O projeto da UFFS, que terá duração de dois anos, visa interiorizar a oferta de educação gratuita e de excelência nas regiões geograficamente mais afastadas dos grandes centros urbanos de Santa Catarina, por meio da implantação de laboratórios maker em 15 escolas públicas do oeste e extremo oeste do estado. Além disso, pretende promover a formação de professores e a capacitação de estudantes, visando expandir o conhecimento e o uso pedagógico das tecnologias digitais.
Entre os objetivos do projeto estão, ainda, fortalecer o letramento e a cidadania digital, incentivar a criação de projetos científicos e de inovação tecnológica, proporcionar a experimentação científica na Educação Básica, incentivar a participação de estudantes e professores em olimpíadas de conhecimento, clubes, feiras e mostras de ciências e contribuir para o fortalecimento da educação em tempo integral. Assim como incentivar a conscientização sobre o uso dos recursos naturais e promover ações que discutam a sustentabilidade.
Na visão do coordenador institucional do Programa na UFFS, Diego Anderson Hoff, “este projeto contribui enormemente com a inserção da nossa universidade na comunidade regional, especialmente junto às escolas de Educação Básica. Além disto, através deste projeto milhares de estudantes terão acesso a laboratórios e equipamentos com grande tecnologia embarcada e receberão formações com o objetivo de desenvolverem competências relacionadas à investigação científica e à inovação”.
Para o reitor da UFFS, João Alfredo Braida, “este é mais um projeto de efetivação da missão da Universidade, de promover mudanças na realidade educacional na comunidade regional, produzindo e difundindo conhecimento científico, atuando na formação continuada de professores e colaborando na melhoria das escolas”.
O pró-reitor de Extensão e Cultura, Willian Simões, afirma que “o programa fortalece o cumprimento da função social da UFFS com sua comunidade regional, neste caso, com o desenvolvimento educacional da região oeste catarinense e o acesso às tecnologias educacionais contemporâneas”.
A equipe proponente do projeto envolve os seguintes docentes da UFFS: Diego Anderson Hoff (representante institucional), Ederson Staudt, Fernando Perobelli Ferreira, Danielle Nicolodelli, Jorge Luis Mattias, Nilce Fátima Scheffer e Rosane Rossato Binotto; assim como Scheyla Maria Cardinal, servidora técnica da Agência de Internacionalização e Inovação Tecnológica (AGIITEC) da UFFS. Conta também com a parceria dos professores Daniel Iunes Raimann (UDESC) e Fábio de Souza Alves (IFSC – Campus Xanxerê).
Link para o edital de seleção de professores bolsistas: Edital n° 01/PMCE/CNPq/UFFS/2025