvidos na pesquisa..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Ani
Carla Marchesan - Coordenador / Aline Peixoto Gravina - Integrante /
Gustavo Henrique Silva Von Ah - Integrante / Atelli Gulliti Alesi da
Rocha - Integrante / Caroline Valerius - Integrante / Sheila
Margareth de Sousa – Integrante.
Educação em
linguagem: enfoque nos percursos formativos nas esferas escolar e
acadêmica
2020 – Atual
Descrição: Este
projeto guarda-chuva abarca investigações que tenham como foco
questões relacionadas à educação em linguagem na Educação
Básica e/ou no Ensino Superior. Nesse sentido, o projeto contempla
estudos sobre formação e atuação de professores de linguagem;
educação para leitura e vivências com o ato de ler; processos de
ensino e aprendizagem da produção textual, bem como outras questões
relacionadas ao letramento acadêmico e ao ensino e à aprendizagem
das práticas de linguagem..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) .
Integrantes: Aline
Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / Anderson Jair Goulart -
Integrante / Suziane Mossmann – Integrante.
Os desafios da
educação em linguagem no cenário instaurado pela pandemia da
Covid-19
2020 - Atual
Descrição: Este
projeto de pesquisa, vinculado à área de Linguística Aplicada,
abarca investigação relacionada ao agir docente em língua
portuguesa na educação básica. O foco da pesquisa são os desafios
incorporados a esse agir docente no estado de Santa Catarina diante
do cenário de distanciamento social instaurado devido à pandemia da
Covid-19. Nesse sentido, o projeto organiza-se a partir da seguinte
questão de pesquisa: Considerando o cenário de distanciamento
social instaurado devido à pandemia da Covid-29 e à implementação
de aulas a distância para a educação básica, quais são os
desafios incorporados ao fazer docente em língua portuguesa na rede
pública estadual de ensino em Santa Catarina? Sob o ponto de vista
teórico, a pesquisa ancora-se nos ideários vigotskiano e
bakhtiniano, os quais enfatizam a centralidade da relação
intersubjetiva para o processo de desenvolvimento dos sujeitos
tomando a língua como elemento fundamental. São consideradas,
também, teorizações sobre ambientes de aprendizagem on-line e
Tecnologias de Informação e Comunicação (Tics) na relação com a
educação. O projeto demanda procedimentos metodológicos que
implicam pesquisa qualitativa (MASON, 2002), com a utilização de
pesquisa documental, questionário e entrevista semiestruturada como
instrumentos para a geração de dados. Os participantes serão
professores de língua portuguesa que atuam na educação básica em
escolas públicas da rede estadual de ensino do estado de Santa
Catarina. Para a análise dos dados, utilizaremos as diretrizes
delineadas, sob ancoragem histórico-cultural, por Correia (2017)..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Aline
Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / Anderson Jair Goulart -
Integrante / Suziane Mossmann – Integrante.
Nós: falas pretas e
indígenas em escuta discursiva
2021 - Atual
Descrição: Neste
projeto propomos a composição de um arquivo de narrativas
produzidas por/sobre sujeitos negros e indígenas nos espaços
escolar e acadêmico, como gesto de inscrição e visibilização, a
partir da escuta discursiva (MODESTO, 2021), que leva em conta a
constituição histórica dos discursos. Propomos o enfrentamento à
precariedade dos registros sobre esses sujeitos, em um movimento de
problematização da noção discursiva de memória. Esses segmentos,
além de terem suas narrativas subtraídas e adulteradas,
especialmente porque historicamente são feitas pelo filtro do outro
branco-colonizador/opressor, permanecem pleiteando o direito de
viver, diante de práticas genocidas ainda correntes no Brasil. A
produção de conhecimento sobre quem são esses sujeitos, e a
instauração de um lugar de escuta de suas narrativas apresenta-se
como potencial para estabelecer instâncias significativas de
ressignificação da memória. Este movimento consiste em um trabalho
que põe em relação o político e o científico, condição de
possibilidade da transformação. Na coleta dos corpora,
trabalharemos com duas naturezas de arquivos: a) discursos ?sobre o
sujeito?, a partir de mapeamento de textos da literatura sobre
sujeitos negros, de levantamento documental sobre políticas públicas
relativas a sujeitos negros e indígenas e de recorte acerca das
presenças negra e indígena em livros didáticos do E.F; b)
?discursos do sujeito?, a partir de narrativas negras e indígenas
orais, gravadas em áudio/vídeo; produzidas pelos participantes do
estudo. A pesquisa se organizará a partir da investigação
bibliográfica, contemplando estudos da negritude e da questão
indígena em confluência com os estudos discursivos, literários e
antropológicos. Paralelo a isso procederemos à coleta das
narrativas dos sujeitos da pesquisa e seu respectivo registro,
escrito e fílmico, gesto esse colocado em relação com a memória
discursiva e suas rupturas, e por isso instaurador de narratividades
(ORLANDI, 2017)..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Integrante / Mary Stela Surdi - Integrante / Irene
Cristina KOHLER - Integrante / Gesualda de Lourdes dos Santos Rasia -
Coordenador / Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de Mattos -
Integrante / LEANDRO MACHADO RIBEIRO NUNES - Integrante / Ana Maria
da Silva - Integrante / Geslline Giovana Braga - Integrante / Maria
do Socorro Aguiar de Oliveira Cavalcante - Integrante / Raquel
Terezinha Rodrigues - Integrante / Ana Paula Pereira Ferreira -
Integrante / Jéssica de Andrade Gusso - Integrante / Ana Lady da
Silva - Integrante / Diorgenes de Moraes Correia Alves - Integrante /
Estela Aparecida Damião - Integrante / Eveline do Rocio Santos de
Oliveira - Integrante / Gisele Angelina Bassani - Integrante / Kelen
Vanzin Moura da Silva - Integrante / Lavoisier Almeida dos Santos -
Integrante.
Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -
Auxílio financeiro.
Linguística e Ensino
de Gramática: interseções de uma aprendizagem teórica e prática
Fase II
2022 - Atual
Descrição: O
presente projeto pretende abarcar temas na área da Linguística que
tratem tanto de aspectos analíticos e descritivos, quanto de
aspectos práticos que perpassem pelos estudos teóricos gramaticais
e pelo ensino gramatical. Especificamente pretende-se seguir uma
teoria formal de estudo de gramática, na vertente gerativista, mas
aos mesmo tempo permitir a inserçãode projetos que possam estar
vinculados às análises e descrições de fenômenos sintáticos na
prática escolar. Pesquisasdemonstram, como Pilati (2017), que o
ensino de gramática, da forma como vem sendo praticado, não tem
contribuído nem para acompreensão dos fenômenos gramaticais, nem
para a formação de cidadãos confiantes em seu saber gramatical
tácito e em suacapacidade de expressão linguística. Dessa maneira,
vem à tona uma necessidade de criar formas alternativas às
formastradicionais de ensino de língua portuguesa e, ao mesmo tempo,
é imprescindível a pesquisa de fenômenos linguísticos a partir
deuma abordagem teórica formal como suporte para novos pensares no
ensino escolar. Portanto, esse projeto maior serádesenvolvido a
partir de pesquisas linguísticas no âmbito gramatical que abarquem
questões teóricas, desde abordagens comaspectos descritivos às
análises mais avançadas, com o intuito de contribuir com o
conhecimento científico na área da linguísticaformal e trabalhos
que abarquem questões sobre o ensino de gramática, especificamente,
discutindo sobre formas alternativas àsmetodologias tradicionais de
ensino, trazendo abordagens diferenciadas para a educação básica.
