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Autoavaliação


Anualmente, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFFS produz, testa, avalia e aplica os instrumentos de Autoavaliação Institucional, cujos instrumentos e resultados encontram-se acessíveis no seguinte link: https://boletim.uffs.edu.br/atos-normativos/relatorio/cpa/ Desde 2020, a PROPEPG mantém um Grupo de Trabalho (GT) destinado a pensar os processos de autoavaliação na Pós-Graduação. Dentre os resultados iniciais desta comissão foi contribuir na elaboração do Planejamento Estratégico da Pós-Graduação da UFFS (quadriênio 2021-2024). A autoavaliação na pós-graduação recebeu destaque neste documento norteador, cuja meta era elaborar instrumentos de autoavaliação que permitissem identificar as disparidades entre as CCRs dos programas com o objetivo dos cursos; as disparidades entre os egressos dos programas com o objetivos do cursos e as deficiências na formação dos alunos. Mais recentemente, o GT tem dedicado atenção na produção de uma Política de Autoavaliação da Pós-Graduação da UFFS amparado no modelo de Avaliação Multidimensional da Capes. Essa política de autoavaliação, elaborada com participação dos PPGs, tem o proposito de orientar a elaboração dos instrumentos de autoavaliação comuns aos Programas de Pós-Graduação da UFFS. 

 O PPGH/UFFS possui uma Comissão de Autoavaliação, designada pela PORTARIA nº 3148/GR/UFFS/2023, composta por docentes, discentes e servidores técnicos. Nesta quadrienal, a Comissão de Autoavaliação produziu e aplicou o formulário eletrônico aos docentes, discentes, servidores técnicos e egressos no final do primeiro semestre de 2024. Os resultados e devolutivas da autoavaliação foram apresentados no Seminário de Autoavaliação do PPGH, realizado em 17 de setembro de 2024, no auditório da Biblioteca, Campus Chapecó. O instrumento aplicado nos diferentes segmentos exigiu que os respondentes informassem, a partir das perguntas formuladas, os pontos fortes e fracos, de forma descritiva. Portanto, a ferramenta aplicada forneceu um conjunto de dados que propicia uma avaliação mais qualitativa do quê quantitativa, em torno de três grandes eixos: 1) O funcionamento acadêmico PPGH; 2) A a infraestrutura do PPGH; 3) A relação do PPGH com a sociedade. Houve 42 respondentes aos formulário eletrônico. 

 Sobre o funcionamento acadêmico do PPGH, teve como pontos fortes na autoavaliação a Qualificação dos Docentes; as linhas de pesquisas com temas atuais e linhas que relacionam-se entre si; a atualidade das discussões em sala de aula e das bibliografias; o acesso ao ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu público e gratuito; o aumento da condição de empregabilidade e de renda com a Pós-Graduação; a realização de eventos científicos e a possibilidade de ir a eventos científicos com custeio parcial do PPGH; o acesso a Bolsas de pesquisas. Como pontos fracos, o diálogo dos discentes com a secretaria do PPGH/UFFS e a demora no retorno das demandas solicitadas, quer de forma presencial ou por e-mail. Sobre a infraestrutura do PPGH, Os pontos fortes são a todos os espaços de uso coletivo (salas de aula e de coordenação, banheiros, biblioteca, cantina, RU, Bloco C, Acervo de Livros), bem como coordenação acessível por diferentes instrumentos de comunicação. Os pontos fracos destinam-se ao acesso à Internet no Campus Chapecó, o site do PPGH desatualizado, as redes sociais com pouco conteúdo publicado; a necessidade de maior interação do PPGH com os egressos, sobretudo no que se refere a avisos, atividades institucionais e eventos. Sobre a Relação do PPGH com a sociedade, os pontos fortes foram para a qualidade dos eventos organizados pelo PPGH; a internacionalização crescente e a proximidade com os Movimentos Sociais. Os pontos fracos destinam-se ao pouco contato do PPGH com a educação básica, o escasso contato dos egressos com os discentes e a baixa visibilidade do PPGH na região, para além das redes sociais. 

 De modo geral, os resultados da Autoavaliação são animadores e sinalizam um grau muito bom de consolidação do PPGH. Merece destaque a dinâmica de oferta dos Componentes Curriculares, concentrando as aulas nos três primeiros dias da semana; a maturidade acadêmica dos professores e sua relação com os egressos e estudantes; a realização das diferentes atividades de produção e difusão do conhecimento, sobretudo pelas pesquisas de problemáticas e temas regionais, até então pouco explorados. Dessa maneira, considerou-se que os principais objetivos e metas do programa estão sendo alcançados de forma satisfatória. O PPGH/UFFS, possui linhas de pesquisas que dialogam com a área de concentração. Os docentes são bastante comprometidos com a continuidade na capacitação e no aperfeiçoamento, tendo em vista que, dos 17 docentes efetivos do PPGH/UFFS, um número significativo possui pelo menos um pós-doutorado. Há coerência dos projetos de pesquisas às linhas do PPGH/UFFS, bem como aos grupos de pesquisas e investigações nacionais e internacionais. Há comprometimento com a docência, tanto na graduação, como no PPGH/UFFS. A participação dos docentes do programa em bancas de avaliação em outras IES é alta. O PPGH organiza periodicamente dois eventos abertos e gratuitos, visando fomentar as discussões acadêmicas e a aproximação com a comunidade externa. Há reconhecimento nacional da produção do PPGH/UFFS, com diversos artigos aceitos em periódicos de estrato superior, além da publicação de livros não endógenos. O PPGH se localiza numa região com carência de curso de mestrado e doutorado na área, o que propicia alcance a um amplo público.

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