Programa de Pós-Graduação em História
Sigla: PPGH
Sobre os Cursos:
- Nota 4 - Quadriênio 2017-2020
- MESTRADO - Reconhecido pelo MEC - Portaria MEC Nº 609 de 14/03/2019
- DOUTORADO aprovado conforme RESOLUÇÃO Nº 141/CONSUNI/UFFS/2023. Comissão: (Portaria N°172/PROPEPG/UFFS/2022)
- APCN - Doutorado
- Regulamento da Pós-Graduação: RESOLUÇÃO Nº 71/CONSUNI/CPPGEC/UFFS/2025
- Palavras iniciais:
- O Programa de pós-graduação Stricto Sensu em História foi aprovado pela Capes em fins de 2015 e implantado no campus Chapecó em março de 2016, com ingresso da primeira turma em agosto do mesmo ano. “Fronteiras, Migrações e Sociedades” é a única área de concentração. Estas três grandes categorias “Fronteiras", "Migrações" e "Sociedades” desdobram-se em outros termos-chave interpretativos para o estudo e a reflexão sobre as várias faces da história da mesorregião da Grande Fronteira Sul, norteadoras dos pesquisadores vinculados ao PPGH/UFFS. Fronteira é o eixo estruturante, articulador e propositivo. As categorias Migrações e Sociedades são aplicadas para pensar e repensar fronteiras, sejam estas políticas, econômicas, socioculturais e/ou ambientais. As fronteiras geopolíticas entre regiões, cidades, povoações e grupos sociais/étnicos são resultado e expressão das ações humanas inscritas em determinados tempos e espaços. Como construção humana, as fronteiras (limite, faixa, zona ou região) foram criadas, moldadas e modificadas ao sabor de embates políticos, socioculturais e econômicos ou a partir de questões ambientais, antes, durante e posterior à elaboração e aplicação de políticas migratórias. Estas políticas tiveram por objetivo a transformação da paisagem humana, animal e ambiental – via (re)ocupação densa, dirigida por órgãos públicos e privados e destinada a determinados grupos sociais/étnicos. Entendemos que, nas fronteiras do sul da América, viveram e ainda vivem e circulam, compulsoriamente ou não, populações indígenas, caboclos, colonos e refugiados, políticos e ambientais, nem sempre dentro dos limites geográficos que separam as nações. Tendo em vista as diferentes sociedades e os processos migratórios, as organizações sociais e culturais, bem como os conflitos rurais, urbanos e ambientais em espaços fronteiriços, o PPGH/UFFS estimula estudos que tratem dessa história, com ênfase às regiões de fronteiras, problematizando as relações em escala nacional, transnacional e global.
- Originalmente, o PPGH/UFFS nasceu com 15 docentes, sendo 2 deles, professores Sêniors/CNPq e os demais docentes eram permanentes da UFFS, com dedicação exclusiva. Com o encerramento do vínculo dos professores Sêniors, por meio de editais de credenciamento (editais 109/UFFS/2017 e 296/UFFS/2017) foram credenciados 2 docentes em 2017 (Samira Peruchi Moretto, vinculada à Linha 1 e Mônica Hass, vinculada à Linha 2). Em 2019, por ocasião da aposentadoria de Gentil Corazza, docente permanente do PPGH, via edital de credenciamento (edital nº 412/GR/UFFS/2019) outro docente (Renato Viana Boy) passou a integrar o quadro de docentes permanentes do PPGH, vinculado à Linha 2. Nesta quadrienal, os docentes permanentes Mônica Hass e Gerson Wasen Fraga, ambos vinculados à Linha 2, solicitaram migração para a condição de colaborador a partir do início do ano de 2024. Outro edital de credenciamento (Edital n 215/GR/UFFS/2024) foi aberto para recompor o quadro docente da Linha 2, ingressando como docente permanente Murillo Dias Winter e como docente colaborador/aposentado João Carlos Tedesco. É importante destacar que nos anos de 2020 e 2023, foram publicados editais de recredenciamento (Edital n 745/GR/UFFS/2020 e Edital n. 576/GR/UFFs/2023) dos docentes do PPGH, cujas bancas foram compostas por avaliadores externos à UFFS. Todos os docentes tiveram seus relatórios aprovados e foram recredenciados (Edital n 343/GR/UFFS/2021 e Edital n. 793/GR/UFFS/2023).