Metodologicamente, pretende-seconsolidar o grupo de estudos SINTAXES
para fomentar e incentivar um maior número de interessados na área
formal,proporcionando uma maior produção de trabalhos de
Monitorias, Iniciações Científicas, projetos de TCC. Ademais,
projetos de mestrado e doutorado também estarão vinculados a este
projeto maior a fim de produzir pesquisas mais maduras sobre os
temaspropostos e, assim, estabelecer uma maior interação e
coerência nas pesquisas produzidas pelos membros desse projeto. Por
fim,espera-se consolidar um bom número de produções na área de
estudos sintáticos e na perspectiva sobre novas alternativas
deensino gramatical nas escolas, formando educadores mais confiantes
e conscientes de sua própria produção linguística..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Aline
Peixoto Gravina - Coordenador / Ani Carla Marchesan - Integrante /
Mayara Zavalski Fiori - Integrante / Cristiano Rogério Gaio -
Integrante / SUZANE TEREZA DOS SANTOS ZUCHELLI – Integrante.
Língua, identidade e
formação de professores: parte II
2023- atual
Descrição: Este
projeto guarda-chuva - de longa duração (2023 a 2030) é
continuidade do projeto guarda-chuva anterior, intitulado
Ser-estar-entre-línguas: língua, identidade e formação de
professores, visto ainda haver subprojetos em andamentos que discutem
essa temática, sob nossa coordenação, tais como: projetos
interinstitucionais, pesquisas de iniciação cientifica, pesquisas
de mestrado e de doutorado. Com isso em vista, o objetivo geral deste
projeto é analisar representações de língua(s) que emergem em
corpora vinculados (direta ou indiretamente) a diferentes níveis de
ensino na região de abrangência da Universidade Federal da
Fronteira Sul, campus de Chapecó/SC para, então, discutir
consequências ao ensino-aprendizagem e à formação de professores.
Consiste em discutir traços de identificação que permitam
compreender como os sujeitos se constituem na e pela linguagem, dado
o constante ser-estar entre línguas-culturas, relação com o outro,
ou seja, com os diversos grupos de identitários que habitam o espaço
escolar. Como delimitação da população-alvo, estabelecemos como
recorte, trabalhar com grupos considerados minoritários e que,
marcadamente, apresentam uma relação entre-línguas-culturas, tais
como: imigrantes e seus descendentes, refugiados, indígenas.
Metodologicamente, cada uma das etapas e públicos-alvo deste
projeto, pode ser desenvolvido por projetos integrados específicos.
Na coleta dos corpora, trabalharemos com duas naturezas de arquivos:
1) discurso sobre a(s) língua(s) e sobre o sujeito, coletados por
meio de levantamento documental sobre políticas linguísticas
instituídas; documentos que regem a educação no país, tais como
Diretrizes Curriculares Nacionais-DCN, Parâmetros Curriculares
Nacionais - PCN, Proposta Curricular de Santa Catarina - PCSC,
projetos pedagógicos; textos veiculados por diferentes mídias, tais
como jornais (impressos e televisivos), mídias virtuais. O objetivo
dessa coleta de documentos de arquivo - do discurso sobre - é
compreender como produzem efeitos no imaginário sobre as línguas e
sobre os sujeitos; 2) discurso do sujeito sobre a(s) língua(s),
coletados por meio de questionário semi-estruturado; de entrevista
oral, gravada em áudio; de textos diversos gêneros produzidos pelos
participantes da pesquisa. Do ponto de vista teórico, situamo-nos na
interface da análise do discurso com teorias que abordem o sujeito
em sua constituição linguística, histórica e social. Em
decorrência disso, no entremeio dos estudos discursivos, buscamos
uma concepção de sujeito que contemple a heterogeneidade e a
contradição que lhe é inerente, como também as determinações
histórico-sociais permeadas pelo desejo e pelo inconsciente que lhe
são próprias. A importância desta pesquisa consiste em compreender
quem é esse sujeito inserido espaço entre-línguas-culturas e como
o contato entre grupos de identidades diversas, marcados por línguas
e culturas diferentes, produzem marcas na constituição
identitária/subjetiva deste sujeito e, por sua vez, consequências
para o processo de ensino e de aprendizagem..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (5) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador / Mary Stela Surdi - Integrante /
Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de Mattos - Integrante /
Andréia Aparecida Signori - Integrante / Laura Hanauer - Integrante
/ Grazieli e Almeida Canalle - Integrante / Bianca Obregon Fazioni –
Integrante.
Aquisição/aprendizagem
de línguas e fenômenos relacionados
2023 - Atual
Descrição: Este
projeto guarda-chuva visa a reunir pesquisas sobre processos
relacionados à aquisição/aprendizagem de português como primeira
língua (L1) e de segundas línguas (L2) (inglês, francês,
espanhol, etc.). O projeto acolherá estudos linguísticos formais,
privilegiando a aquisição/aprendizagem da fala (aquisição
fonológica típica e atípica, representação do processamento
fonológico, interação da gramática com outros componentes da
cognição, interação da fonologia e da escrita, variação na
aquisição), e estudos linguísticos aplicados (processos de
aprendizagem de língua estrangeira, metodologias de ensino, formação
de professores, políticas públicas). Poderão ser feitas pesquisas
com seres humanos (coleta de dados de fala, coleta de dados
sociodemográficos e sociolinguísticos) e também estudos de
revisão. Como proposta inicial de investigação, prevemos uma
pesquisa sobre o processo de aquisição fonológica de Português
Brasileiro (PB), que incluirá coleta de dados longitudinal com
crianças de desenvolvimento normal (típico) entre 2:0 e 5:111 anos
de idade. Objetiva-se comparar os resultados com a literatura, de
modo a identificar e descrever, na população participante do
estudo, os padrões e a cronologia de aquisição da fala em língua
materna/primeira língua (INGRAM, 1989; SANTOS, 2008; MATZENAUER,
2019; MARTINS; MARIANO, 2020; MATZENAUER; MIRANDA; FREITAS, 2021;
RIBAS et al, 2022), respeitadas as diferenças individuais de
desenvolvimento de cada criança..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Athany
Gutierres - Coordenador / Aline Almira Morbach - Integrante / Jéssica
Alberti Giaretta - Integrante / Fabriti Sokolowski - Integrante /
Bárbara Farias da Silva - Integrante / Sabrina Zamin – Integrante.
O DESENVOLVIMENTO DAS
HABILIDADES DE (COMPREENSÃO EM) LEITURA, ESCRITA E A COMPETÊNCIA
LEXICAL: PROPOSTA DE CONTINUIDADE E DESDOBRAMENTOS NA INVESTIGAÇÃO
DE SUAS RELAÇÕES
2023 - Atual
Descrição: A
alfabetização, a leitura e a escritura formam um conjunto complexo
de processos multifacetados que ultrapassam as fronteiras do ensino
básico, chegando ao universitário. Pesquisas e avaliações
nacionais e internacionais têm apontado as fragilidades da literacia
e a necessidade de ampliar o conhecimento a respeito dos diferentes
processos envolvidos no processamento e aprendizagem da língua
escrita e formas de contribuição para a tarefa que se põe, no séc.