- Na atualidade, o corpo docente do PPGH/UFFS é composto por 17 docentes, sendo 13 (76,47%) professores permanentes (todos com dedicação exclusiva, lotados na UFFS, com 20 horas dedicadas ao PPGH) e 4 (23,53%) professores colaboradores, com 10 horas dedicadas ao PPGH: Todos os professores possuem doutorado, sendo 16 (94%) com quatorze ou mais anos de titulação e 01 (6%) com cinco anos de titulação. 13 (76,4%) docentes possuem pelo menos um pós-doutorado em universidades de grande fôlego acadêmico nacional ou internacional. 4 (23,5%) professores vinculados ao PPGH são/foram Bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq – nível 2, nesta quadrienal. 3 estagiários de pós-doutorado integraram o PPGH sob supervisão de docentes permanentes, dois deles, com bolsas PNPD-Capes (24 meses), nesta quadrienal.
- O PPGH da UFFS é responsável pela Revista Fronteiras: Revista Catarinense de História, Qualis B2, na área de História. Foi criada em 1990 pela Associação Nacional de História - Seção Santa Catarina (ANPUH-SC). No ano de 2018, a Revista foi incorporada no SEER da Universidade Federal da Fronteira Sul, sob a responsabilidade do Programa de Pós-graduação em História da UFFS e aos cuidados da professora Samira Peruchi Moretto, que atua como Editora da Revista. Website da revista: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/FRCH/index
- Sobre o Curso de Mestrado em História
- - Ingresso de 15 alunos por ano.
- - A Proposta de APCN n. 1144/2015 foi aprovada com nota 3 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), em dezembro de 2015, durante a 161a reunião da área de História da Capes.
- - A criação do curso de Mestrado em História pelo CONSUNI da UFFS foi aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 6/CONSUNI/UFFS/2016, de 02/03/2016 (Processo nº 23205.000828/2016-32).
- - O lançamento do mestrado em História da UFFS, ocorreu em 30 de março de 2016.
- - As aulas iniciaram na primeira semana de agosto de 2016.
- - O Curso de Mestrado em História foi reconhecido pelo MEC por meio da Portaria MEC Nº 609 de 14 de marco de 2019.
- - O curso de Mestrado obteve nota 3 na Quadrienal de 2017 (Quadriênio 2013-2016).
- - O curso de Mestrado obteve nota 4 na Quadrienal de 2021 (Quadriênio 2017-2020).
- Para obtenção do titulo de Mestre em História, o mestrando deve integralizar, no mínimo, 30 (trinta) créditos, distribuídos em 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração, 12 (doze) créditos em disciplinas eletivas e 6 (seis) créditos em dissertação; ser aprovado no exame de proficiência em uma língua estrangeira, podendo ser: inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão. A duração do Mestrado em História é de, no mínimo, 12 meses, e, no máximo, 24 meses. As aulas são em período integral, com componentes curriculares ofertados prioritariamente nos três turnos da Segundas, Terças e Quartas-feiras de cada semana.
- Sobre o Curso de Doutorado em História
- - Ingresso de 10 alunos por ano.
- - Com a nota 4 na quadrienal de 2021 referente ao curso de Mestrado, o Colegiado do PPGH criou o Grupo de Trabalho (GT) para pensar, escrever e submeter a APCN de Doutorado em História (PORTARIA Nº 172/PROPEPG/UFFS/2022, de 16 de agosto de 2022).
- - A Proposta de APCN n. 1921/2022 foi recomendada para aprovação pelo Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da área de História da Capes em reunião realizada entre os dias 22 a 26 de maio de 2023; A proposta foi apreciada e aprovada pela Capes, em 05 de dezembro de 2023;
- - A criação do curso de Doutorado em História pelo CONSUNI da UFFS foi aprovado pela RESOLUÇÃO Nº 141/CONSUNI/UFFS/2023, de 19/07/2024 (Processo n. 23205.017913/2023-69);
- - O curso de Doutorado em História, da UFFS, foi homologado e reconhecido pelo MEC por meio da Portaria n. 2.149, de 26 de dezembro de 2023.