XXI, como um direito do cidadão (SALDAÑA, 2023). Este trabalho tem
por objetivo estudar a (compreensão em) leitura e suas relações
neuro-socio-psico-linguísticas (PINTO, 2019). Buscamos investigar as
habilidades linguísticas, sociais e cognitivas (e metacognitivas) de
leitura em diversas situações e esferas de uso da comunicação
escrita e seus diferentes meios (CLINTON, 2019) com participantes de
diferentes faixas etárias - acadêmicos das licenciaturas e
professores da educação básica, estudantes em fase de
alfabetização e em desenvolvimento de habilidades superiores,
cognitivas e linguísticas. Assim, algumas frentes de trabalho têm
sido estabelecidas. Entre elas: 1 O estudo da relação entre
compreensão em leitura e aquisição de conhecimento lexical, a)
revisitando os dados (FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER, 2018) em banco em
sistematização, construção e ampliação, à luz das novas
pesquisas a respeito da (compreensão em) leitura quanto de outros
temas relacionados como a competência lexical e seu papel para a
compreensão leitora (PERFETTI, 2007, 2014; STAFURA; PERFETTI, 2017),
b) revisando e acrescendo os instrumentos (PEDROTTI; TREVISAN;
FINGER-KRATOCHVIL, 2019); 2 A investigação de processos iniciais da
literacia por estudantes da escola básica, bem como o
desenvolvimento e a construção das habilidades necessárias para a
compreensão em leitura, considerando estudantes em diferentes etapas
da escolarização e, também, as mudanças apresentadas pelas
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação; 3 A necessidade
de apropriação de conhecimento e uso de Processamento de Linguagem
Natural para a continuidade dos trabalhos (SALTON et al., 2013;
CROSSLEY et al., 2014; JURAFSKY; MARTIN, 2014; 2018). Esses
desdobramentos permitirão novas aplicações em pesquisa, na
docência, na formação de professores (formação inicial e
continuada), ampliando a compreensão a respeito do tema complexo e
muito importante à sociedade brasileira..
Situação: Em
andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) .
Integrantes: Claudia
Finger-Kratochvil - Coordenador / Giancarlo Dondoni Salton -
Integrante / Luciane Baretta - Integrante / FRANCINE CRISTINE
GARGHETTI – Integrante.
Programa Extensões
em Letras
2023 - Atual
Descrição: O
Programa Extensões em Letras tem por objetivo proporcionar um espaço
acadêmico para a integralização de 10 (dez por cento) do total da
carga horária curricular estudantil do Curso de Graduação em
Letras Português e Espanhol Licenciatura em atividade de extensão
realizada de forma interprofissional e interdisciplinar, integrada a
diferentes setores da sociedade. Com início em março de 2023, o
programa conta com 4 projetos de extensão: (i) Teletandem:
aproximação entre línguas e culturas, (ii) Uma abordagem multi e
intercultural no ensino de línguas na rede pública de ensino de
Chapecó e Guatambu, (iii) Metáfora verde e (iv) Literatura como
saúde: ações de leitura de textos literários para sujeitos em
situação de vulnerabilidade. Tais projetos serão abarcados nas
disciplinas Projeto de extensão I, II, III e IV, ofertadas da 7 à
10 fases do Curso de Letras, e são articuladores do trabalho de
extensão dos demais componentes curriculares da fase em que ocorrem.
Espera-se que as atividades de extensão proporcionadas por este
Programa possam qualificar a experiência docente ao serem
completadas as 380h de extensão curricular, previstas na matriz do
Curso.
Situação: Em
andamento; Natureza: Extensão.
Integrantes: Morgana
Fabiola Cambrussi - Coordenador / Maria José Laiño - Integrante /
Luciano Melo de Paula - Integrante / Alejandra Maria Rojas Covalski –
Integrante.
Adamastor:
laboratório de criação de jogos didáticos
2024 - Atual
Descrição: O
projeto se constitui como espaço de leitura e diálogo de obras
literárias de diversos contextos em confluência com uma abordagem
dinâmica pautada pela adaptação interativa. Se a humanidade, ao
longo de sua história, continuamente convive com o espaço lúdico
de criação imaginária, tanto na literatura e nas artes em geral,
quanto na promoção de divertimentos e divagações, a união desses
dois campos se dispõe como possível estratégia de
ensino-aprendizagem não somente no ambiente escolar, mas em todos os
espaços de formação humana, social e cultural. Os caminhos de
ampliar a experiência de leitura são muitos, mas o exercício
adaptativo para um ambiente lúdico de jogo estimula quem lê a se
engajar no universo literário, descobrindo nuances e estabelecendo
caminhos de interpretação que muito somam ao ato de ler. Além
disso, na produção de um jogo com temática literária, uma série
de conhecimentos e associações se mobilizam em quem cria o jogo,
indo desde a leitura propriamente dita, até a elaboração de regras
e antecipação de movimentos e dinâmicas de jogo..
Situação: Em
andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) .
Integrantes: Saulo
Gomes Thimóteo - Coordenador / Willian Cecato dos Santos -
Integrante / Luan Emanuel Lupattini – Integrante.
Um professor lê:
diálogos virtuais de literatura
2024 - Atual
Descrição: A
literatura se constrói em metamorfoses. Da leitura do livro, os
caminhos de interpretação se tornam tão diversos quanto os
leitores existentes. Acompanhando isso, os meios de divulgação de
análise literária, com vistas a socializar a leitura e a buscar a
ampliação de repertório literário, ampliam-se cada vez mais,
incorporando as novas tecnologias e explorando a criatividade de
professores e alunos. Nesse sentido, o projeto Um professor lê:
diálogos virtuais de literatura, criado em 2017, dedica-se à
interação com textos literários a partir de uma linguagem
didática, que explora aspectos formais e de conteúdo, de contexto e
de conexões com outras leituras. Para essa temporada, intitulada
Sonhos de além-mar, o enfoque será na literatura portuguesa do
século XX, uma vez que tal produção, para o público brasileiro em
geral (e mesmo acadêmico), na grande maioria, restringe-se a
Fernando Pessoa e José Saramago. Dessa forma, a apresentação de
autores e obras literárias de Portugal, na forma de podcasts
vinculados ao projeto, propõe-se como ação de integração da
cultura em língua portuguesa..
Situação: Em
andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos:
Graduação: (3) .
Integrantes: Saulo
Gomes Thimóteo - Coordenador / Luana Boiani Leite - Integrante /
Gabriel Leal Santos - Integrante / Fátima Grubler - Integrante /
Saulo da Paz Timoteo – Integrante.
ENCERRADOS:
QUEM NARRA NOSSAS
VIDAS? ESCRITA DE SI DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CHAPECÓ
2012 - 2016
Descrição: O
projeto de pesquisa ?QUEM NARRA NOSSAS VIDAS? ESCRITA DE SI DE ALUNOS
DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM CHAPECÓ? é vinculado ao Grupo de Pesquisa
?Linguagem, discurso e subjetividade? e integra a linha de pesquisa
?Práticas discursivas e subjetividades? do Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Estudos Linguísticos. A ideia inicial surgiu de
diálogos empreendidos entre os professores coordenadores do projeto
e duas alunas do Curso de Letras da UFFS, que são alunas das
disciplinas ?Linguística aplicada ao ensino e à aprendizagem da
Língua Portuguesa? e ?Literatura Brasileira III?, ministradas cada
uma por um dos proponentes deste projeto. Tem por objetivo analisar
os dispositivos produtores de subjetividade acionados por jovens de
uma escola de periferia de Chapecó nas narrativas de suas
trajetórias de leitura, a partir do aporte teórico da análise do
discurso. Nossa investigação baseia-se no pressuposto de que o
sujeito é constituído através de durante o processo interlocutivo,
cuja referência é sempre o discurso do outro. As noções basilares
a serem discutidas ao longo do estudo são: narrativa, leitura,
posição-sujeito, identificação, memória, história, dispositivos
que produzem sujeitos. Metodologicamente, o corpus da pesquisa se
constitui de narrativas escritas e orais de jovens de uma escola de
periferia urbana de Chapecó. Inicialmente, responderão a um
questionário semi-estruturado, com 23 questões que abordam aspectos
sócio-econômicos e práticas de leitura; na segunda etapa,
produzirão um texto escrito sobre a sua história de leitura; na
terceira, será realizada entrevista gravada em áudio, pautada em
regularidades presentes no primeiro texto, em um movimento de
ressignificação de sua própria narrativa. Tal recorte
justifica-se, pois objetivamos, com esta pesquisa, contribuir à
reflexão do processo de formação do sujeito e dar voz e vez às
narrativas de enunciadores que, muitas vezes, têm a sua voz
silenciada, tomadas historicamente como ?vozes in-fames?, sem fama,
silenciadas pelo lugar social que ocupam. Interessam-nos as
possibilidades de compreender representações e práticas de
leituras de jovens em situação de exclusão para problematizar o
papel da leitura na formação integral do sujeito..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador.
Número de produções
C, T & A: 1
Quem narra nossas
vidas? Escrita de si de alunos da educação básica de Chapecó/SC
2013 - 2015
Descrição: O
projeto ?Quem narra nossas vidas? Escrita de si de alunos da educação
básica de Chapecó/SC? é vinculado ao Grupo de Pesquisa ?Linguagem,
discurso e subjetividade? e integra o linha de pesquisa ?Práticas
discursivas e subjetividades?, do Programa de Pós-Graduação
Stricto Sensu em Estudos Linguísticos, e está em andamento com uma
bolsa de inciação científica aprovada no edital 160/UFFS/2012. A
ideia inicial surgiu de diálogos empreendidos entre os professores
coordenadores do projeto e duas alunas do Curso de Letras da UFFS,
que são alunas das disciplinas ?Linguística Aplicada ao ensino e à
aprendizagem da Língua Portuguesa? e ?Literatura Brasileira III?,
ministradas cada uma por um dos proponentes deste projeto. Tem como
objetivo analisar os dispositivos produtores de subjetividade
acionados por jovens de uma escola de periferia de Chapecó nas
narrativas de suas trajetórias de vida, a partir do aporte teórico
da análise de discurso. Nossa investigação baseia-se no
pressuposto de que o sujeito é constituído através e durante o
processo interlocutivo, cuja referência é sempre o discurso do
outro. As noções basilares a serem discutidas ao longo do estudo
são: narrativa, leitura, posição-sujeito, identificação,
memória, história, dispositivos que produzem sujeitos.
Metodologicamente, o corpus de pesquisa se constitui de narrativas
escritas e orais dos jovens de uma escola de periferia urbana de
Chapecó. Inicialmente, produzirão um texto escrito, seguido de
entrevista pautada em regularidades presentes no primeiro texto, em
um movimento de ressignificação de sua própria narrativa. Tal
recorte justifica-se, pois objetivamos, com esta pesquisa, contribuir
à reflexão do processo de formação do sujeito e dar voz e vez às
narrativas de enunciadores que, muitas vezes, têm a sua voz
silenciada, vozes in-fames. Interessam-nos as possibilidades de
compreender representações e práticas de leituras de jovens em
situação de exclusão para problematizar o papel da leitura na
formação.
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador / Valdir Prigol - Integrante.
Financiador(es):
Bolsas de Iniciação Científica - UFFS – Bolsa.
A formação de
professores da Educação Básica da região sudoeste do Paraná e a
constituição de um Centro de memórias: o caso da microrregião de
Santo Antônio do Sudoeste, Barracão, Bom Jesus do Sul e Pérola
d'Oeste
2014 - 2016
Descrição: A
ausência de informações sistematizadas sobre a formação de
professores na região do Sudoeste do Paraná motivou a realização
do presente projeto de pesquisa. Objetiva-se investigar a história
das escolas (do campo e urbanas) e a formação de professores a
partir de suas memórias e das epistemologias de suas práticas
pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, haja vista a
necessidade de investigarmos a constituição das escolas e suas
práticas educativas nos municípios que compõem essa região para
então investir no processo de formação de professores e na
organização de um Centro de Memórias. Um dos recortes da presente
pesquisa refere-se às cidades da microrregião de Santo Antônio do
Sudoeste, Barracão, Bom Jesus do Sul e Pérola d Oeste, porém
futuramente se pretende atingir todos os municípios da região
sudoeste do Paraná. Para tanto iremos utilizar de duas ferramentas
metodológicas na pesquisa: a coleta de depoimentos orais e histórias
de vida no caso dos ex-professores, gestores e alunos e a aplicação
de um questionário para os docentes das escolas estaduais que estão
em atividade docente. Além disso, pretende-se coletar, tratar e
analisar documentos diversos como material didático, fotografias,
anotações diversas de professores e alunos, documentos escolares,
brinquedos e outros. A expectativa com a constituição de um centro
de memórias é de contribuir para formar uma massa documental que
permita subsidiar as pesquisas atuais e futuras sobre a formação de
professores da região. A partir da pesquisa tem-se o propósito de
conhecer as experiências e práticas docentes para melhor qualificar
os alunos em formação nas licenciaturas; dar visibilidade ao
processo de formação de professores em uma perspectiva que conceba
as relações histórico-sociais, econômicas e culturais.
Pretende-se utilizar a coleta de depoimentos orais e histórias de
vida como meio de investigar a trajetória da formação docente na
região, bem como a constituição de uma prática docente que revela
muitos elementos importantes para pensar a formação inicial e
continuada de professores na região..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes:
Marilene Aparecida Lemos - Coordenador / Cristiane de Quadros -
Integrante / Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia – Integrante.
A formação inicial
de professores de língua portuguesa no sul brasileiro: relações
entre currículo e documentos oficiais
2014 - 2018
Descrição: O
presente trabalho tem por objetivo compreender as relações entre o
currículo de Cursos de Letras, voltados à formação de professores
de língua portuguesa e ofertados em universidades públicas, e os
documentos oficiais que orientam o ensino de língua portuguesa nos
estados que compõem a região sul brasileira. Ancoramo-nos na
perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso de linha
francesa (AD) em diálogo com a História das Ideias Linguísticas
(HIL) e nosso percurso de análise se fará a partir da constituição
de um arquivo documental em que tomaremos como corpus de análise
documentos oficiais, documentos institucionais como projetos de
curso, programas de ensino e ementas de componentes curriculares de
Cursos de Letras, em funcionamento em instituições públicas de
ensino superior, nos estados da região sul. Entendemos que
compreender como se constituem as relações entre os saberes que
compõem os currículos dos Cursos de Letras e os saberes que
sustentam os documentos oficiais que orientam o ensino de língua
portuguesa nos levará também à compreensão de como se dá o
funcionamento da relação entre as instituições responsáveis pela
formação inicial de professores e a educação básica, de modo a
contribuir no (re)estabelecimento de diálogos entre os espaços de
formação e os espaços de atuação docente..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Mary
Neiva Surdi da Luz - Coordenador / MARY STELA SURDI - Integrante.
Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico -
Auxílio financeiro.
Ser-estar-entre-línguas-culturas:
políticas linguísticas e educação de estudantes indígenas em
Chapecó/SC
2016 - 2018
Descrição: Esta
pesquisa tem como foco analisar representações de língua(s) que
emergem em narrativas de estudantes indígenas na região de
abrangência da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de
Chapecó/SC para, então, discutir consequências ao ensino. Consiste
em discutir traços de identificação que permitam compreender como
os sujeitos indígenas , inseridos em diferentes níveis de ensino,
se constituem na e pela linguagem, dado o constante ser/estar entre
línguas-culturas, relação com o outro, ou seja, com os diversos
grupos de identitários que habitam o espaço escolar..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador / Gabriele de Aguiar - Integrante /
Estela Damião - Integrante.