- - A previsão de início das aulas do Doutorado é agosto de 2024;
- Para obtenção do título de Doutor em História, o doutorando deverá integralizar, no mínimo, 48 (quarenta e oito) créditos, distribuídos em 12 (doze) créditos em disciplina obrigatória da área de concentração; 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas eletivas e/ou estágio; 12 (doze) créditos em elaboração de tese; ser aprovado no exame de proficiência em duas línguas estrangeiras, podendo ser: inglês, espanhol, italiano, francês ou alemão. O Curso de Doutorado terá a duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e máxima de 48 meses. As aulas serão em período integral, com componentes curriculares ofertados prioritariamente nos três turnos da Segundas, Terças e Quartas-feiras de cada semana.
- Objetivos do Programa de Pós-Graduação em História
- Objetivo Geral:
- - O objetivo precípuo do PPGH da UFFS é a formação de mestres e doutores de alto nível, comprometidos com o avanço do conhecimento histórico e qualificados para o exercício da docência, da pesquisa, da extensão e de outras atividades inerentes ao mundo do trabalho e à vida em sociedade.
- Objetivos Específicos:
- - Desenvolver habilidades de investigação científica e de reflexão crítica sobre os fenômenos históricos;
- - Incentivar a produção acadêmica consistente e contínua, por meio de projetos individuais e integrados de pesquisa;
- - Formar e qualificar profissionais para atuação no ensino superior, em projetos de pesquisa nas instituições voltadas para preservação da cultura material e imaterial, da memória de movimentos sociais e da história dos diferentes grupos sociais e culturais;
- - Fomentar a investigação avançada da história da Fronteira Sul do Brasil, as relações sociais estabelecidas neste espaço e o meio ambiente;
- - Possibilitar aos graduados em História e áreas afins o acesso em programa de pós-graduação;
- - Promover convênios e intercâmbios acadêmicos com instituições nacionais e internacionais;
- - Fomentar a integração entre graduação e pós-graduação para estreitar o vínculo entre esses dois níveis de formação e para fortalecer as linhas e grupos de pesquisa do Programa;
- Missão do Programa de Pós-Graduação em História
- Formar mestres e doutores com sólida base teórica, capacidade crítica, inovadora e a busca pela originalidade da pesquisa em temáticas da região de fronteira no sul do Brasil, com competência e habilidade para a utilização de aportes teóricos e métodos científicos na pesquisa e na escrita da história, aplicados à reflexão de temas históricos demandados pelo historiador ou pela sociedade, comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico. A missão do Programa de Pós-graduação em História da UFFS está alinhado aos documentos orientadores da área de História, que propõe como missão a formação qualificada do professor e pesquisador na área da História promovendo no discente as habilidades ligadas à docência e ao desenvolvimento de pesquisa histórica original fundamentada no uso de fontes históricas e/ou revisão bibliográfica que apresenta uma interpretação inédita a um problema de pesquisa histórica. Além disso, a missão do Programa de Pós-graduação em História também está articulado ao Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFFS (Período 2021-2024) e do Plano de Desenvolvimento Institucional da UFFS (período 2019-2023).
- Visão do Programa de Pós-Graduação em História
- Ser um programa de pós-graduação de referência na área de História com forte inserção regional, nacional e internacional a partir do desenvolvimento de conhecimentos científicos que tenham foco prioritário, mas não exclusivo, sobre a história das fronteiras do Brasil com Argentina, Uruguai e Paraguai.
- Perfil do Egresso do Programa de Pós-Graduação em História
- O programa de Pós-Graduação em História, como parte de uma universidade pública, popular, inclusiva e de ensino gratuito, busca excelência no ensino de graduação e pós-graduação, na produção e divulgação do conhecimento científico; está aberto às diferentes correntes de pensamento, à diversidade cultural e de gêneros; orienta-se pelos princípios de liberdade de expressão, pelos valores democráticos, pela conduta ética pessoal e na Ciência, pela transparência nas ações pessoais e de gestão, pelo respeito à dignidade humana e aos direitos humanos. O egresso do PPGH/UFFS deve demonstrar alto desempenho e competência para realizar atividades de docência e de pesquisa na educação superior e básica, como professor, investigador e gestor de entidades culturais e educativas ligadas ao patrimônio histórico, ao meio ambiente e à memória em organizações públicas e privadas; deve ser capaz de contribuir com o desenvolvimento da pesquisa e da docência na área de concentração e linha de pesquisa na qual atua.