Número de produções
C, T & A: 3
Formação Continuada
de Professores Anos Iniciais do Ensino Fundamental
2017 - 2017
Descrição: No
âmbito do projeto ?Formação Continuada de Professores ? Anos
Iniciais do Ensino Fundamental?, foram realizados cinco encontros
formativos com os professores da Escola de Educação Básica
Professora Lourdes Ângela Sarturi Lago, totalizando-se 40h de
formação continuada, conforme datas, temáticas e ministrantes
listados: a. 07/06/2017, Dicionários Escolares: Uma Proposta De
Ensino Do Léxico Para O Ensino Fundamental, Me. Cintia Marangoni
Menezes; b. 28/06/2017, Aprendizagem como vício: o uso de games na
sala de aula, Dr. Fernando Da Silva; c. 15/08/2017, Ninguém mais
gosta de brincar? A relação da criança com o gênero publicidade:
alguns aspectos metodológicos, Dra. Maria José Laiño; d.
29/08/2017, Preconceito linguístico na escola, Dra. Cláudia Andrea
Rost Snichelotto e Dra. Aline Gravina; e. 29/09/2017, Projeto
Pedagógico Interdisciplinar E Bonecas Abayomi No Ensino Fundamental:
Ferramentas Para Uma Educação Antirracista, Mestranda Alice Ribeiro
Dionizio. Cada um desses encontros foi precedido de um estudo
dirigido. Com 15 dias de antecedência, os professores/cursistas
recebiam um material de estudo que subsidiava o encontro formativo.
Os professores/cursistas deveriam ler o material e fazer as
atividades propostas pelo professor formador. Esse instrumento tinha
dois propósitos: (a) atestar o estudo do cursista e o cumprimento da
carga horária de leitura e (b) ser um orientador para o estudo
dirigido. Na data da formação, o palestrante (professor formador)
tinha cerca de uma hora para fazer uma fala teórica e expositiva
sobre o material de estudo previamente lido. Posteriormente, o
professor formador apresentava atividades práticas pertinentes ao
assunto, voltadas para a aplicação em sala de aula, com debates no
grande grupo. Essa parte não poderia exceder uma hora e trinta
minutos. Por fim, como encerramento da formação de cada dia, os
cursistas elaboravam atividades práticas de acordo com a atividade
do dia e as socializaram entre os colegas. Essas atividades foram
recolhidas com o intuito de elaborar um portfólio para devolução à
escola que servirá de material de apoio para estes e futuros
professores..
Situação:
Concluído; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos:
Graduação: (3) .
Integrantes: Morgana
Fabiola Cambrussi - Coordenador / Ani Carla Marchesan - Integrante /
Suélen Alessandra Barro - Integrante / Keli Salí Schepaniak -
Integrante / Genessi Aparecida Schvartz de Fante DallAgnol –
Integrante.
2ª Formação
Continuada de Professores: anos iniciais do Ensino Fundamental
2018 - 2018
Descrição: O
projeto ?2ª Formação Continuada de Professores ? anos iniciais do
ensino fundamental? apresentou ações que promoveram uma articulação
direta entre conhecimentos profissionais e prática docente, visando
o desenvolvimento de metodologias para aplicação desses saberes e o
atendimento a demandas da realidade imediata de ensino dos sujeitos
professores em formação continuada. Esse projeto buscou, portanto,
dar continuidade à formação de professores, oferecendo aos
docentes momentos de estudo estruturado, com articulação entre
teoria e prática do fazer docente, por meio de atividades e
reflexões, além de troca de experiências vivenciadas pelos
participantes. Nesses termos, o projeto propiciou formação
continuada aos professores que estão atuando em sala de aula na rede
estadual de ensino de Chapecó-SC e também a professores em
formação. A metodologia contemplada foi a de realização de
encontros formativos, divididos entre momentos de estudo prévio,
individual e dirigido, seguidos de encontros em grupo, com exposição
teórica acerca de tópicos estudados e, em seguida, com atividades
práticas feitas em grupo e socialização dos resultados pelo
compartilhamento de propostas pedagógicas..
Situação:
Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Morgana
Fabiola Cambrussi – Coordenador.
PIBID Letras - Campus
Chapecó
2018 - 2019
Descrição: O
núcleo PIBID Letras - Língua Portuguesa faz parte do subprojeto
interdisciplinar Letras (Língua Portuguesa e Língua Espanhola) que
está sendo desenvolvido nos Campi Chapecó, Cerro Largo e Realeza,
da UFFS. O PIBID torna-se uma importante política pública para a
promoção da qualificação dos futuros professores (pibidianos),
dos docentes da Educação Básica (os supervisores) e dos alunos das
escolas participantes do programa..
Situação:
Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos:
Graduação: (25) .
Integrantes: Aline
Cassol Daga Cavalheiro - Coordenador / CRISTIANE HORST - Integrante /
ANI CARLA MARCHESAN - Integrante / CLAUDIANE FREO - Integrante /
Atelli Gulliti Alesi Rocha - Integrante / Maria Helena F. da L.
Andrighi - Integrante / Maria Cecília Halmenschlager Konzen -
Integrante / Greici M. Sampaio - Integrante / Elizandra Anzolin -
Integrante.
Financiador(es):
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior -
Bolsa.
Ser-estar-entre-línguas-culturas:
língua, identidade e formação de professores
2018 - 2023
Descrição: Este
projeto guarda-chuva - de longa duração - tem como foco analisar
representações de língua(s) que emergem em narrativas de alunos e
professores em diferentes níveis de ensino na região de abrangência
da Universidade Federal da Fronteira Sul, campus de Chapecó/SC para,
então, discutir consequências ao ensino-aprendizagem e à formação
de professores. Consiste em discutir traços de identificação que
permitam compreender como os sujeitos se constituem na e pela
linguagem, dado o constante ser/estar entre línguas-culturas,
relação com o outro, ou seja, com os diversos grupos de
identitários que habitam o espaço escolar. Como delimitação da
população-alvo, estabelecemos como recorte, trabalhar com grupos
considerados minoritários e que, marcadamente, apresentam uma
relação entre-línguas-culturas, tais como: imigrantes e seus
descendentes, refugiados, indígenas. Metodologicamente, cada uma das
etapas e públicos-alvo deste projeto, pode ser desenvolvido por
projetos integrados específicos. Na coleta dos corpora,
trabalharemos com duas naturezas de arquivos: 1) discurso sobre a(s)
língua(s) e sobre o sujeito, coletados por meio de levantamento
documental sobre políticas linguísticas instituídas; documentos
que regem a educação no país, tais como Diretrizes Curriculares
Nacionais-DCN, Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN, Proposta
Curricular de Santa Catarina - PCSC, projetos pedagógicos; textos
veiculados por diferentes mídias, tais como jornais (impressos e
televisivos), mídias virtuais. O objetivo dessa coleta de documentos
de arquivo - do discurso sobre - é compreender como produzem efeitos
no imaginário sobre as línguas e sobre os sujeitos; 2) discurso do
sujeito sobre a(s) língua(s), coletados por meio de questionário
semi-estruturado; de entrevista oral, gravada em áudio; de textos
diversos gêneros produzidos pelos participantes da pesquisa. Do
ponto de vista teórico, situamo-nos na interface da análise do
discurso com teorias que abordem o sujeito em sua constituição
linguística, histórica e social. Em decorrência disso, no
entremeio dos estudos discursivos, buscamos uma concepção de
sujeito que contemple a heterogeneidade e a contradição que lhe é
inerente, como também as determinações histórico-sociais
permeadas pelo desejo e pelo inconsciente que lhe são próprias. A
importância desta pesquisa consiste em compreender quem é esse
sujeito inserido espaço entre-línguas-culturas e como o contato
entre grupos de identidades diversas, marcados por línguas e
culturas diferentes, produzem marcas na constituição
identitária/subjetiva deste sujeito e, por sua vez, consequências
para o processo de ensino e de aprendizagem..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador / Mary Stela Surdi - Integrante / Estela
Damião - Integrante / Marieli Zanotto - Integrante / Luan Alex de
Mattos - Integrante / Andréia Aparecida Signori - Integrante /
Grazielli Alves Almeida Canalle - Integrante / LEANDRO MACHADO
RIBEIRO NUNES - Integrante / Laura Hanauer - Integrante.
Financiador(es):
Bolsas de Iniciação Científica da UFFS - Auxílio financeiro.
Número de produções
C, T & A: 10
A COMPREENSÃO EM
LEITURA E A COMPETÊNCIA LEXICAL: PROPOSTA DE CONTINUIDADE E
DESDOBRAMENTOS NA INVESTIGAÇÃO DE SUAS RELAÇÕES
2018 - 2022
Descrição: Os
desafios existentes no processo de ensino-aprendizagem da
lectoescritura são muitos e diversos, e ultrapassam as fronteiras do
ensino básico, chegando ao ensino universitário. Várias pesquisas
(IPMN - INAF, 2001-2005; 2007-2018; FINGER-KRATOCHVIL; BARETTA;
KLEIN, 2005) e avaliações nacionais e internacionais e.g., Inaf,
Pisa, Enem, Prova Brasil têm apontado a fragilidade da competência
leitora e a necessidade de ampliar o conhecimento e formas de
resolução do problema. Este trabalho tem por objetivo estudar a
compreensão em leitura e as relações entre as estratégias de
aquisição do conhecimento lexical (desenvolvimento da competência
lexical) e a compreensão em leitura. Valendo-nos de abordagem
psicolinguística, buscamos investigar, em banco de dados já
construído (MENDES; FINGER-KRATOCHVIL, 2016; FINGER-KRATOCHVIL;
SCHEFFER, 2018) e em ampliação, as habilidades (cognitivas e
metacognitivas) de compreensão em leitura, inicialmente, de
acadêmicos e, em especial, de acadêmicos das licenciaturas e
professores da educação básica, lembrando da educação formal
como um todo. Para isso, algumas frentes de trabalho têm sido
estabelecidas. Entre elas, o estudo da relação entre compreensão
em leitura e aquisição de conhecimento lexical, a) revisitando os
dados de experimento anterior obtido por meio de Protocolos Verbais e
do Translog (FINGER-KRATOCHVIL, 2010), à luz das novas pesquisas a
respeito da competência lexical e seu papel para a compreensão
leitora (PERFETTI, 2007, 2014), b) revisando e acrescendo os
instrumentos, alguns já validados estatisticamente em trabalho
anterior, buscando ampliar a sua profundidade e foco no léxico e
compreensão leitora e desenvolver interfaces amigáveis para a
aprendizagem. Paralelamente, com base nos resultados de pesquisas
realizadas (FINGER-KRATOCHVIL, 2010; FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER,
2016; SCHEFFER; FINGER-KRATOCHVIL, 2016; FINGER-KRATOCHVIL; SCHEFFER,
2018), visamos revisar, ampliar e aprofundar a qualidade e quantidade
de textos e atividades propostas no material didático elaborado para
o momento de ensino-aprendizagem da compreensão em leitura e das
estratégias de conhecimento do léxico. Outra frente de trabalho
relaciona-se à apropriação e uso de Processamento de Linguagem
Natural para trabalhos relacionados à análise do processamento do
discurso, observando de forma mais acurada os corpora e desenvolvendo
novas ferramentas (CROSSLEY et al., 2014; JURAFSKY; MARTIN, 2014;
2018). Trabalhos iniciados em 2013, apontam para a validade ecológica
e importância desse desenvolvimento para os trabalhos com o banco de
dados, especialmente, avaliação e estatísticas (SALTON et al.,
2013). Esses desdobramentos, em suas diversas frentes, permitirão
novas aplicações em pesquisa, na docência, na formação de
professores (formação inicial e continuada) a respeito do tema,
oportunizando a construção de conhecimentos e habilidades
importantes para a compreensão em leitura e aprendizagem da
modalidade escrita, tema caro à sociedade brasileira..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) .
Integrantes: Claudia
Finger-Kratochvil - Coordenador / Patricia Trevisan - Integrante.
Número de produções
C, T & A: 3
Programa Residência
Pedagógica: SubProjeto Lingua Espanhola e Língua Portuguesa
2018 - 2020
Descrição: A
residência pedagógica consiste na imersão planejada e sistemática
do aluno de licenciatura em Letras Português e Espanhol em ambiente
escolar visando à vivência e experimentação de situações
concretas do cotidiano escolar e da sala de aula que depois servirão
de objeto de reflexão sobre a articulação entre teoria e prática.
Durante e após a imersão o residente será estimulado a refletir e
avaliar sobre sua prática e relação com a profissionalização do
docente escolar, para registro em relatório e contribuir para a
avaliação de socialização de sua experiência como residente.
Esse material será utilizado pela UFFS para inovar o estágio
curricular de seus cursos de licenciatura..
Situação:
Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos:
Graduação: (21) .
Integrantes: Claudia
Andrea Rost Snichelotto - Coordenador / Morgana Fabíola Cambrussi -
Integrante / Angela Luzia Garay Flain - Integrante.
Financiador(es):
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –
Bolsa.
Estudos Dialógicos
da Linguagem: contribuições para pesquisas em linguística aplicada
nos contextos escolares e não- escolares
2018 - 2022
Descrição: A
abordagem dialógica da linguagem, sustentada pelos estudos do
Círculo de Bakhtin, tem ganhado espaço dentro das pesquisas
contemporâneas inscritas na área da Linguística Aplicada, as quais
têm procurado traçar diferentes perspectivas de investigação,
sempre focadas nas práticas sociais de uso da linguagem. Estamos
cientes, portanto, que já existe um amplo campo de estudos ancorados
pelos escritos de Bakhtin e do Círculo. Todavia, entendemos que
ainda é preciso angariar esforços no sentido de aprofundar esses
estudos para tornar tal perspectiva teórica mais próxima possível
daqueles que trabalham/pesquisam a linguagem imbricada à
constituição do sujeito. Por isso, o projeto que propomos
sustenta-se no tema Estudos dialógicos da linguagem e organiza-se
com o seguinte propósito: Aprofundar aspectos temáticos dos
escritos do Círculo e de suas (re)enunciações em estudos
contem-porâneos, na perspectiva de alargar/aprofundar conhecimentos
que possibilitem ampliar as possibilidades de pesquisas sustentadas
por essa abordagem teórica. Trata-se, assim, de uma proposta de
projeto interinstitucional, inscrita na área da Linguística
Aplicada, que abarca pes-quisadores de diferentes Universidades
(UNIOESTE, UEM, UNESPAR, UEL, UEPG, UNICENTRO, UENP, UTFPR, UFSC,
UFPA, UFT, UFFS), visando o encorpamento de vozes para promover a
concepção dialógica da linguagem em diferentes abordagens
metodológicas de pesquisa que poderão contemplar, dentre outros
subtemas: a) aprofundamento teórico de temas como dialogismo,
discurso, ideologia, alteridade, excedente de visão, signo social e
ideológico, campo de atividade humana, gênero discursivo e seus
elementos constituintes, dimensão extraverbal e verbo-visual dos
gêneros, texto/enunciado, método sociológico, entonação,
valoração, dentre outros igualmente relevantes; b) análise de
gêneros discursivos de diversas campos de atividade humana; c)
análise do discurso materializado nos gêneros discursivos; d)
elaboração de propostas didáticas para o trabalho com os gêneros
nas práticas de leitura, oralidade, produção textual e/ou análise
linguística em contexto escolar; e) formação (inicial e
continuada) de professores da Educação Básica. Entendemos que, com
esse projeto, ampliaremos as possibilidades de gerar
conhecimentos/produtos que alcancem, com mais eficácia, resultados
robustos de pesquisa em Linguística Aplicada em contextos escolares
e não-escolares..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Márcia
Adriana Dias Kraemer - Coordenador / Terezinha da Conceição
Costa-Hübes - Integrante / Carmen Teresinha Baumgartner - Integrante
/ Mariângela Lunardelli - Integrante / Mirian Schröder - Integrante
/ Luciana Vedovato - Integrante / Rosangela Oro Brocardo - Integrante
/ Leliane Regina Ortega - Integrante / Adriana Beloti - Integrante /
Adriana Delmira Men-des Polato - Integrante / Neluana Leuz de
Oliveira Ferragini - Integrante / Cláudia Valéria Doná HilA -
Integrante / Lilian Cristina Buzato Ritter - Integrante / Renilson
José Menegassi - Integrante / Neil Armstrong Franco - Integrante /
Claudia Nascimento - Integrante / Pascoalina Bailon de Oliveira Saleh
- Integrante / Cristiane Malinoski Pia-naro Angelo - Integrante /
Marilucia dos Santos Domingos Striquer - Integrante / Rodrigo Acosta
Pereira - Integrante / Márcia Cristina Greco Ohuschi - Integrante /
Nívea Rohling - Integrante / Ângela Francine Fuza - Integrante /
Lívia Chaves de Melo - Integrante / Denize Terezinha Teis –
Integrante.
AVALIAÇÃO DA
COMPREENSÃO LEITORA
2019 - 2022
Descrição: Os
indicadores do PISA, Saeb e INAF, divulgados nas últimas décadas,
mostram que os brasileiros apresentam dificuldades para compreender o
que leem. De acordo com dados do Relatório do Indicador de
Alfabetismo Funcional (INAF) de 2018, por exemplo, 3 em cada 10
brasileiros (29%), entre 15 e 64 anos, são analfabetos funcionais,
assim caracterizados por apresentar muita dificuldade para fazer uso
da escrita, da leitura e das operações matemáticas no cotidiano,
sendo capazes de reconhecer informações em cartazes, folhetos e
realizar operações aritméticas simples com valores superiores às
centenas. Outrossim, 71% dos brasileiros (7 entre 10 brasileiros)
podem ser considerados funcionalmente alfabetizados, sendo que
destes, 34% se enquadram no nível elementar, 25% no nível
intermediário e apenas 12% no nível proficiente (AÇÃO EDUCATIVA;
INAF, s.d.), comprovando que a maioria dos brasileiros têm
dificuldade para compreender o que leem. Diante deste cenário, que
apresenta pouca (ou nenhuma) mudança na última década, faz-se
necessário que os estudos acerca da compreensão leitora, ancorados
nos fundamentos da psicolinguística e da linguística aplicada ao
ensino de línguas, se façam presentes nas escolas e nos cursos de
licenciatura. Tendo-se em vista que já temos conhecimento da
fragilidade do material didático (BARETTA, 2019) e das estratégias
que os estudantes acreditam se utilizar (ou não) durante a leitura
de diferentes textos (SOUZA; BARETTA, 2018), é fundamental
investigar quais são, de fato, os procedimentos (estratégias)
adotados pelos estudantes ao ler um texto. Dessa forma, o objetivo
deste projeto de pesquisa é dar continuidade para a construção do
retrato da compreensão leitora nas escolas. Nesta etapa da pesquisa,
o principal enfoque está na elaboração de instrumentos para a
verificação da compreensão em leitura de diferentes gêneros
textuais, em língua materna e língua estrangeira, inglês, de
estudantes de Educação Básica de escolas de Guarapuava. Tendo como
pano de fundo os dados coletados, desenvolve-se, paralelamente,
outras possibilidades de pesquisa: (a) verificação das competências
e habilidades de leitura em língua materna e estrangeira, em termos
de processamento cognitivo, trazidas na bagagem dos estudantes do
curso de Letras da UNICENTRO, futuros professores de língua no
ensino fundamental e médio; (b) avaliação das competências e
habilidades de leitura desenvolvidas/aprimoradas (em termos de
processamento cognitivo) pelos estudantes durante o curso de Letras.
Diante dos resultados obtidos através da coleta de dados (testes de
leitura, protocolo verbal, i.e., verbalização dos pensamentos
ocorridos durante e/ou após a execução das tarefas de leitura
propostas para investigação), tem-se como proposta os seguintes
encaminhamentos: elaboração de materiais específicos para o ensino
e desenvolvimento da habilidade da leitura, através do ensino da
língua e da literatura e cursos de capacitação para professores
atuantes e/ou em formação com enfoque nos aspectos instrucionais
envolvidos na habilidade da leitura. À medida que resultados
parciais forem analisados e sistematizados, eles serão disseminados
em congressos e eventos específicos à área e publicados em
periódicos especializados. Além disso, as orientações de
Iniciação Científica, dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e
de estudantes de pós-graduação, em nível de mestrado, serão
direcionadas nesta mesma proposta de pesquisa, originando outras
formas de divulgação dos resultados..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) .
Integrantes: Luciane
Baretta - Coordenador / Marcia Volani Cordova de Oliveira -
Integrante / Rodrigo Zentil Maito - Integrante / Vinicius Iubel
Orízio - Integrante / Priscila Alvina Martins Kosloski - Integrante
/ Cristian Nahum Donha Liberato - Integrante / Gisele Cordeiro da
Silva - Integrante.
Número de produções
C, T & A: 24
Observatório da
Educação - Obeduc
2019 - 2020
Descrição: O
Programa Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela
CAPES/INEP, integra o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em
Letras - Mestrado e Doutorado -, da Universidade Estadual do Oeste do
Paraná (UNIOESTE) , campus de Cascavel, coordenado pela Prof.ª Dr.ª
Terezinha da Conceição Costa-Hübes. Leia mais:
https://obeduc.webnode.com/.
Situação:
Concluído; Natureza: Extensão.
Integrantes: Márcia
Adriana Dias Kraemer - Integrante / Terezinha da Conceição
Costa-Hübes – Coordenador.
A transposição
didática da Semântica Argumentativa como perspectiva
enunciativo-discursiva para o ensino de língua
2020 - 2022
Descrição: A Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 tem
produzido grandes movimentos nos espaços educacionais. Nesse
cenário, o objetivo desta pesquisa é verificar quais habilidades
estabelecidas pela BNCC, para o ensino de Língua Portuguesa, podem
ser qualificadas a partir da transposição didática da Semântica
Argumentativa. A pesquisa apresenta caráter interinstitucional, uma
vez que está vinculada ao projeto de pesquisa Transposição
didática da Teoria dos Blocos Semânticos para o ensino da
compreensão leitora na Educação Básica, coordenado pela Profa Dra
Tânia Maris de Azevedo com apoio do Conselho Nacional de
Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e desenvolvido na
Universidade de Caxias do Sul ? UCS. Além da parceria
interinstitucional, a pesquisa pode ser justificada pela projeção
da ponte entre duas premissas almejadas pela BNCC: tomar o texto como
unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas como
abordagens teóricas. Inicialmente, a metodologia de trabalho será a
pesquisa bibliográfica, pelo caráter de investigação teórica e
documental. Já para a descrição e explicação dos fenômenos
linguísticos, será utilizado o método da simulação proposto por
Oswald Ducrot e colaboradores e pode-se recorrer a aplicação dos
instrumentos elaborados para verificação da validade dos mesmos na
qualificação das habilidades propostas pela BNCC. Ao final da
pesquisa espera-se que a elaboração de instrumentos-modelos
fundamente as atividades escolares a fim de que o ensino de língua
contribua para a proficiência dos alunos nas diferentes situações
de interação social..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andréia
Inês Hanel Cerezoli - Coordenador.
Da palavra à imagem:
ações de adaptação de sermões do padre António Vieira para
Histórias em Quadrinhos
2019 - 2021
Descrição: Os
sermões do padre António Vieira são considerados obras de grande
interesse literário, devido à sua cadência verbal, seus jogos de
imagens, ideias e conceitos, como se fosse um texto em fluidez que se
constrói aos olhos do leitor. No Ensino Médio, os estudantes têm
contato com a história da literatura em língua portuguesa de modo
linear e, no caso de Vieira, apresentado juntamente às primeiras
manifestações literárias brasileiras (o Barroco), muitas vezes tal
interação fica prejudicada pelo rebuscamento da linguagem em
associação com o modo de ensino nessa etapa da formação. Nesse
sentido, utilizando-se dos processos de adaptação, é possível dar
nova roupagem à obra vieiriana, ilustrando os raciocínios de
argumentação e as alegorias e exemplos dados em forma de História
em Quadrinhos (HQs). Com isso, esta pesquisa pretende aprofundar-se
em conceitos como os de adaptação, intermidialidade, além de uma
maior compreensão sobre a Lógica, a Retórica e a Metáfora, como
elementos constitutivos do pensamento e estrutura verbal do jesuíta.
Da mesma forma, articulando esses conceitos com a linguagem verbal e
não verbal das HQs, é possível construir um caminho inovador para
dar a conhecer um padre Vieira sempre atual para novos leitores..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (1) .
Integrantes: Saulo
Gomes Thimóteo - Coordenador / Nauhanna Soares Gonçalves –
Integrante.
Leitura nos livros do
ensino médio: o lugar da compreensão leitora
2021 - 2022
Descrição: A
leitura é uma das competências a serem qualificadas no trabalho com
língua portuguesa na educação básica. A Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) homologada no final de 2017 orienta que o ensino de
língua portuguesa tome o texto como unidade de trabalho e as
perspectivas enunciativo-discursivas como abordagens teóricas. Nesse
contexto, a pesquisa Leitura nos livros do ensino médio: o lugar da
compreensão leitora ? vinculada ao projeto guarda-chuva ? A
transposição didática da Semântica Argumentativa como perspectiva
enunciativo-discursiva para o ensino de língua ? tem como objetivo
verificar quais são as habilidades contempladas nas atividades de
leitura propostas em um livro didático de língua portuguesa no
ensino médio (três anos). A fundamentação teórica contempla
Flores e Teixeira (2005) para discutir ao universo das teorias
enunciativo-discursivas; Ducrot (2005) para orientar o campo da
Semântica Argumentativa como teoria enunciativa; Azevedo (2015) para
fundamentar os níveis de leituras e as habilidades envolvidas em
cada etapa. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e
documental, com análise quantitativa e qualitativa dos resultados.
Uma das hipóteses da pesquisa é que o foco das atividades de
leitura contemple aspectos estruturais em detrimento aos aspectos
linguísticos. Outra hipótese é a de que o trabalho linguístico
tenha foco na localização de informações explícitas no discurso
ou, excluindo o nível da compreensão leitora, passe para o nível
de interpretação do discurso. A hipótese é de que os resultados
orientem para as reais necessidades que exigem a transposição
didática da Semântica Argumentativa para o ensino de língua..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Andréia
Inês Hanel Cerezoli - Coordenador / Ana Carolina Martins da Silva -
Integrante / Angela Aparecida dos Santos Trierveiler - Integrante /
Mônica Schmitt da Silva - Integrante / Andrielli Janaína Machado
Ribeiro - Integrante.
Financiador(es):
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –
Bolsa.
EFEITOS METAFÓRICOS
EM DIFERENTES ESPAÇOS DE APRESENTAÇÃO DE TEXTOS
2021 - 2023
Descrição: A
finalidade deste projeto é compreender diferentes práticas de
apresentação de textos, para melhorá-las em espaços de
aprendizagem. Isso leva a cada um dos pesquisadores colaboradores a
tomar um corpus como objeto de reflexão para, conjuntamente, de modo
articulado, interpretar como metáforas sobre leitura circulam em
diferentes práticas de leitura em espaços formais e não formais de
aprendizagem. De modo especial, este projeto se justifica por trazer
uma proposta de reflexão sobre os efeitos metafóricos em distintos
espaços, seja analisando metáforas nos textosliterários clássicos
da Literatura Brasileira e/ou explorando obras clássicas das
literaturas em Língua Portuguesa, seja interpretando efeitos
metafóricos que possam sustentar sentidos sobre leitura em
documentos que regem o ensino, tal como a Base Nacional Comum de
Formação de Professores (BNCFP), ou compreendendo efeitos de
sentido a partir do espaço do museu. Este projeto também poderá
trazer uma importante contribuição para os estudos sobre o papel
das metáforas de leitura, que neste projeto realçará a escrita dos
participantes do Clube de Leitura Travessia e, também, ao buscar
promover a produção e o compartilhamento de conhecimento situado
sobre linguagem, gênero, sexualidade e juventude a partir da leitura
de vivências trans..
Situação:
Concluído; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos:
Graduação: (3) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Integrante / Valdir Prigol - Coordenador / Caroline
Mallmann Schneiders - Integrante / Rubi Garcia - Integrante.
Financiador(es):
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa
Catarina - Auxílio financeiro.
PIBID -PROGRAMA DE
BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
2022 - 2024
Descrição: O PIBID
Língua Portuguesa campus Chapecó foi executado entre maio de 2022 e
abril de 2024. Entre seus princiapsi objetivos está:- Proporcionar
aos pibidianos a constituição de um espaço de formação e de
reflexão crítica, no qual se propiciará a leitura e a discussão
de referenciais teóricos ligados à área da linguagem língua
portuguesa (LP) e literatura) e ao seu ensino por meio de encontros
com os coordenadores de área e supervisores de escola;- Promover a
formação inicial e continuada de profissionais da área da
linguagem, a partir da oferta de palestras, oficinas etc., as quais
possibilitem a atualização e o desenvolvimento da prática
profissional dos docentes e dos profissionais da rede pública de
Educação Básica (EB) da região de abrangência dos três campi da
UFFS que ofertam o Curso de Letras;- Inserir os pibidianos no
ambiente escolar, por meio da aplicação de projetos para/com os
alunos daEducação Básica, visando ao desenvolvimento de práticas
de linguagem, a partir de atividades voltadaspara competências e
habilidades específicas vinculadas aos eixos da oralidade, da
leitura, da escrita, dosconhecimentos linguísticos, gramaticais e
discursivos, da educação literária e da diversidade linguística;-
Incentivar e preparar os pibidianos para o trabalho com literatura em
suas diferentes manifestações, afim de possibilitar a apresentação
de obras, de autores, de gêneros e de culturas diversas aos alunos
daEB.
Situação:
Concluído; Natureza: Ensino.
Alunos envolvidos:
Graduação: (24) .
Integrantes: Angela
Derlise Stübe - Coordenador / Cláudia Finger-Kratochvil -
Integrante.
Financiador(es):
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior –
Bolsa.